Os beneficiários do Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar o cadastro têm até o próximo dia 31 para fazer a revisão dos dados. A medida vai assegurar a continuidade do recebimento do valor concedido pelo governo federal a pessoas carentes, que é de R$ 20 a R$ 182.
Em Salvador, a atualização pode ser feita num dos 30 postos de atendimento disponibilizados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e que funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Um dos locais é a Central de Informação e Assistência Social (Cias) onde o atendimento ocorre das 7 às 17h.
Para saber se precisa realizar a atualização cadastral ou qual o posto mais próximo da residência, o beneficiário pode ligar para o Salvador Atende (156) ou para o Cias (3176-0850). As informações são dadas mediante fornecimento do Número de Identificação Social (NIS), que consta no cartão do Bolsa Família.
Segundo a coordenadora do Cias, Viviane Mascarenhas, “a atualização é para impedir fraudes, ou seja, evitar que pessoas que não atendem aos critérios do programa recebam o benefício”.
Documentos - Para atualizar o cadastro, é preciso os seguintes documentos: cartão do Bolsa Família – RG, CPF ou título de eleitor – e a carteira de trabalho com contracheque, se a carteira for assinada. Dos demais integrantes da família, é necessário apresentar o comprovante de residência, RG ou certidão de nascimento (menores de 18 anos), cartão de vacinação atualizado (menores de 7 anos), atestado de frequência escolar ou de matrícula (pessoas até 18 anos).
É necessário apresentar, também, a carteira de trabalho de todos os integrantes maiores de idade que a possuam e, caso a carteira seja assinada, o contracheque.
Se os dados não forem atualizados, o benefício será bloqueado a partir de novembro. Neste caso, para voltar a receber a quantia, as famílias deverão requerer o desbloqueio nas Cias da Sete Portas ou da Boca do Rio.