sábado, 13 de fevereiro de 2010
Quem trai mais: O homem ou a mulher?
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, revela que a diferença entre homens e mulheres está diminuindo com relação à traição:
25,7%
uma entre cada quatro brasileiras já traiu pelo menos uma vez
50,6%
o homem é duplamente infiel
DOS 100 HOMENS entrevistados:
20%
acham que as mulheres traem mais
80%
assumem que os homens são mais infiéis
DAS 100 MULHERES entrevistadas:
95%
acham que os homens traem mais
5%
suspeitam que as mulheres são mais infiéis
"Antigamente as mulheres eram 'submissas', por isso os homens traíam mais. Hoje em dia, com tantas conquistas e a sonhada independência, acho que rola um empate. Mas que fique registrado aqui que sou a favor da fidelidade."
NATHÁLIA MONTEIRO, promotora de eventos
"Com certeza os homens traem mais. Dizem que a carne é fraca, mas a verdade é que as mulheres, hoje em dia, colaboram... Elas apelam mais nas roupas e nas investidas. Outro detalhe: sempre que um homem está acompanhado a 'oferta' é maior... Elas se jogam! Que a minha namorada não leia isso."
DANIEL MACÊDO, modelo
"Não existe regra para trair, tudo depende da situação e do grau de insatisfação de cada parceiro. Eu, por exemplo, pulei a cerca várias vezes na adolescência. Primo pela qualidade e não pela quantidade."
FELIPE ASSIS, empresário
"A mulher só trai se estiver insatisfeita com o parceiro. Já o homem, mesmo satisfeito, não pode ver um rabo de saia que já começa a investir... Pobre de nós, cheias de ilusão sonhando com o príncipe encantado."
ALINE SOARES, bancária
"A mulher trai muito mais. Elas são mais espertas, não deixam rastros. Tem sempre uma amiga ajudando a pular a cerca. Já nós, chamado sexo forte, sempre deixamos uma pista da traição."
FELIPE ANUNCIAÇÃO, artista plástico
"O homem trai mais. Mas as mulheres contribuem para que isso aconteça: andam quase sem roupa por aí. Eu sou muito ciumenta e se pudesse vendaria os olhos do meu noivo..."
LUCY COUTINHO, promotora de eventos
"Acho muito relativo. Vai da pessoa ser sem-vergonha mesmo. Quem ama de verdade e valoriza o interior do companheiro respeita cada segundo que passam juntos. Quem vive aventurando só pensa no momento da traição e pronto."
DUDU RANGEL, promoter
"Nós traímos mais pelo simples fato de que toda mulher é insegura, sempre quer tudo que a outra tem. É inevitável: quando estou sozinho por aí elas me ignoram. Já quando estou acompanhado..."
BETO FRITS, compositor
"Traição é uma falta de respeito e de amor próprio. Não perdoaria ser passada para trás de jeito nenhum, e nem teria coragem de enganar alguém. Embora a palavra 'traição' não faça parte do meu vocabulário, acho que os homens são mais fracos, por isso pulam a cerca"
ELISETE FRAGA, bailarina
"Não concordo quando dizem que a nossa carne é fraca. Embora sejamos o 'sexo forte', elas pulam a cerca direitinho e não deixam rastros..."
CARLOS ALBERTO, médico
"Acho que não existe uma estatística sobre o assunto: quem trai mais é quem está insatisfeito e não se dá valor. Na verdade, quem pula a cerca é que está sendo traído, pois está enganando a si mesmo..."
VERA LÚCIA, arquiteta
Pelo menos entre os brasileiros, os reis da traição são os homens. Aliás, se pular cerca fosse esporte, certamente estaria entre os mais praticados do país. Isso é o que indica uma pesquisa feita em 2003 pela Universidade de São Paulo (USP), que ouviu as confissões sobre infidelidade de quase 4 mil pessoas casadas em 17 cidades. De acordo com o estudo, metade dos homens já deu suas escapadinhas pelo menos uma vez durante o matrimônio. Entre as mulheres, o índice médio de infidelidade é bem menor, em torno de 22%. Para entender tamanha diferença, é preciso considerar fatores biológicos e tradições típicas do nosso país. "Primeiro, devemos ter em mente que o homem tem um hormônio sexual muito potente, o andrógeno. Isso pode gerar maior agressividade sexual em relação à mulher, influenciada por um hormônio mais suave, o estrógeno. Em segundo lugar, a cultura brasileira dá ao homem liberdade para fazer sexo e diversificar suas conquistas", afirma a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora da pesquisa da USP.
Um aspecto importante é que os dois sexos traem por razões bem diferentes. Enquanto a rapaziada geralmente só quer descarregar o tesão e obter satisfação física, as mulheres costumam entrar de cabeça na relação, se envolvendo muito mais. "Quase sempre, elas querem romper um dos relacionamentos e se dedicar àquele que mais satisfaz a sua necessidade afetiva", diz Carmita. A pesquisa mostrou também a idade mais comum para os casos extraconjugais. Entre as mulheres, as meninas jovens são as mais saidinhas. No caso dos homens, o título da traição vai para o chamado "gatão de meia-idade" (ou "tiozinho da Sukita", dependendo da situação): o homem entre 40 e 50 anos. Outro aspecto curioso é que a infidelidade varia de acordo com a região do país. Do lado das mulheres, as cariocas são as mais infiéis. No ranking dos homens, os líderes são os baianos (confira a lista completa na tabela abaixo). De novo, a tradição cultural ajuda a explicar os resultados.
"No Brasil, a mulher carioca é vista como um símbolo de sexualidade e liberdade. Já o homem baiano é o herdeiro de uma tradição machista que dá ao sexo masculino o ‘direito’ de ter várias parceiras", diz Carmita.
Campeões do chifre
Baianos e cariocas lideram o ranking
Estado - BA
Índice de infidelidade/Homens - 64%
Índice de infidelidade/Mulheres - 25,2%
Estado - PA
Índice de infidelidade/Homens - 62,1%
Índice de infidelidade/Mulheres - 20,3%
Estado - CE
Índice de infidelidade/Homens - 61,1%
Índice de infidelidade/Mulheres - 26,7%
Estado - RS
Índice de infidelidade/Homens - 59,9%
Índice de infidelidade/Mulheres - 31,7%
Estado - DF
Índice de infidelidade/Homens - 59,8%
Índice de infidelidade/Mulheres - 27,7%
Estado - RJ
Índice de infidelidade/Homens - 56,7%
Índice de infidelidade/Mulheres - 34,8%
Estado - SC
Índice de infidelidade/Homens - 56,3%
Índice de infidelidade/Mulheres - 20,9%
Estado - MG
Índice de infidelidade/Homens - 52,2%
Índice de infidelidade/Mulheres - 28,8%
Estado - RN
Índice de infidelidade/Homens - 51,8%
Índice de infidelidade/Mulheres - 30,2%
Estado - PE
Índice de infidelidade/Homens - 49,2%
Índice de infidelidade/Mulheres - 26,5%
Estado - SP
Índice de infidelidade/Homens - 44,2%
Índice de infidelidade/Mulheres - 24,1%
Estado - PR
Índice de infidelidade/Homens - 42,8%
Índice de infidelidade/Mulheres - 19,3%