terça-feira, 2 de março de 2010
Nem 30, nem 10; Feira recebe do Estado apenas quatro das 350 viaturas
Nem 30, nem 10, mas apenas quatro. Esse é o número, aparentemente definitivo, de viaturas que estarão sendo dispoibilizadas para a Polícia Militar de Feira de Santana, de um contingente de 350 - aquelas que foram expostas em praça pública, semana passada, em Salvador, pelo Governo do Estado.
A primeira estimativa partiu do vereador Angelo Almeida, em discurso na Câmara Municipal. Ele disse que uma fonte da Secretaria de Segurança Pública teria lhe dado essa informação.
Na quinta-feira, em entrevista ao programa "Acorda Cidade", da Rádio Sociedade, o deputado Zé Neto disse que seriam 10 as viaturas encaminhadas para o batalhão de Feira de Santana.
Esta manhã, no "Programa Carlos Geilson", um ouvinte informou que o Governo teria decidido enviar duas viaturas apenas para Feira de Santana. Zé Neto entrou no ar e retrucou. Serão quatro, disse ele.
Deveria ter explicado, porém, a expectativa que havia criado na véspera, em outra emissora, quando deu o número de 10.
O deputado disse que, desde que assumiu, o governador Jaques Wagner iá distribuiu 43 viaturas para as polícias Civil e Militar de Feira. Pode até ser muito em relação aos números do governo passado. Mas é muito pouco para uma cidade deste porte e com as demandas que apresenta em segurança pública. Muito poco mesmo, em mais de três anos.
O governador não pode, ou ñão deve, apresentar 350 veículos para a população baiana e mandar, para a segunda maior cidade do interior, apenas quatro carros. Que raios de critério é este? Tem cidade da Bahia que uma viatura basta. Mas Feira não é uma dessas cidades.
O deputado, assim, tenta convencer a opinião pública de algo, mas são explicações que se derretem fácil, ainda mais nesse calor.
VALDOMIRO SILVA-JORNALISTA