Sair de férias no fim do ano e deixar restos de alimentos na geladeira pode ser sinônimo de desperdício. Como muita gente aproveita para viajar no período do Natal e Ano Novo, é importante lembrar do que vai ser deixado para trás e que certos tipos de alimento necessitam de cuidados apropriados para a conservação.
“Se for passar muito tempo fora de casa, o ideal é que os alimentos crus, como legumes e verduras, sejam pré-cozidos e, em seguida, guardados em ambientes plásticos com identificação e data no congelador por até três meses. Como a consistência e o sabor deles não serão os mesmos depois de descongelados, o recomendável é que se use esses alimentos para fazer sopa ou purê”, explica o especialista em segurança alimentar Odilon Castro.
Para as folhas, a recomendação é descartá-las antes da viagem. “Elas mofam na geladeira, e isso tende a criar micro-organismos”, informa Castro, dizendo que a técnica para guardar o restante dos alimentos, o que inclui as sobras, é embalar identificando, datar e pôr no freezer.
Para congelar as comidas, utilizando as regras de higiene e manipulação, a coordenadora do curso de culinária do Bazar do Valter, Daniela Elsuffi, diz que é preciso, primeiramente, refrigerá-las. Nas aulas ministradas pelo curso, além do preparo dos alimentos, os alunos aprendem como conservá-los.
Sobre o congelamento de salgadinhos, Daniela dá a dica. “Deve ser feito em duas etapas: a primeira é o congelamento em aberto, para endurecer os salgados e, depois, o congelamento fechado”.
Na hora de descongelar, o procedimento precisa ser feito gradativamente. “Ao tirar o alimento do freezer, deve-se colocá-lo na geladeira, evitando deixá-lo exposto à temperatura ambiente para não contaminá-lo. Não se deve recongelar um alimento que já foi descongelado”, ressalta, explicando: “O ideal é que, ao comprar peças inteiras de carnes, seja feita a divisão em porções menores. Com isso, evita-se que os alimentos sejam recongelados várias vezes, gerando desperdício”.
Dicas para conservar bem os alimentos
1 - Ao comprar peças inteiras de alimentos, como carnes, divida-as em pedaços menores para o congelamento
2 - Os alimentos crus, a exemplo dos legumes e verduras, devem ser pré-cozidos e guardados em ambientes plásticos com identificação e data
3 - As folhagens não podem ser congeladas. Isso porque elas mofam na geladeira, gerando micro-organismos nocivos ao homem
4 - Para a refrigeração de salgados, é preciso, primeiro, o congelamento em aberto para endurecê-los e, depois, o congelamento embalado
5 - Ao retirar o alimento do freezer, é preciso colocá-lo na geladeira e não exposto à temperatura ambiente