terça-feira, 2 de março de 2010
Colesterol alto força Obama a cortar sobremesas, diz porta-voz
O presidente americano, Barack Obama, se deixou seduzir pelos doces feitos pelos cozinheiros da Casa Branca e agora terá que controlar o apetite, disse nesta segunda-feira seu porta-voz, depois que um exame apontou que o chefe de Estado está com colesterol alto.
Obama, de 48 anos, foi submetido no domingo a exames em um hospital militar. Seu médico afirmou que seu ilustre paciente tem "uma excelente saúde e boa para o trabalho", embora deva "manter seus esforços para parar de fumar" e adaptar seu regime alimentar para reduzir uma de suas taxas de colesterol, o "LDL", atualmente em 138, acima do limite de 130.
"A taxa de colesterol ruim estava levemente mais elevada do que antes", indicou nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, bombardeado de perguntas pelos jornalistas sobre este assunto durante a coletiva diária à imprensa.
Segundo Gibbs, o presidente "será o primeiro a contar a vocês que exagerou um pouco nos cheesebúrgueres (...) e nas sobremesas no ano passado", acrescentou o porta-voz.
"A maioria das pessoas diria que é mais fácil comer quando se tem (comida) disponível. E eu acho que ele (Obama) teve acesso fácil a guloseimas e doces no ano passado", afirmou Gibbs, reforçando que os cozinheiros da Casa Branca "fazem sobremesas deliciosas".
"Acho que ele comeu mais do que deveria", acrescentou.
"A boa notícia é que a taxa (de colesterol) está apenas um pouco acima do que o médico recomendaria. Portanto, (...) ele terá que recusar mais vezes neste ano quando estiver diante de uma fatia de bolo", afirmou o porta-voz.
Quanto ao hábito de fumar de Obama, Gibbs garantiu que "o presidente continua a mascar chicletes de nicotina" e lembrou as declarações do chefe de Estado, que no ano passado disse que tinha parado de fumar, mas que tem "recaídas" de vez em quando.
O exame que Obama fez neste domingo foi o primeiro a que o presidente se submeteu desde que iniciou seu mandato.
Seu médico recomendou que ele faça um novo exame em agosto de 2011, quando completará 50 anos.