terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Wagner propõe mutirão contra o uso do crack e o tráfico de drogas
No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, o governador Jaques Wagner pediu um maior engajamento da sociedade no combate ao uso do crack e ao tráfico de drogas na Bahia. “É um mundo que eu só conheço duas portas de saída: ou a cadeia ou o cemitério”, disse ao enfatizar que a prevenção é fundamental para se evitar que a estatística de 8 homicídios em cada dez assassinatos de jovens continue sendo alimentada pelas drogas, ou por uso ou por tráfico. “É preciso um verdadeiro mutirão da sociedade, das famílias, dos professores, de padre, de pastor, de técnico de futebol, de regente das nossas filarmônicas e fanfarras no interior. Todo mundo num mutirão contra o uso de drogas”, completou.
Wagner também falou sobre a preparação para o Carnaval, principalmente no que diz respeito à proteção dos foliões, e fez um balanço das últimas ações que a Segurança Pública realizou com sucesso na última semana. O governador comentou ainda a realização do Fórum Social Mundial Temático, realizado em Salvador no último final de semana.
De acordo com ele, as secretarias de Turismo, Segurança Pública e Saúde, que são as que mais diretamente têm interface com o Carnaval, já têm a tradição de fazer uma bela festa. E lembrou que na área de segurança, são 21 mil agentes nesse período, atuando em todo o estado, que conta também com muitos equipamentos novos de comunicação.
A expectativa é que a festa atraia cerca de dois milhões de turistas para o estado. “Estamos aí com a Operação Verão em curso e eu tenho certeza que o Carnaval deste ano vai ser uma belíssima festa, onde nós vamos mostrar que o povo baiano é bom de serviço e bom de brincar”, pontuou.
Sobre a Operação Verão, Wagner frisou que esta é a estação do ano em que o estado recebe o maior número de turistas. “A gente mobiliza na ordem de 10,2 mil homens especificamente na Operação Verão, evidentemente nos pontos mais turísticos da capital e do interior”, afirmou. Segundo ele, só em Salvador são 6,4 mil homens atuando na orla e nos pontos turísticos de maior importância.
“Os bombeiros estão fazendo uma operação específica de prevenção em torno dos hospitais, toda área preventiva. Portanto, é uma operação para dar mais brilho ao nosso verão e mais tranquilidade àqueles que nos visitam”, explicou.
Resultados - O governador comentou o sucesso que o Estado tem obtido na luta contra o crime e a violência. Para ele, segurança é uma luta dura e continuada e ninguém tem sucesso em segurança pública da noite para o dia. “A gente está trabalhando com planejamento. Temos assessoria e consultoria de organismos que trabalham com essa área. Estamos usando das melhores práticas, trazendo aqui para a Bahia”, argumentou.
Sobre as ações específicas na área de segurança, Wagner lembrou que, na semana passada, foram entregues mais 65 viaturas de um total de 640 que estão sendo compradas e os equipamentos também são mais modernos, e que estão sendo instalados mais sistemas de comunicação na capital e no interior.
“Aqui em Lauro de Freitas prendemos esse homicida conhecido, o Bin Laden. Desarticulamos quadrilhas de traficantes e de assalto a banco. Queimamos 24 mil pés de maconha em Juazeiro. Portanto, o planejamento vai dando os seus frutos: que é cortar os canais de lavagem de dinheiro, que é através da lavagem de dinheiro que o tráfico de drogas vive”, enumerou.
Wagner citou também os trabalhos que o Governo do Estado está desenvolvendo no combate à violência e ao tráfico, como o Ronda nos Bairros, o Território da Paz e a Campanha de Esclarecimento recém lançada para alertar sobre os riscos de quem o crack, apontado como a droga que mais atinge a juventude. “Na minha opinião, esse trabalho de prevenção, essa Campanha de Esclarecimento é fundamental para evitar que a nossa juventude adentre o caminho errado do uso e do consumo de drogas”.
Fórum Social Mundial - O governador revelou que está orgulhoso de que a Bahia tenha sediado, pela primeira vez, nesse final de semana, o Fórum Social Mundial, na sua sessão temática, com a participação de vários ministros, convidados internacionais e representantes do movimento social. “O fórum foi extremamente interessante, muito participativo. E eu espero que esse diálogo social entre governos e movimento popular possa, cada vez mais, contribuir para construirmos uma Bahia mais justa, mais democrática e mais forte economicamente”, afirmou.
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE E UMA ÓTIMA SEMANA.
SAUDAÇÕES,
EDMUNDO FILHO-(edmundo.santanafilho@agecom.ba.gov.br)