segunda-feira, 1 de março de 2010
Com muita empolgação, Geddel participa de reunião em Serrinha
Ele foi recebido em um posto de combustível na entrada da cidade e em carreata foi até o Clube, onde estava organizada uma recepção para quinhentas pessoas e pouco mais de duzentas estiveram presentes, sendo que, as maiores comitivas foram dos municípios de Conceição do Coité e Santaluz.
Para o vereador Ernesto Ferreira (PMDB), a reunião não aconteceu como ele esperava, colocou como um dos fatores a feira livre que acontece aos sábados, porém, "as pessoas que estiveram, são fiéis ao PMDB e ao ministro Geddel Vieira Lima", falou.
Durante o discurso, Ernesto disse que não há dúvida quando a vitória de Geddel no município na eleição de outubro, pois "tem trabalhado pela Bahia e é da confiança de Lula. Afinal, o próprio presidente tem afirmado que Geddel é o melhor Ministro de todos os tempos do Brasil", garantiu.
O vereador disse também que já houve entendimento com os ex-prefeitos Claudionor Ferreira, Paulino Alexandre de Santana e Hamilton Safira. "Eles confirmaram seus apoios a Geddel", falou o parlamentar, lamentando a ausência dos ex-prefeitos na reunião.
Prefeitos ausentes - Apesar do grande número de prefeitos filiados a legenda do PMDB, apenas o prefeito de Anguera, Mauro Selmo Oliveira Vieira, Juarez Almeida Tavares, de Santanópolis, Alceu Barros de Araújo, Pedrão, José Lourenço Morais da Silva Júnior, de Ribeira do Pombal e José Albérico, de Retirolândia, estiveram presentes.
Para justificar a ausência dos colegas, um deles, que pediu para não ser identificado, disse que muitos deles não estavam indo por temerem represária do Governo Estadual, pois "muitos têm convênios para serem liberados", falou. Nenhum no evento usou publicamente da palavra.
Para o deputado estadual Luciano Simões, o governo do estado tem utilizado das obras do governo federal e divulgado como suas, a exemplo das casas populares. Segundo Simões, até nas publicidades o governo tem demonstrado que estar perdido, pois quando se divulga uma estatística de geração de emprego, coloca um personagem com os braços cruzados.
Sempre PMDB - Militante histórico, desde o MDB, o deputado Joélcio Martins, compareceu ao encontro acompanhado dos vereadores da PMDB de Santaluz e disse em seu pronunciamento que Geddel é o homem que a Bahia precisa para ser governador. "O governo passado não fez. O presente não está fazendo e a esperança é Geddel", disse o parlamentar.
Sobre a cidade de Serrinha, Martins lembrou que apresentou emendas para melhorar o Hospital Regional e indicou com sede da SAMU, quando o médico Brás Emanuel estava à frente da 12ª DIRES.
O deputado federal Colbert Martins, outro que sempre pertenceu ao PMDB, disse ao CN que estava decepcionado com o governo atual,"votei para vê as mudanças e isso não aconteceu", falou.
Sobre as pesquisas, que indicam uma vitória do governador Jaques Wagner no primeiro turno, Martins disse, "quando o povo quer, não tem pesquisa que antecipe e a eleição de 2006 é um exemplo disto, quando apontava o ex-governador ganhando no primeiro turno", concluiu.
ACM como líder - Para a ex-prefeita Tânia Lomes, após a morte do Senador Antonio Carlos Magalhães, seu grupo ficou órfão e descobriu em Geddel um homem com capacidade de liderar e que honre a Bahia.
"Minha história política sempre foi ligada ao senador Antonio Carlos e ao deputado Luiz Eduardo e não podemos esquecer tudo que eles fizeram pela região e se fossem vivos, estaríamos com eles", falou a ex-prefeita Tânia.
Segundo Geddel Vieira Lima, ele não vai substituir ninguém, "sou amigo de Tânia, acredito em seu potencial, inclusive participei de sua campanha e infelizmente ela não ganhou.", lamentou o ministro.
"Diziam que tinha que votar no candidato do mesmo partido do governador e o povo foi enganado e vocês estão vendo o que esta acontecendo aqui (Serrinha)", afirmou.
Geddel saiu satisfeito - Apesar do pequeno público, o ministro falou ao CN, que saiu satisfeito de Serrinha, principalmente por vê uma militância aguerrida durante o encontro e "pudemos conversar com todos eles, ouvir os discursos e de modo especial o proferido pela ex-prefeita Tânia Lomes", concluiu.
Depois de uma "rajada" de fogos de artifícios, o ministro Geddel Vieira Lima, lembrou que o governo do estado tem investido no programa de alfabetização TOPA.
Para ele, é necessário investir na educação da criança até o curso profissionalizante, para não ter cliente do TOPA", lembrou.
Criticou o ato do governador Wagner, em convidar os prefeitos para receberem viaturas locadas para policia, pois, "viatura de policia se entrega a policia. Não devemos entregar a prefeitos, afinal, a obrigação de manter a segurança é do governo do estado", afirmou o ministro.
Queixando de dores no ombro (bucite), Geddel disse que não foi esse o governo que ele sonhou em 2006, referindo-se ao apoio que o PMDB deu na eleição do governador Jaques Wagner.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas