Os jogadores têm um motivo a menos para suar e se preocupar. O Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj) conseguiu nesta quarta-feira uma liminar que proíbe a realização de jogos do Campeonato Estadual entre 10h e 17h. A ordem foi expedida pela 4ª Vara do Trabalho.
“Estamos muito felizes com mais essa vitória, pois a nossa preocupação sempre foi com a saúde de nossos atletas, e lutamos para preservá-los. Com essa vitória o esporte ganha, o atleta é beneficiado, e esse é o nosso objetivo” disse o presidente da Saferj, Alfredo Sampaio.
Inclusive, nesta Taça Guanabara um jogador passou mal durante uma partida realizada às 11 h (horário de Brasília). Leo Guerreiro, que disputa o campeonato pelas cores do Boavista, não agüentou o forte calor e desmaiou na partida contra o Duque de Caxias, no Estádio Eucyr Resende, no dia 24 de janeiro.
A liminar poderá atrasar ou até mesmo cancelar os jogos da Série B do Rio de Janeiro. Isso porque, muitos times não possuem estádios com iluminação. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, tenta contornar a situação. As preliminares de juniores também terão que ser repensadas.
O Rio de Janeiro está sofrendo com o forte verão e, durante o horário proibido, chega alcançar temperaturas superiores a 40° C. No Rio Grande do Sul, onde o sol também está a pino, a mesma medida já foi tomada.