O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (26) a estratégia nacional de enfrentamento da segunda onda da pandemia de nova gripe no país, que prevê a compra de 83 milhões de doses da vacina para imunizar a população brasileira a partir de março deste ano.
Dados do ministério mostram que o vírus H1N1 matou 1.705 pessoas no Brasil e mais de 14 mil em todo o planeta . Foram registrados no território brasileiro 39.679 casos graves da doença.
Grupos
Segundo o G1, o calendário de vacinação foi dividido em seis grupos prioritários. Trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas, população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos de idade e adultos saudáveis entre 20 e 29 anos de idade. O ministério não recomenda a vacinação para os que não estiverem nesses grupos.
Calendário de vacinação
8 a 19 de março
O plano de vacinação vai ser realizado em quatro etapas. Na primeira, que será realizada entre os dias 8 e 19 de março, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas serão vacinados.
22 de março a 21 de maio
Gestantes serão imunizadas na sequência, entre 22 de março e 21 de maio, em um prazo que vai durar até a quarta etapa da estratégia. Ainda como parte da segunda etapa, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos serão imunizados entre os dias 22 de março e 2 de abril.
Obesidade mórbida, doenças respiratórias, cardíacas, imunodeprimidos, diabetes e doenças hepáticas, renais e hematológicas são fatores do grupo de doentes crônicos. Grávidas em qualquer período de gestação poderão tomar a vacina.
5 e 23 de abril
A população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril.
24 de abril a 7 de maio
Por último, idosos com mais de 60 anos com e com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio.