Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de um ex-prefeito, em Ação Popular, pelo fato de ter construído em sua cidade uma réplica do Cristo Redentor sem a devida previsão orçamentária. Inicialmente, o prefeito do município de Ciríaco (RS) foi condenado pelo Juiz da Comarca a devolver R$ 57 mil, devidamente corrigidos, aos cofres municipais. Depois, a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o ex-prefeito, inconformado, recorreu ao STJ.
O argumento da Ação Popular, requerida por um cidadão do município, é que a obra, como foi realizada, feriu os princípios da legalidade e da moralidade administrativa e que o monumento de 20 metros de altura não estava previsto no orçamento do município de Ciríaco, que já estaria em dificuldades financeiras para manter as necessidades básicas da população, como saneamento básico e saúde. (Leia mais no site do STJ).
Como se vê, o problema não é com a imagem do Cristo Redentor e não envolve a religião, mas com o gasto indevido do dinheiro público. Assim, a obra poderia ser um tributo a Michael Jackson, Waldick Soriano ou a Nelson Mandela. Tanto faz. O que se discute aqui é a necessidade da previsão orçamentária, através de Lei aprovada pela Câmara de Vereadores, e o conflito com as necessidades básicas da população, ou seja, o que é mais importante para a cidadania e dignidade das pessoas: a construção de uma estátua ou a construção de escolas, creches e hospitais?
Li a decisão do STJ e concordei plenamente. Além do problema da falta de previsão orçamentária, da violação aos princípios da legalidade e moralidade da administração pública, vi fortemente presente o princípio da "razoabilidade", ou seja, se o povo não tem saneamento básico, escolas e hospitais, não seria muito mais "razoável" prover essas necessidades do que construir uma estátua do Cristo Redentor? Aliás, o próprio Cristo, caso um dia retornasse a Ciríaco, agora me lembrando como Ele fez com os vendilhões do Templo, certamente seria um dos primeiros a subscrever a Ação Popular pela devolução do dinheiro ao povo pobre. Aliás, pelo conheço Dele, penso que seria até capaz de iniciar um movimento pela demolição da estátua Dele mesmo.
Sei que alguns reclamam dessa forma de atuar do Poder Judiciário, falando em "ativismo judicial" ou "judicialização da política", mas me parece que esta adjetivação é menos importante do que a idéia maior de Justiça.
Aliás, o fato desse julgamento me chamou a atenção por esses dias quando transitava de minha comarca para Salvador, via Feira de Santana. Primeiro me deparei com o trânsito modificado na cidade de Feira em virtude da realização da sua festa de Micareta e, em seguida, com uma verdadeira poluição visual de outdoors anunciando blocos, trios, bebidas e tudo o mais que pode ser comercializado. Pois bem, depois que consegui sair da cidade, eis que me deparo, já na BR 324, com a marcha de 5 mil manifestantes do MST em direção a Salvador, lutando por reforma agrária. Sobre esse evento já escrevi aqui no blog. (Os loucos e insensatos estão em marcha).
Então, seguindo viagem pela BR 324, observei na margem da rodovia mais outdoors de Prefeituras do interior do Estado já convidando as pessoas para os festejos de São João. Cada cidade prometendo as melhores atrações musicais e as melhores festas. Só de publicidade - será que está no orçamento? Cada Prefeitura dessas deve ter investido recursos suficientes para solução de boas demandas de seus pobres muncipes.
Essas contradições me inquietam: de um lado, dinheiro público sendo "torrado" em festas e, de outro, pessoas lutando por um pedaço de terra para trabalhar.
Pois bem, passado o final de semana, ao retornar para minha Comarca, vejo-me agora às voltas com a instalação de camarotes, trânsito modificado e diversos pedidos de Alvarás para participação de crianças e adolescentes em blocos e bailes... a Micareta de Coité, a famosa Coité Folia!
Voltando ao começo, a cidade de Coité não deve ser diferente da cidade de Ciríaco e as demandas da população pobre devem ser as mesmas: saneamento básico, educação, saúde...
Aqui, diferente de lá, no entanto, na segunda-feira depois da Micareta, apesar da ressaca, tudo volta ao normal: o lixo continuará sendo recolhido para um local inapropriado; o esgotamento sanitário continuará sendo direcionado para ao açude da cidade; os bêbados presos serão libertados; os camarotes serão desarmados; os que ganharam com a festa contabilizarão os lucros e, finalmente, parte do povo, feliz por ter seguido atrás do Trio Eletrico, volta vivo, pois "atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu" - à sua vida (?) normal.
Por fim, o Cristo de Ciríaco bem poderia ter dito, como disse Cícero contra Catilina: "Ó tempos, ó costumes!
Conceição do Coité, 29 de abril de 2010.
Gerivaldo Alves Neiva
Juiz de Direito
Telefone: 75-3262-1557 (Fórum)
Visite o blog: http://gerivaldoneiva.blogspot.com/
Pergunte-me: http://www.formspring.me/gerivaldo
Siga-me: http://twitter.com/gerivaldo
Visite: http://www.facebook.com/gerivaldo
fonte:calilanoticias.com
quinta-feira, 29 de abril de 2010
BAHIA QUASE DOBROU HOMÍCIDIOS EM CINCO ANOS
Um levantamento atualizado pelo Instituto Sangari apurou as médias de assassinatos em todo o Brasil e indicou que a situação da Bahia é a mais alarmante do país. Segundo a pesquisa, de 2002 a 2007, o estado sofreu um aumento de violência de quase o dobro. Se no começo da contagem havia uma média de 13 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas em todo o território baiano, cinco anos depois esta média saltou para 25,7 mortes para cada 100 mil moradores, um salto de 97,7%. O único estado a chegar perto da Bahia foi o Rio Grande do Norte, que teve um aumento de 82% nos assassinatos. Já o Nordeste ficou 32,4% mais violento no mesmo período. Os dados fazem parte da pesquisa “Mapa da Violência”, coordenado por Julio Jacobo Waiselfisz, e deverão ser encarados com seriedade pelos postulantes ao Governo do Estado este ano, uma vez que a escalada de violência não pode ser atribuída a este ou aquele governo. Em 2002, data do início da pesquisa, a Bahia era governada pelo então pefelista César Borges, que transferiu o posto para Paulo Souto. Em 2007, O petista Jaques Wagner assumiu o governo.
CRIANÇA MORRE APÓS COMER BOMBOM ENVENENADO
Um menino de 6 anos morreu, em Itabaiana (SE), vítima de um bombom envenenado que foi enviado para a tia dele. A criança estava internada há 20 dias e veio ao óbito nesta quarta-feira (29). A parente chegou a ingerir parte de uma das guloseimas, mas percebeu um sabor amargo e deixou o chocolate de lado. De acordo com a Polícia Civil, uma cesta com doces foi encaminhada à mulher, como presente de aniversário, por uma professora que desconfiava de caso de adultério entre ela e seu marido. Um bilhete acompanhava o presente criminoso, com mensagens de que os bombons eram especiais. A educadora está presa e confessou sentir ciúmes do esposo e injetou veneno de rato diluído em água.
PARA OTTO, CÉSAR ESTÁ LONGE DE SER CRAQUE
O pré-candidato a vice na chapa do governador Jaques Wagner, Otto Alencar (PP), em contato com o Bahia Notícias, comentou as declarações do senador César Borges (PR), que disse que é preciso "um craque administrativo para combater o crack (a droga)" (ver nota). Para o novo pepista, "esse suposto habilidoso para lidar com a violência" está longe de ser o republicano, antes que "a ponderação seja cogitada". “Ele (César Borges) fala em craque, mas esse craque não é ele mesmo. No período que ele governou, a Segurança Pública foi um desastre. Acho que deve ter perdido a memória”, criticou. Otto diz que a sua avaliação é embasada nos episódios de 2001, quando ocorreu a greve das polícias Militar e Civil, que atormentou a vida dos baianos. Ele também citou as retaliações por parte de policiais com estudantes e o assalto ao apartamento do falecido senador Antônio Carlos Magalhães durante a gestão do parlamentar no Estado, como prova da inabilidade de Borges com o tema.
Mulheres estariam cada vez mais sozinhas porque são exigentes demais
É cada vez mais comum ver uma amiga que namora dizer para a solteira: “Você está sem ninguém porque é muito exigente”. Será que esse é mesmo o único inimigo do cupido e, se for, quais os motivos para tanto rigor no setor da paixão? Segundo a psicóloga Neiva Bohnenberger, o que torna as mulheres cada vez mais criteriosas no amor é o aumento do conhecimento de sua autossuficiência. “Elas aprenderam a buscar a gratificação em coisas que não dependem dos homens e, principalmente, aprenderam a tirar prazer do seu trabalho. A solidão não humilha mais”, diz Neiva.
Quem endossa essa opinião é a guia de turismo Soraia Timm, 45 anos. Ela está separada há 15 anos e não pensa em se casar de novo tão cedo: “Eu cheguei a um estágio de ‘iluminação’ tão grande que o mesmo prazer ao sair com um namorado sinto ao jantar com minhas amigas ou ao assistir a um bom filme em casa com minha gatinha. Antes, os homens eram o centro do meu universo, e eu só me dei mal com isso; agora eles são um dos planetas, em mesmo grau de importância de minhas amigas, meu trabalho, minha vida cultural. Portanto, se existe uma exigência, é no sentido de encontrar um homem que evolua junto comigo. Um que atrapalhe essa evolução eu não quero, não, obrigada”.
Eles se defendem
"Nós estamos tentando acompanhar a evolução feminina e ficamos um pouco perdidos, sim, porque as mulheres exigem tudo do homem ao mesmo tempo. Elas querem um companheiro que adore ir ao shopping, mas, para isso, podem chamar um amigo. Quando elas pedem um protetor, confundem a imagem do companheiro com a do pai. Elas querem o homem mais que perfeito, e isso não existe", diz Marcelo Vitorino, autor do blog “Pergunte ao Urso” (www.pergunteaourso.com.br) e do livro homônimo lançado pela Matrix Editora.
A escritora Stella Florence, 46 anos, que acaba de lançar o livro “32 – anos, homens, tatuagens” (Editora Rocco), com experiências baseadas num site de relacionamento, concorda com Marcelo Vitorino no sentido de concluir que os homens estão bem mais simples do que as mulheres. “Acho que eles se contentam com bem menos do que nós. Para eles, se a mulher for atenciosa, gostar de transar e não ficar cobrando coisas o tempo inteiro, já está ótimo. Já as mulheres estão sempre procurando mais, são mais complexas, querem se melhorar e melhorar tudo, inclusive seus desejos. Aí começa o desencontro”, afirma.
Infelizmente, nem todo mundo está numa boa assim, como é o caso de C.A, 42 anos, divorciada e sem namorado há meses. "Estou até cansando um pouco de procurar um companheiro e me sinto frustrada. Não acho que eu seja exigente demais; pelo contrário, por carência já levei alguns relacionamentos, mas acho que os homens não querem compromisso de jeito nenhum, e eu não consigo me adaptar a essa historinha de fazer sexo sem amor. Então, fica complicado", conta.
Relacionamentos descartáveis
Para o mestre em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), André Camargo Costa, o maior problema do desencontro nas relações não é a exigência, e sim a era dos amores líquidos. Seu pensamento vai ao encontro ao do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, expert neste assunto e autor do livro “Amores Líquidos” (Editora Jorge Zahar), que acredita que os relacionamentos se tornaram cada vez mais descartáveis. Segundo sua teoria, a disponibilidade, de modo geral, para negociar os impulsos, investir em projetos de longo prazo e tolerar os pré-requisitos que garantiriam um relacionamento duradouro estão cada vez mais em extinção, e as pessoas acabam se machucando mais, preferindo não arriscar novas empreitadas no amor.
Vendo o desabafo do empresário H.Y., 33 anos, de São Paulo, sozinho há um ano, fica mesmo mais fácil de concordar. "Eu confesso que estou procurando uma garota para um relacionamento sério, mas me vi em uma saia justa. Gostava de uma moça com quem saía e queria algo mais quando ouvi dela que não queria se prender a ninguém porque se machucou muito no último relacionamento. Vai entender as mulheres... Uma amiga me disse que eu encanei porque ela não queria nada sério mesmo, mas não acho que seja isso", diz.
Quem endossa essa opinião é a guia de turismo Soraia Timm, 45 anos. Ela está separada há 15 anos e não pensa em se casar de novo tão cedo: “Eu cheguei a um estágio de ‘iluminação’ tão grande que o mesmo prazer ao sair com um namorado sinto ao jantar com minhas amigas ou ao assistir a um bom filme em casa com minha gatinha. Antes, os homens eram o centro do meu universo, e eu só me dei mal com isso; agora eles são um dos planetas, em mesmo grau de importância de minhas amigas, meu trabalho, minha vida cultural. Portanto, se existe uma exigência, é no sentido de encontrar um homem que evolua junto comigo. Um que atrapalhe essa evolução eu não quero, não, obrigada”.
Eles se defendem
"Nós estamos tentando acompanhar a evolução feminina e ficamos um pouco perdidos, sim, porque as mulheres exigem tudo do homem ao mesmo tempo. Elas querem um companheiro que adore ir ao shopping, mas, para isso, podem chamar um amigo. Quando elas pedem um protetor, confundem a imagem do companheiro com a do pai. Elas querem o homem mais que perfeito, e isso não existe", diz Marcelo Vitorino, autor do blog “Pergunte ao Urso” (www.pergunteaourso.com.br) e do livro homônimo lançado pela Matrix Editora.
A escritora Stella Florence, 46 anos, que acaba de lançar o livro “32 – anos, homens, tatuagens” (Editora Rocco), com experiências baseadas num site de relacionamento, concorda com Marcelo Vitorino no sentido de concluir que os homens estão bem mais simples do que as mulheres. “Acho que eles se contentam com bem menos do que nós. Para eles, se a mulher for atenciosa, gostar de transar e não ficar cobrando coisas o tempo inteiro, já está ótimo. Já as mulheres estão sempre procurando mais, são mais complexas, querem se melhorar e melhorar tudo, inclusive seus desejos. Aí começa o desencontro”, afirma.
Infelizmente, nem todo mundo está numa boa assim, como é o caso de C.A, 42 anos, divorciada e sem namorado há meses. "Estou até cansando um pouco de procurar um companheiro e me sinto frustrada. Não acho que eu seja exigente demais; pelo contrário, por carência já levei alguns relacionamentos, mas acho que os homens não querem compromisso de jeito nenhum, e eu não consigo me adaptar a essa historinha de fazer sexo sem amor. Então, fica complicado", conta.
Relacionamentos descartáveis
Para o mestre em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), André Camargo Costa, o maior problema do desencontro nas relações não é a exigência, e sim a era dos amores líquidos. Seu pensamento vai ao encontro ao do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, expert neste assunto e autor do livro “Amores Líquidos” (Editora Jorge Zahar), que acredita que os relacionamentos se tornaram cada vez mais descartáveis. Segundo sua teoria, a disponibilidade, de modo geral, para negociar os impulsos, investir em projetos de longo prazo e tolerar os pré-requisitos que garantiriam um relacionamento duradouro estão cada vez mais em extinção, e as pessoas acabam se machucando mais, preferindo não arriscar novas empreitadas no amor.
Vendo o desabafo do empresário H.Y., 33 anos, de São Paulo, sozinho há um ano, fica mesmo mais fácil de concordar. "Eu confesso que estou procurando uma garota para um relacionamento sério, mas me vi em uma saia justa. Gostava de uma moça com quem saía e queria algo mais quando ouvi dela que não queria se prender a ninguém porque se machucou muito no último relacionamento. Vai entender as mulheres... Uma amiga me disse que eu encanei porque ela não queria nada sério mesmo, mas não acho que seja isso", diz.
PT vai entrar com representação contra PSDB por sites que desqualificam Dilma
A disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na internet, que há meses movimenta sites e comunidades mantidos por simpatizantes dos pré-candidatos, chegou à cúpula dos dois partidos. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta quinta-feira que a legenda vai entregar amanhã ao Ministério Público Eleitoral uma representação pedindo investigação contra o PSDB.
O partido acusa os tucanos de cometerem crime eleitoral ao manter, institucionalmente, sites cujo objetivo seria o de desqualificar Dilma. A representação terá como base informações colhidas pelo deputado federal Brizola Neto PDT-RJ dando conta que o registro dos sites "Gente que Mente" e "petralhas.com.br" foi feito no nome de um dos coordenadores da campanha de Serra, Eduardo Graeff.
O site "Gente que Mente" traz a informação de que é uma página criada pelo PSDB e explora supostas mentiras ditas por Dilma e por petistas. Ao clicar na sessão "pinoquioteca", por exemplo, o primeiro parágrafo diz que "Lula anunciou a recuperação das rodovias federais, mas fez apenas uma operação tapa-buraco". O petralhas.com.br está inativo.
A Folha não conseguiu falar com Graeff na noite desta quinta-feira. Ontem ele negou participação na distribuição de boatos contra o PT e disse que a ideia de registrar o domínio "petralhas" foi inspirada no livro "O País dos Petralhas", do jornalista Reinaldo Azevedo. Sobre o "Gente que Mente", Graeff afirmou que a intenção do PSDB é desmentir boatos como os de que o partido, no governo, acabaria com o Bolsa Família.
O partido acusa os tucanos de cometerem crime eleitoral ao manter, institucionalmente, sites cujo objetivo seria o de desqualificar Dilma. A representação terá como base informações colhidas pelo deputado federal Brizola Neto PDT-RJ dando conta que o registro dos sites "Gente que Mente" e "petralhas.com.br" foi feito no nome de um dos coordenadores da campanha de Serra, Eduardo Graeff.
O site "Gente que Mente" traz a informação de que é uma página criada pelo PSDB e explora supostas mentiras ditas por Dilma e por petistas. Ao clicar na sessão "pinoquioteca", por exemplo, o primeiro parágrafo diz que "Lula anunciou a recuperação das rodovias federais, mas fez apenas uma operação tapa-buraco". O petralhas.com.br está inativo.
A Folha não conseguiu falar com Graeff na noite desta quinta-feira. Ontem ele negou participação na distribuição de boatos contra o PT e disse que a ideia de registrar o domínio "petralhas" foi inspirada no livro "O País dos Petralhas", do jornalista Reinaldo Azevedo. Sobre o "Gente que Mente", Graeff afirmou que a intenção do PSDB é desmentir boatos como os de que o partido, no governo, acabaria com o Bolsa Família.
Implantação do Toque de Acolher em Feira é discutida
A implantação do Toque de Acolher em Feira de Santana foi o foco de uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira. Um projeto de lei já está em tramitação na Casa propondo adoção da medida no município.
Para falar do assunto, comporam a mesa o juiz José Brandão Neto, da comarca de Santo Estêvão, um dos maiores defensores da medida, além do prefeito daquela cidade, Rogério Borges, e o vereador Edvaldo Marcelo dos Santos Leal, autor do projeto que criou a lei no município. A sessão especial foi proposta pelo autor da matéria, o vereador Luiz Augusto de Jesus.
Para falar do assunto, comporam a mesa o juiz José Brandão Neto, da comarca de Santo Estêvão, um dos maiores defensores da medida, além do prefeito daquela cidade, Rogério Borges, e o vereador Edvaldo Marcelo dos Santos Leal, autor do projeto que criou a lei no município. A sessão especial foi proposta pelo autor da matéria, o vereador Luiz Augusto de Jesus.
Receita Federal e PRF apreendem mercadorias de 18 boxes no Feiraguai
Uma operação desencadeada por volta do meio dia desta quinta-feira resultou na apreensão de mercadorias de 18 boxes comerciais no Feiraguai, na Praça Presidente Médice. A ação foi coordenada por prepostos da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Dentre as mercadorias apreendidas estão mídias de CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos e de informática. Conforme o inspetor Junaldo Correia, da Polícia Rodoviária Federal, a operação é resultado de investigações desencadeada pelos auditores da Receita.
"Estamos em apoio operacional à Receita Federal, no sentido de dar segurança aos auditores fiscais tanto estadual como federal. O pessoal da Receita já vem investigando há algum tempo e já foi detectado 18 boxes do Feiraguai que estariam comercializando produtos contrabandeados, provenientes de outros países, sem nota fiscal", destacou.
Para reaver os produtos apreendidos, os proprietários terão que apresentar nota fiscal. "A mercadoria é apreendida, encaminhada para Salvador, e os comerciantes serão notificados e terão que apresentar a legalidade dessas mercadorias. Se não apresentarem, a mercadoria é apreendida", salientou.
O inspetor também destacou a ação contra esse tipo de crime na região. "O combate ao contrabando é intenso. Tanto a Polícia Federal como a Polícia Rodoviária Federal e a Receita estão sempre fazendo operações e apreensões de produtos contrabandeados na região", destacou.
(Ordachson Gonçalves)
Dentre as mercadorias apreendidas estão mídias de CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos e de informática. Conforme o inspetor Junaldo Correia, da Polícia Rodoviária Federal, a operação é resultado de investigações desencadeada pelos auditores da Receita.
"Estamos em apoio operacional à Receita Federal, no sentido de dar segurança aos auditores fiscais tanto estadual como federal. O pessoal da Receita já vem investigando há algum tempo e já foi detectado 18 boxes do Feiraguai que estariam comercializando produtos contrabandeados, provenientes de outros países, sem nota fiscal", destacou.
Para reaver os produtos apreendidos, os proprietários terão que apresentar nota fiscal. "A mercadoria é apreendida, encaminhada para Salvador, e os comerciantes serão notificados e terão que apresentar a legalidade dessas mercadorias. Se não apresentarem, a mercadoria é apreendida", salientou.
O inspetor também destacou a ação contra esse tipo de crime na região. "O combate ao contrabando é intenso. Tanto a Polícia Federal como a Polícia Rodoviária Federal e a Receita estão sempre fazendo operações e apreensões de produtos contrabandeados na região", destacou.
(Ordachson Gonçalves)
Árbitro paranaense vai apitar o BaVi decisivo deste domingo
O árbitro paranaense Héber Roberto Lopes, que faz parte do quadro da Fifa, será o juiz da final do campeonato baiano deste domingo, o decisivo BaVi da volta, conforme decidiu nesta quinta-feira (29) um sorteio da Federação Baiana de Futebol (FBF).
Os assistentes sorteados para a partida também fazem parte do quadro da Fifa e são de fora do estado: Emerson Augusto de Carvalho, de São Paulo, e Eric Bartolomeu Bandeira, de Pernambuco.
O árbitro da primeira partida da final do Baianão também foi de fora do estado.
Os assistentes sorteados para a partida também fazem parte do quadro da Fifa e são de fora do estado: Emerson Augusto de Carvalho, de São Paulo, e Eric Bartolomeu Bandeira, de Pernambuco.
O árbitro da primeira partida da final do Baianão também foi de fora do estado.
Morre a 23ª vítima de meningite C este ano no Estado
Uma menina de 13 anos, cuja identidade não foi divulgada, morreu de meningite C, nesta quinta-feira, 29, após ser internada no Posto de Atendimento da Boca do Rio, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A menina, que residia no bairro de Santa Cruz, é a 23ª vítima da doença em 2010 no Estado.
Na última quinta-feira, 22, o jovem Edenilson do Espírito Santo, de 21 anos, também morreu vítima da doença, após dar entrada no Hospital Jaar Andrade, em Cajazeiras. Ele já havia passado pelo hospital anteriormente, onde fora medicado e mandado para casa. Mais tarde, no entanto, apresentou sintomas como febre, vômito e diarreia, sendo internado. O corpo foi enterrado na tarde de sexta-feira, 23, no Cemitério Bosque da Paz.
Na madrugada de segunda-feira, 19, um bebê de apenas um ano morreu também por meningite no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista.
Na última quinta-feira, 22, o jovem Edenilson do Espírito Santo, de 21 anos, também morreu vítima da doença, após dar entrada no Hospital Jaar Andrade, em Cajazeiras. Ele já havia passado pelo hospital anteriormente, onde fora medicado e mandado para casa. Mais tarde, no entanto, apresentou sintomas como febre, vômito e diarreia, sendo internado. O corpo foi enterrado na tarde de sexta-feira, 23, no Cemitério Bosque da Paz.
Na madrugada de segunda-feira, 19, um bebê de apenas um ano morreu também por meningite no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Barrocas - Rodada do campeonato barroquense define os oito classificados
Muita emoção na oitava rodada da 1ª fase do campeonato barroquense 2010. Todos os jogos foram realizados neste domingo (25) e definiram as classificações de Rosário, Lagoa Redonda, Minação e Ladeira no grupo A e Cedro, Fluminense, Ouricuri e Lagoa da Cruz no B.
A única goleada aconteceu no jogo da sede, entre Fluminense 9x2 Alto Alegre. Os outros resultados das partidas realizadas na zona rural foram: Nova Brasília 1x0 Lagoa Redonda; Curralinho 2x0 Minação; Ipoeira 1x3 Rosário; Lagoa da Cruz 1x0 Ladeira; Cedro 2x0 Cristal; Alambique1x2 Santa Rosa e Ouricuri 1x0 Brasileiro.
Como na primeira fase os dois grupos se enfrentaram, nesta que já são as quartas de finais, e também nas semifinais os times se enfrentam dentro dos próprios grupos para sair um campeão do A e um no B que farão a final do campeonato dia 30 de maio, sem vantagem para nenhuma equipe.
Esta competição é patrocinada pela prefeitura de Barrocas e organizada pela Equipe de Esporte Barroquense (EDEB). Segundo Edimário Trabuco, um dos diretores, “Cedro e Lagoa da Cruz é um confronto bem equilibrado no grupo B. Rosário aparenta ser o mais forte do grupo A”, salienta o diretor da EDEB.
Cedro, Lagoa da Cruz e Fluminense são 3 sérios candidatos ao título. Já o time do Ouricuri passou dois anos fora do campeonato e voltou à competição deste ano fazendo boa campanha na primeira fase, se classificando na terceira posição do grupo B, o mais difícil.
Por Cival Anjos – de Serrinha-www.interiordabahia.com.br
A única goleada aconteceu no jogo da sede, entre Fluminense 9x2 Alto Alegre. Os outros resultados das partidas realizadas na zona rural foram: Nova Brasília 1x0 Lagoa Redonda; Curralinho 2x0 Minação; Ipoeira 1x3 Rosário; Lagoa da Cruz 1x0 Ladeira; Cedro 2x0 Cristal; Alambique1x2 Santa Rosa e Ouricuri 1x0 Brasileiro.
Como na primeira fase os dois grupos se enfrentaram, nesta que já são as quartas de finais, e também nas semifinais os times se enfrentam dentro dos próprios grupos para sair um campeão do A e um no B que farão a final do campeonato dia 30 de maio, sem vantagem para nenhuma equipe.
Esta competição é patrocinada pela prefeitura de Barrocas e organizada pela Equipe de Esporte Barroquense (EDEB). Segundo Edimário Trabuco, um dos diretores, “Cedro e Lagoa da Cruz é um confronto bem equilibrado no grupo B. Rosário aparenta ser o mais forte do grupo A”, salienta o diretor da EDEB.
Cedro, Lagoa da Cruz e Fluminense são 3 sérios candidatos ao título. Já o time do Ouricuri passou dois anos fora do campeonato e voltou à competição deste ano fazendo boa campanha na primeira fase, se classificando na terceira posição do grupo B, o mais difícil.
Por Cival Anjos – de Serrinha-www.interiordabahia.com.br
Santa Bárbara: Ossadas e caixões são jogados no lixão
A população de Santa Bárbara ficou estarrecida com a atitude da Prefeitura em ordenar funcionários públicos a realizar o ato, que rendeu Ministério Público, Policia Civil e orgão de imprensa de boa parte da Bahia
As ossadas e caixões foram encontrados terça-feira (27), no lixão da cidade. O prefeito da cidade, Jailson Costa (PT), admitiu que autorizou o despacho de entulhos do cemitério no aterro, mas disse desconhecer a presença de restos mortais no meio do lixo.
De acordo com Marcelo Marques, coordenador da Polícia Civil de Santa Bárbara, o trabalho de investigação se concentrará em descobrir se a prefeitura desconhecia ou não o fato de que pedaços de corpos em estado de decomposição avançado foram jogados no lixão junto com os caixões e os restos de roupas.
O Ministério Público Estadual também afirmou que irá acompanhar o processo de identificação dos restos mortais descartados. Parte do material encontrado já foi recolhida pela Polícia para análise.
A notícia da "desova" de ossos no lixão levou parentes de pessoas enterradas no cemitério para o lixão. A Polícia Civil da região afirmou que vai investigar o caso.
As ossadas e caixões foram encontrados terça-feira (27), no lixão da cidade. O prefeito da cidade, Jailson Costa (PT), admitiu que autorizou o despacho de entulhos do cemitério no aterro, mas disse desconhecer a presença de restos mortais no meio do lixo.
De acordo com Marcelo Marques, coordenador da Polícia Civil de Santa Bárbara, o trabalho de investigação se concentrará em descobrir se a prefeitura desconhecia ou não o fato de que pedaços de corpos em estado de decomposição avançado foram jogados no lixão junto com os caixões e os restos de roupas.
O Ministério Público Estadual também afirmou que irá acompanhar o processo de identificação dos restos mortais descartados. Parte do material encontrado já foi recolhida pela Polícia para análise.
A notícia da "desova" de ossos no lixão levou parentes de pessoas enterradas no cemitério para o lixão. A Polícia Civil da região afirmou que vai investigar o caso.
Governo Tarcízio comete três erros, em denúncia contra Falcão
O governo Tarcízio Pimenta cometeu três erros políticos, recentemente, em uma só medida, a distribuição de cópia, para a imprensa, de um decreto, do ex-prefeito José Falcão, autorizando reajuste da tarifa de ônibus em Feira de Santana. O documento é de agosto de 1997. A cópia foi entregue a alguns profissionais de imprensa na apresentação do espaço Secom Mídia, o núcleo de comunicação estruturado para receber os jornalistas na Micareta.
O documento foi levantado pela assessoria do prefeito com o objetivo de mostrar que o ex-prefeito teria reajustado a tarifa de ônibus em pleno leito de hospital. A publicação em jornal ocorreu dia 5 de agosto, mesmo dia da morte de Falcão.
Com a denúncia, o governo Tarcízio Pimenta, criticado por ter agendado uma reunião do Conselho Municipal de Transportes para definir percentual de majoração da passagem de ônibus na véspera da abertura da Micareta – quando os diversos segmentos da sociedade estão desmobilizados – demonstraria que fato estranho, mesmo, teria ocorrido no governo Falcão, quando um decreto teria sido assinado mesmo com o prefeito em uma UTI, entre a vida e a morte.
Ao trazer este suposto fato à tona o governo teria como meta diminuir o ímpeto de vereadores de oposição, que atacam a forma como Tarcízio vem tratando o reajuste da passagem de ônibus – no ano passado, a convocação do Conselho também ocorreu às vésperas da Micareta. O mais atingido com o ataque a Falcão seria o filho adotivo do ex-prefeito, o vereador Roberto Tourinho, um dos mais agressivos da mobilização política contra o governo e o Sincol.
Mas a estratégia do governo Tarcízio Pimenta é equivocada e comete pelo menos três erros bem visíveis, sob o aspecto político. Um dos principais é o ataque a um ex-prefeito que já morreu e, portanto, não pode se defender. É uma agressão a um ex-gestor cuja memória é reverenciada por muitos feirenses e que foi eleito para governar a cidade por três mandatos em décadas diferentes – anos 70, 80 e 90.
Outro equívoco é atacar a honra de um ex-prefeito já falecido para tentar fazer com que a denúncia possa respingar em vereadores oposicionistas, especialmente o filho deste antigo gestor, Roberto Tourinho. Mesmo que Falcão tivesse procedido como está sendo denunciado, ninguém mais além dele e quem mais tenha assinado o decreto poderia ser responsabilizado.
Finalmente, há que se lamentar a iniciativa do governo Tarcízio Pimenta, ainda, pelo fato de que a denúncia contra o ex-prefeito sepultado há 13 anos, até prova em contrário, é infundada. Afinal, pelo que apurou o Tribuna Feirense, o decreto de reajuste da tarifa de ônibus não foi assinado por Falcão no “leito de morte”, como tentou impingir-lhe o governo atual. Conforme esclareceu Roberto Tourinho, o ex-prefeito encontrava-se lúcido, e em casa, até 15h do dia 5 de agosto, data da publicação do decreto em jornal, uma terça-feira.
Se o decreto é datado de 5 de agosto, para que fosse publicado em jornal na manhã daquela data, teria que ter sido assinado na véspera, dia 4. Afinal, como todos têm conhecimento, jornais publicam conteúdo que recebem na véspera de cada edição. Não há como o prefeito assinar um decreto hoje, terça, e o jornal publicar no mesmo dia.
No dia 4 de agosto, quando possivelmente assinou o decreto e o encaminhou ao jornal para veiculação, o então prefeito se encontrava em sua residência, muito antes de ocupar um “leito de morte”. Realizou, inclusive, uma longa reunião com vereadores de sua bancada, entre 20h da segunda-feira, dia 4, e 1h da madrugada da terça, dia 5, da qual participou o atual presidente da Câmara, Carlito do Peixe. Apenas foi internado por volta das 17h30min, em um hospital de Salvador, falecendo em torno da meia-noite.
Essa versão, que até aqui é reconhecida como verdadeira, desqualifica completamente a denúncia do governo Tarcízio Pimenta, de que Falcão teria assinado o decreto do reajuste da tarifa em seu “leito de morte”. Quem passou o documento para o prefeito não se atentou para esses detalhes e Tarcízio acabou embarcando em uma denúncia que, além de infeliz por envolver um ex-prefeito já sepultado, não procede.
É um erro grave recorrer a esse tipo de expediente, para defender-se de críticas, quaisquer que sejam, de quem quer que seja, fundamentadas ou não. Utiliza-se de um recurso que não condiz com uma administração que quer manter o debate político em uma boa estatura.
Tourinho reagiu, em discurso na Câmara, com duas ações. De forma competente, esclareceu e desqualificou a denúncia, com as informações sobre como foram as últimas horas de Falcão. Com o testemunho de Carlito do Peixe, ele provou que o decreto do reajuste da tarifa não foi assinado em leito de morte.
O complemento é que ocorreu de maneira destemperada, com ofensas ao prefeito, chamado por ele de "mentiroso" e "covarde". Disse também que para falar de Falcão, o prefeito deveria "lavar a boca com creolina", entre outras coisas. Não são termos para se empregar em um debate político. Poderia ter encontrado termos e frases de efeito de outro nível, por mais grave que tenha sido a provocação - e nesse caso, foi muito grave, realmente.
Seu erro de reação, no entanto, é de proporção bem menor que os que foram cometidos pelo governo Tarcízio Pimenta neste episódio. O nível da provocação, de certo modo, até justifica sua indignação. Está na hora de o governo parar com essa "caça" ao vereador Roberto Tourinho. Ela não está lhe rendendo frutos. Ao contrário, vem sendo verdadeiro tiro no pé.
FOTO:JORNALISTA VALDOMIRO silva e prefeito Tarcizio pimenta
José Ronaldo pede ajuda dos feirenses para se eleger
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, teve sua candidatura ao Senado lançada oficialmente na noite desta terça-feira, ao lado do presidenciável José Serra (PSDB) e do candidato ao governo do estado, Paulo Souto, em um concorrido evento no Spazzio, na avenida Nóide Cerqueira.
Ronaldo destacou que será uma caminhada difícil, mas rebateu àqueles que não acreditam na sua eleição. "Quando eu deixei de ser vereador, para me candidatar a deputado estadual, muitos me disseram que era muita responsabilidade, que era difícil. Mas graças a Deus nos elegemos não só uma, mas quatro vezes", lembrou.
O ex-prefeito está confiante no apoio dos eleitores feirenses. "Peço a ajuda de vocês para segurar a minha candidatura aqui, para que eu possa furar a sola do sapato em busca de votos nas demais cidades do interior desse estado", destacou.
(Ordachson Gonçalves)
Ronaldo destacou que será uma caminhada difícil, mas rebateu àqueles que não acreditam na sua eleição. "Quando eu deixei de ser vereador, para me candidatar a deputado estadual, muitos me disseram que era muita responsabilidade, que era difícil. Mas graças a Deus nos elegemos não só uma, mas quatro vezes", lembrou.
O ex-prefeito está confiante no apoio dos eleitores feirenses. "Peço a ajuda de vocês para segurar a minha candidatura aqui, para que eu possa furar a sola do sapato em busca de votos nas demais cidades do interior desse estado", destacou.
(Ordachson Gonçalves)
Serra promete construir mais um hospital geral em Feira de Santana
O presidenciável José Serra chegou à Feira de Santana por volta das 17h. Ele veio acompanhado do candidato a governador Paulo Souto. O primeiro compromisso foi uma reunião com o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, na Casa Paroquial, na praça da Matriz. Na oportunidade o político recebeu do religioso o livro Uma Vida pela Vida, de autoria do bispo Dom Luiz Capio, que luta nos últimos anos contra a intervenção do atual Governo Federal no rio São Francisco.
Após uma reunião de portas fechadas com Dom Itamar Vian, José Serra seguiu para a Praça de Alimentação e Mercado de Arte Popular, acompanhado do prefeito Tarcízio Pimenta, do candidato ao senado e ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, e grande comitiva composta por deputados, pré-candidatos, prefeitos e demais correligionários. Por volta das 19h, José Serra chegou ao Spazzio Eventos, local escolhido para o lançamento oficial da candidatura de José Ronaldo ao senado.
Em seu discurso inicial Serra ressaltou sua relação estreita com os baianos. O presidenciável salientou a obrigação do governo em garantir o direito à vida. "E vida é saúde e segurança pública", enfatizou. E foi exatamente no âmbito da saúde que ele fez a primeira grande promessa para a cidade, caso seja eleito. "Vamos construir outro hospital geral em Feira de Santana, pois sabemos que o que existe aqui já não é suficiente", destacou.
CHICO PINTO
Ao narrar sua trajetória política, incluindo as duas vezes que foi exilado por defender a bandeira da democracia na década de 70, José Serra destacou a coragem do feirense Chico Pinto. "Quando fui exilado no Chile, depois de já ter sofrido isso também no Brasil, lembro que um homem daqui também demonstrou sua coragem na luta contra a ditadura no Chile, o saudoso Chico Pinto", ressaltou.
(Ordachson Gonçalves)
Uma reunião entre as executivas do PSDC, PMN, PRP e PTdoB, ocorrida na noite desta terça-feira (27), em Ilhéus, no sudoeste baiano, decidiu pela adesão das siglas ao projeto do candidato ao governo estadual Geddel Vieira Lima (PMDB). De acordo com o site da região Agravo, a coligação proporcional foi acertada entre os partidos e a direção peemedebista. A meta do grupo é eleger entre dois e três deputados federais e até seis estaduais. As legendas também participarão da elaboração do plano de governo. Atualmente, o bloco possui dois parlamentares na Assembleia Legislativa, Getúlio Ubiratan (PMN) e Maria Luiza Laudano (PTdoB), o que significa, de imediato, mais baixas para a bancada governista na Casa.
///////////////
O presidente da União dos Municípios da Bahia, Roberto Maia, em contato com o Bahia Notícias, negou que a reunião para criação da União de Ex-Prefeitos (UEPB) seja realizada na sede da UPB. A informação foi divulgada pela entidade que pretende agregar os ex-gestores, mas conforme o alcaide de Bom Jesus da Lapa não tem fundamento. “Não tem nenhuma programação nesse sentido. Teremos uma assembleia geral dos prefeitos para discutir questões da associação e outros temas. Um dos assuntos em pauta é a inédita realização de um debate entre os candidatos a governador e os prefeitos para abordar as demandas municipais”, destacou Maia.
//////////////
Os ex-gestores municipais do estado oficializarão nesta quarta-feira (28), às 9h, a criação da União dos Ex-Prefeitos da Bahia (UEPB). O evento será realizado na sede da União dos Municípios (UPB), no Centro Administrativo (CAB). Os alcaides foram proibidos de participar do último pleito da UPB e, embora afirmem que não têm mais interesse de participar do processo eleitoral, pedem a retirada da expressão “ex-prefeito” do Estatuto da entidade.
/////////////
O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, deixou Alagoinhas, no nordeste baiano, na tarde desta terça-feira (27). Em seu discurso na Associação Comercial do município, o tucano reafirmou que a criação do Ministério da Segurança Pública é fundamental para que o governo federal "mergulhe" nos problemas que o Brasil enfrenta na área. "Em nenhum Estado do país as secretarias da Justiça e da Segurança são a mesma coisa", disse. O presidenciável rebateu as críticas feitas pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, que afirmou não ser necessário o estabelecimento da pasta. Serra negou que a ideia de criar mais ministérios inchará a máquina. "A máquina pública tem que ser fortalecida nas questões principais do país", disse. O ex-governador de São Paulo segue para Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa da Bahia, no centro-norte da Bahia. Lá participará do lançamento da pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito local, José Ronaldo (DEM).
///////////////
O presidente da União dos Municípios da Bahia, Roberto Maia, em contato com o Bahia Notícias, negou que a reunião para criação da União de Ex-Prefeitos (UEPB) seja realizada na sede da UPB. A informação foi divulgada pela entidade que pretende agregar os ex-gestores, mas conforme o alcaide de Bom Jesus da Lapa não tem fundamento. “Não tem nenhuma programação nesse sentido. Teremos uma assembleia geral dos prefeitos para discutir questões da associação e outros temas. Um dos assuntos em pauta é a inédita realização de um debate entre os candidatos a governador e os prefeitos para abordar as demandas municipais”, destacou Maia.
//////////////
Os ex-gestores municipais do estado oficializarão nesta quarta-feira (28), às 9h, a criação da União dos Ex-Prefeitos da Bahia (UEPB). O evento será realizado na sede da União dos Municípios (UPB), no Centro Administrativo (CAB). Os alcaides foram proibidos de participar do último pleito da UPB e, embora afirmem que não têm mais interesse de participar do processo eleitoral, pedem a retirada da expressão “ex-prefeito” do Estatuto da entidade.
/////////////
O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, deixou Alagoinhas, no nordeste baiano, na tarde desta terça-feira (27). Em seu discurso na Associação Comercial do município, o tucano reafirmou que a criação do Ministério da Segurança Pública é fundamental para que o governo federal "mergulhe" nos problemas que o Brasil enfrenta na área. "Em nenhum Estado do país as secretarias da Justiça e da Segurança são a mesma coisa", disse. O presidenciável rebateu as críticas feitas pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, que afirmou não ser necessário o estabelecimento da pasta. Serra negou que a ideia de criar mais ministérios inchará a máquina. "A máquina pública tem que ser fortalecida nas questões principais do país", disse. O ex-governador de São Paulo segue para Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa da Bahia, no centro-norte da Bahia. Lá participará do lançamento da pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito local, José Ronaldo (DEM).
"Ao rei tudo, menos a honra", diz Ciro após sair da disputa
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quinta-feira em um texto intitulado "Ao rei tudo, menos a honra", em seu blog pessoal, que a retirada da sua candidatura foi um erro tático do PSB. Ainda assim, Ciro disse que irá acatar a decisão. "Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o País".
De acordo com Ciro, não é hora de repetir os argumentos claros e óbvios. "É hora de aceitar a decisão da direção partidária. É hora de controlar a tristeza de ver assim interrompida uma vida pública de mais de 30 anos dedicada ao Brasil e aos brasileiros e concentrar-me no que importa: o futuro de nosso País!"
O deputado agradeceu a todos que o apoiaram durante este período pré-eleitoral. "Quero afirmar que uma democracia não se faz com donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos, às vezes. É o que farei."
Ciro lembrou que vai acatar a decisão do partido. "Respeitarei as diretrizes que, desta decisão em diante, devem ser tomadas em relação ao nosso posicionamento na conjuntura política brasileira".
O deputado deixou ainda um recado para o partido. "Meu entusiasmo, e o nível de meu modesto engajamento, entretanto, compreendam-me, por favor, meus companheiros, irão depender do encaminhamento, pelo partido, de minhas preocupações com o Brasil, com nossa falta de um projeto estratégico de futuro, com a deterioração ética generalizada de nossa prática política, com a potencial e precoce esclerose de nossa democracia".
Vai ficar mais fácil para os outros casais protegerem seus filhos, diz homossexual sobre decisão do STJ
Em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, a fisioterapeuta Lídia Guteres disse que "agora vai ficar mais fácil para os outros casais [gays] protegerem seus filhos de forma conjunta". Ontem, a 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), formada por cinco ministros, analisou o caso de Lídia e reconheceu que casais gays têm o direito de adotar os dois filhos.
Lídia vive com a psicóloga Luciana Reis Maidana desde 1998, no Rio Grande do Sul. As duas crianças foram adotadas por Luciana quando ainda eram bebês. Com a decisão do STJ, que ainda deverá ser analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), as crianças poderão receber o sobrenome de Lídia, além do de Luciana.
Lídia, que ajuda no sustento e educação dos menores, queria adotá-los, alegando ter melhor condição social e financeira. Ela afirma que a medida daria mais garantias e benefícios às crianças, como plano de saúde e pensão em caso de separação ou falecimento.
Luciana disse que 'o fato deles agora terem duas mães, de fato, é especial. Isso nos fortalece'.
O direito de adoção foi reconhecido pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul. O Ministério Público do Estado, porém, recorreu ao STJ, alegando que a união homossexual é apenas sociedade de fato, e a adoção de crianças, nesse caso, violaria uma séria de dispositivos legais.
O STJ tribunal negou o pedido, ao entender que em casos do tipo é a vontade da criança que deve ser respeitada.
'Esse julgamento é histórico pois dá dignidade ao ser humano, dignidade aos menores e às duas mulheres', afirmou o relator, Luís Felipe Salomão.
'Precisamos afirmar que essa decisão é uma orientação para que, em casos do tipo, deve-se atender sempre o interesse do menor, que o de ser adotado', completou o ministro João Otávio de Noronha.
Precedente
De acordo com a assessoria do STJ o julgamento, considerado histórico pelos próprios ministros, deve embasar decisões de outros juízes pelo país. Apesar de não ser um decisão vinculante, que precisa ser acatada, agora as decisões desfavoráveis serão contestados no STJ.
Além disso, o julgamento deve fazer com que os casais homossexuais abandonem a prática de adotar individualmente uma criança para evitar problemas legais. A criança poderá receber o nome dos dois responsáveis.
'Não estamos invadindo o espaço legislativo. Não estamos legislando. Toda construção do direito de família foi pretoriana. A lei sempre veio a posteriori', afirmou o presidente da 4ª Turma, ministro João Otávio de Noronha.
Governistas fecham acordo para reajuste de 7% a aposentados
Governistas fecharam acordo nesta terça-feira para reajustar em 7% as aposentadorias acima de um salário mínimo. Esse índice é menor que os 7,71% defendidos inicialmente pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), mas fica acima dos 6,14% propostos pelo governo.
Jucá, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), os ministros Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Carlos Gabas (Previdência) se reuniram na tarde desta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Jucá, o presidente sinalizou que se houver entendimento da base aliada nas duas Casas em torno do reajuste de 7%, não haverá veto à proposta. O reajuste é retroativo a janeiro e deverá custar R$ 7,8 bilhões.
Mais cauteloso, Vacarezza afirmou que o veto ou sanção presidencial é uma segunda etapa.
Agora, afirmou, o trabalho dele e de Jucá é pelo acordo entre deputados e senadores da base pelo teto de reajuste em 7%.
A previsão é que a MP seja votada na Câmara nesta quarta-feira.
Jucá e Vacarezza consideraram que qualquer aumento superior aos 6,14% é um "ganho a mais" para os aposentados. O líder na Câmara disse que esse percentual é "robusto" e que também é considerado limite pela equipe econômica. Mas com base na reunião desta tarde, acredita que Lula poderá ceder.
"Garantia total [de que o presidente Lula irá sancionar o reajuste de 7%] ainda não. Mas a política é a arte da construção e a palavra do relator e líder do governo na Câmara e do líder do governo no Senado garantindo os 7% dentro do acordo sem dúvida nenhuma essa proposta será sancionada pelo presidente", disse Jucá.
O reajuste de 6,14% custaria R$ 6,7 bilhões à União. O aumento de 7% teria um impacto adicional de R$ 1,1 bilhão, enquanto um aumento de 7,71% geraria mais R$ 600 milhões em despesas para o governo além desse R$ 1,1 bilhão. Os dados são do próprio governo.
terça-feira, 27 de abril de 2010
COMPETIÇÃO PODERÁ COMEÇAR EM MAIO
Os dirigentes do futebol feminino que compareceram a primeira reunião para confirmação da III Copa Mulher
não decidiram muita coisa porque a maioria dos interessados não marcaram presença.
Assim sendo, o presidente da Ases agendou a segunda reunião para o próximo sábado às 10h30.
Dentre os que estiveram presentes, Acássio, do Viramão e Zome, de Malhada do Alto são favoráveis
a realização da competição aberta em relação às atletas.
Segundo eles, cada equipe pode inscrever jogadoras de qualquer cidade da região.
Entretanto, o dirigente Póka, do União do Campo Redondo havia afirmado, anteriormente,
que só inscreve o seu time se a competição for fechada ou que cada equipe só possa inscrever,
no máximo: três atletas de outros municípios.
Cristiane, a popular Tinha, dirigente e técnica da Terceira Aguada disse que pra ela tanto faz,
mas precisaria ouvir as outras dirigentes da equipe.
Edílson Maradona, da Levada não pode ficar para presenciar a reunião, mas disse que uma representante
da equipe marcaria presença; o que lamentavelmente não aconteceu.
Pedro e Rubinha, representantes do Alto da Bandeira chegaram após o final da reunião.
O que ficou realmente acertado é que na próxima semana o martelo será batido em relação a quantidade de equipes e a data de abertura oficial da III Copa Mulher.
Inclusive, serão distribuídos com os representantes das equipes que oficializarem inscrição
a cópia das fichas das atletas com o ofício para solicitação das inscrições preliminares.
A III Copa Mulher deverá começar no dia 23 ou no dia 30, do mês de maio.
não decidiram muita coisa porque a maioria dos interessados não marcaram presença.
Assim sendo, o presidente da Ases agendou a segunda reunião para o próximo sábado às 10h30.
Dentre os que estiveram presentes, Acássio, do Viramão e Zome, de Malhada do Alto são favoráveis
a realização da competição aberta em relação às atletas.
Segundo eles, cada equipe pode inscrever jogadoras de qualquer cidade da região.
Entretanto, o dirigente Póka, do União do Campo Redondo havia afirmado, anteriormente,
que só inscreve o seu time se a competição for fechada ou que cada equipe só possa inscrever,
no máximo: três atletas de outros municípios.
Cristiane, a popular Tinha, dirigente e técnica da Terceira Aguada disse que pra ela tanto faz,
mas precisaria ouvir as outras dirigentes da equipe.
Edílson Maradona, da Levada não pode ficar para presenciar a reunião, mas disse que uma representante
da equipe marcaria presença; o que lamentavelmente não aconteceu.
Pedro e Rubinha, representantes do Alto da Bandeira chegaram após o final da reunião.
O que ficou realmente acertado é que na próxima semana o martelo será batido em relação a quantidade de equipes e a data de abertura oficial da III Copa Mulher.
Inclusive, serão distribuídos com os representantes das equipes que oficializarem inscrição
a cópia das fichas das atletas com o ofício para solicitação das inscrições preliminares.
A III Copa Mulher deverá começar no dia 23 ou no dia 30, do mês de maio.
LULA: NO NORDESTE EU NEM VOU. LÁ, ELES SÃO LULA
A entrevista concedida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Correio Braziliense, neste domingo (25), ainda repercute no meio político baiano, devido à afirmação de que a prioridade para a agenda da campanha de Dilma Rousseff são as regiões Sul e Sudeste. O chefe do Executivo assegurou ainda que a eleição no Nordeste não precisa de muito esforço. "Lá (no Nordeste), eu não vou nem chegar. Lá, eles são Lula. Lá, estou representado. Eu quero ir é aos outros lugares", avaliou. Questionado se não está preocupado em relação à área onde detém o maior nível de popularidade, ele respondeu: "Lógico que me preocupa. Não existe eleição ganha antes da apuração, mas o carinho que o povo nordestino e do Norte tem por mim é de relação humana forte. Vou pedir o apoio desses companheiros para a minha candidata e vou trabalhar em outros estados”, bradou. Enquanto o presidente Lula diz que não é preciso nem aparecer no Nordeste, em apenas um mês é a segunda vez que o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o ex-governador José Serra vem à Bahia.
SENADO: CANDIDATURA DE PINHEIRO GANHA FORÇA
Em reunião no Palácio de Ondina, residência oficial do governador da Bahia, nesta segunda-feira (26), às 20h, a bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia foi ao encontro do governador Jaques Wagner (PT). Os parlamentares afirmavam que a conversa foi convocada pelo Chefe do Executivo para agradecer o desempenho nas votações na sessão mais longa e cansativa dessa legislatura que durou 32 horas no dia 20 de abril. Entretanto, os parlamentares foram discutir uma das vagas ao Senado que estava sendo disputada por integrantes do PT e partidos aliados. Dentro da legenda, os nomes do ex- governador da Bahia e Ministro da Defesa, Waldir Pires, do deputado federal Nelson Pelegrino, e do deputado federal e ex-Secretário de Planejamento do Estado, Walter Pinheiro (PT), estavam no páreo. Mas de acordo com informações, já há um consenso dentro da bancada, depois de inúmeras reuniões com partidos aliados, mais precisamente o PP, e também com as tendências do PT. O nome de consenso é do parlamentar Walter Pinheiro. A fonte informou ainda que é preciso esperar a decisão do governador, mas que há uma tranqüilidade dentro da legenda e "felizmente" não haverá prévias dentro do partido, já que o nome se tornou unanimidade. Caso confirme Pinheiro, a chapa majoritária de Wagner será: Jaques Wagner,candidato a reeleição, vice Otto Alencar (PP), ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Município, e nas duas vagas ao senado os nomes dos deputados federais Lídice da Mata (PSB), como já estava definido e Walter Pinheiro (PT), ainda a confirmar, mas já em consenso.
Ministério Público da Bahia estuda dissolver torcidas organizadas
Os episódios de violência ocorridos no Ba-Vi do último domingo, 25, culminando com o tiro disparado contra a cabeça do adolescente Wesley Oliveira Almeida, de 14 – que continua internado em estado delicado –, reacenderam a discussão sobre a violência nos estádios de futebol provocados pelas torcidas organizadas.
Segundo o promotor José Emanuel Araújo Lemos, do Ministério Público Estadual, que atua no grupo de combate à violência nos estádios, caso sejam confirmadas as participações das uniformizadas nas ações de violência ocorridas no último domingo, as medidas do poder público podem resultar em ações severas. “Estamos ainda apurando o incidente. A Polícia Civil está formulando o inquérito e, caso sejam fornecidos elementos que apontem para esse quadro de violência das organizadas, vamos tomar providências que podem ir desde medidas cautelares, pedindo o afastamento das mesmas nos estádios, como a extinção delas, ou enquadrar todos os seus membros como quadrilha ou bando”, afirma.
Ainda de acordo com o promotor, na reunião da próxima quinta-feira, 29, no Quartel dos Aflitos, às 10 horas, com a presença do MP, da Polícia Civil, da Polícia Militar, e com os presidentes das torcidas organizadas Bamor (Bahia) e Os Imbatíveis (Vitória), para traçar metas de segurança para o clássico do dia 2 (no Barradão), o assunto deverá ser novamente tratado.
“Fatalmente colocaremos esses episódios em pauta. Sou adepto do diálogo e por isso temos uma comissão permanente para tratar do assunto. Acredito que seja muito mais fácil coibir a violência se as organizadas participarem do processo do que se optarmos pela exclusão. Em Salvador, a briga das torcidas se confunde muito com a violência cotidiana. Inserindo as torcidas na discussão fica mais fácil amenizar o problema”, se posiciona.
Fim de semana violento com nove assassinatos em Feira de Santana
O número de homicídios em Feira de Santana (a 108 km de Salvador) voltou a crescer e preocupar a população. Da noite de sexta-feira, 23, até a manhã desta segunda, 26, nove pessoas foram mortas a golpes de faca e disparos de arma de fogo. Todas as vítimas são do sexo masculino e com idades entre 17 e 35 anos.
Com estas mortes, o mês de abril já registra 38 homicídios, contra 29 no mesmo mês do ano passado. Este ano, 132 pessoas foram assassinadas na cidade, sem contar os casos de auto de resistência (morte em suposta troca de tiros com a polícia) e latrocínios (roubo seguido de morte), de acordo com dados da Polícia Civil. No ano passado, foram registradas 363 mortes violentas; destas, 342 foram homicídios.
Dos assassinatos registrados no último final de semana, cinco pessoas morreram na sexta-feira. No final da manhã desta segunda, Sidney Lima de Souza, conhecido como Bolota, 22 anos, foi assassinado com vários tiros na Rua São Roque no bairro Parque Getúlio Vargas.
Segundo informações da polícia, a vítima era usuária de drogas e teria cometido uma tentativa de homicídio na noite de domingo, 25, contra Wedson Salvador dos Santos, 24, que está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após ser atingido por dois golpes de faca no tórax.
Com estas mortes, o mês de abril já registra 38 homicídios, contra 29 no mesmo mês do ano passado. Este ano, 132 pessoas foram assassinadas na cidade, sem contar os casos de auto de resistência (morte em suposta troca de tiros com a polícia) e latrocínios (roubo seguido de morte), de acordo com dados da Polícia Civil. No ano passado, foram registradas 363 mortes violentas; destas, 342 foram homicídios.
Dos assassinatos registrados no último final de semana, cinco pessoas morreram na sexta-feira. No final da manhã desta segunda, Sidney Lima de Souza, conhecido como Bolota, 22 anos, foi assassinado com vários tiros na Rua São Roque no bairro Parque Getúlio Vargas.
Segundo informações da polícia, a vítima era usuária de drogas e teria cometido uma tentativa de homicídio na noite de domingo, 25, contra Wedson Salvador dos Santos, 24, que está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após ser atingido por dois golpes de faca no tórax.
"Depois da Presidência, vou continuar fazendo política", diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante a 1a. Cúpula Brasil-Comunidade do Caribe (Caricom), nesta segunda-feira, que mesmo após a Presidência, continuará "fazendo política". "Nasci político e vou morrer político", ressaltou.
Além disso, se mostrou orgulhoso de participar de reuniões internacionais. "Eu agora estou importante porque eu faço reunião do G8, do G13, do G2, do G77, do G15... Ou seja, o que não falta é G para eu participar de reunião", afirmou.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
TRT, TRE E JUSTIÇA FEDERAL PARAM POR 48 HORAS
Os tribunais regionais Eleitoral e do Trabalho, além da Justiça Federal na Bahia, farão juntos uma paralisação de 48 horas nesta terça e quarta-feira (27 e 28). O movimento continua uma paralisação de um dia inteiro ocorrida na semana passada e que busca a aprovação de um projeto de lei que institui o Plano de Cargos e Salários dos servidores judiciários. O movimento é nacional e busca pressionar deputados federais pela aprovação do projeto, uma vez que os servidores do Ministério Público da União já conseguiram implantar seu plano. Serão mantidos apenas os serviços essenciais como emissão de habeas corpus, liminares e mandatos de segurança, por exemplo.
SEXO É UM BOM REMÉDIO PARA HIPERTENSÃO
Logo após divulgação da pesquisa que aponta o número de hipertensos no Brasil nesta segunda-feira (26), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento da campanha contra a doença no país, reforçou que a prevenção é a melhor forma de evitar a enfermidade. De acordo com o ministro, os brasileiros devem mudar seus hábitos alimentares, criar uma rotina de exercícios físicos e aproveitarem ao maximo as vantagens de uma vida sexual ativa. Segundo a pesquisa, o Rio de Janeiro é a capital brasileira com maior proporção de hipertensos do país. No Brasil, o percentual da população diagnosticada com pressão arterial cresceu em todas as faixas etárias. Na média, 24,4% dos brasileiros eram hipertensos em 2009, contra 21,5% em 2006. A relação de sexo e saúde sempre foi discutida em todo o mundo. Recentemente, a psicóloga inglesa Lisa Turner, mais conhecida como a “treinadora de orgasmos”, comprovou as vantagens do sexo para às mulheres ao revelar quatro tipos de orgasmos. Um pouco mais adiante, cientistas do England Research Institute de Massachusetts, em estudo realizado sobre o sexo, chegaram à conclusão de que o ato faz realmente bem à saúde, principalmente para o coração dos homens. Seguindo essa linha, o ministro José Gomes Temporão quer mais é que os brasileiros façam sexo, pois, dessa forma, os níveis da doença diminuirão e, possivelmente, os custos com medicamentos também.
BA-VI: BALEADO PODE FICAR TETRAPLÉGICO
Em entrevista ao Programa Casemiro no Ar, na rádio Tudo FM, Alex Santana, 16 anos, amigo do adolescente Wesley Oliveira Almeida, de 14 anos, tricolor que levou um tiro na cabeça na saída do Ba-Vi, afirmou que "a vítima foi atingida de forma premeditada depois de pirraçar integrantes de “Os Imbatíveis”, torcida uniformizada do Vitória". Já o pai de Wesley, Nilton Almeida, de 49 anos, que é funcionário da Embasa, afirma que não foi nada proposital e sim, um acidente. Mas o pai, muito emocionado, declarou, fora do ar, que Wesley corre risco de ficar tetraplégico e que poderá fazer a cirugia daqui a cinco dias, já que será entubado. Ainda segundo o colega, ao terminar o Ba-Vi, o garoto ligou para a mãe para avisar o fim do jogo e que logo estaria em casa. Em seguida, o telefone tocou e era o número do filho, mas com outra pessoa que comunicou o acidente.
CELULITE – CONTE COM A AJUDA DOS ALIMENTOS
A celulite nada mais é que a inflamação da célula, e ela nem sempre está relacionada com a obesidade, excesso de peso, ela pode ter várias causas. Predisposição genética, maus hábitos alimentares, estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, alcoolismo), desequilíbrio hormonal, etc.
Porém, deixar de comer certos alimentos e consumir com freqüência outros, podem trazer excelentes resultados. Veja a seguir o que você deve evitar para que previna o aparecimento da celulite ou melhore o aspecto das existentes:
- Café, chá preto e mate em excesso;
- Refrigerante;
- Doce e açúcar refinado;
- Carne vermelha e embutidos;
- Fritura e margarina com gordura trans;
- Alimentos enlatados e industrializados;
- Bebidas alcoólicas.
Agora veja o que é interessante consumir:
- Frutas vermelhas, quinua e azeite de oliva extra virgem - Por serem alimentos que contém substâncias antiinflamatórias;
- Alimentos fontes de fibras - Assim seu intestino funcionará bem e você pode liberar toxinas;
- Peixes - Procure comer 1 posta, 2x por semana, fonte de ômega 3;
- Semente de linhaça - Possui antioxidantes em sua composição, que combatem os radicais livres, protegendo a não destruição das células;
- Aveia - Além de ser fonte de fibras, tem silício, que ajuda na reorganização da estrutura fibrosa da pele, mantém a pele homogênea;
- Lima da pérsia e melancia - colabora com o sistema linfático, evita a retenção de líquidos;
- Abacate - Reduz a inflamação das células (1 colher de sopa por dia);
- Castanhas - Contém selênio, cobre, zinco e vitamina E, excelentes antioxidantes;
- Chá verde - Possui antioxidantes e é termogênico;
- Beber bastante água para realização de todos os mecanismos do organismo.
Além da mudança de hábitos de alimentos, estilo de vida, prática de exercícios, a drenagem linfática também pode ser uma excelente aliada. Para que o seu efeito seja ainda melhor, consuma estes alimentos citados acima.
Serra promete Ministério da Segurança e Bolsa-Família ampliado
O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, afirmou nesta segunda-feira que pretende ligar o projeto Bolsa-Família a questões ligadas a saúde e emprego e que vai criar o Ministério da Segurança Pública para ajudar no combate ao crime. O presidenciável foi entrevistado pelo apresentador José Luiz Datena, da Band.
"Eu não sou trouxa. Eu sei governar. Se você for para o governo fazer picuinha com quem foi antes, você prejudica a população. Bolsa-família eu vou reforçar, ligando a outras questões como saúde e emprego para os jovens".
O presidenciável prometeu, em um eventual governo, vai criar o Ministério da Segurança Pública. "O Ministério da Justiça faz outras coisas. O próprio perfil do ministro é sempre de um jurista. A grosso modo é de alguém ligado à Justiça. O que é diretamente a repressão, o enfrentamento, a meu ver tem de ser em um ministério especializado. Você colocaria aí pessoas com esse perfil para reorganizar todo o trabalho de segurança no Brasil".
Sobre o aumento dos aposentados, o pré-candidato foi evasivo. "O governo sabe a análise do dinheiro. Aposentado precisa ir melhorando. Você não faz tudo de uma vez... Nesse sentido, eu sou a favor. Tem de ter dinheiro para pagar e aí eu vou ser bem franco: ficarei com a posição que o governo assumir porque ele vai trabalhar com responsabilidade nisso".
Em sua entrevista, lembrou que o candidato a ser vencido nas eleições de outubro é Dilma Rousseff (PT) e não o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A disputa nesta eleição é com a Dilma e não com o Lula. Eu tenho uma relação boa com o Lula e tenho enfatizado que ele não é candidato. Tenho relações cordiais com ela e com a Marina. A população é que vai decidir entre nós. Não vou julgar aqui se tenho mais experiência do que ela (Dilma). Eu tenho uma longa experiência eleitoral e executiva", afirmou.
Serra disse a Datena que responder a críticas de Aloizio Mercadante, pré-candidato ao governo de São Paulo, "seria um atraso". O apresentador lembrou que Mercadante afirmou que o Estado foi inoperante durante as chuvas de verão, quando 79 pessoas morreram no Estado. "Ele vai ficar falando, falando..." Quando o apresentador perguntou a Serra se ele não liga para que o Mercadante diz, o presidenciável respondeu. "Para dizer a verdade, não ligo muito não".
Em relação ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), Serra disse que o grupo não se caracteriza como um partido, mas no fundo é. "Eles usam a reforma agrária como pretexto para uma ação política. Não se caracteriza como um partido, mas é. É preciso fazer cumprir a lei".
Prefeituras informaram apenas metade da frequência de alunos do Bolsa Família; prazo termina na quinta
Termina na próxima quinta-feira (29) o prazo para que as prefeituras de todo o país informem a frequência escolar, referente aos meses de fevereiro e março de 2010, dos cerca de 16,7 milhões de alunos beneficiados pelo programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
De acordo com o ministério, até as 16h desta segunda-feira (26) os municípios informaram a frequência escolar de 58% do total de crianças de 6 a 15 anos. No caso dos adolescentes de 16 e 17 anos, o percentual foi de 46%.
Os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social acompanham bimestralmente a presença escolar das crianças e adolescentes atendidos pelo Bolsa Família. Para que as famílias continuem recebendo a transferência de renda, além de estarem matriculados, os alunos de 6 a 15 anos devem assistir, no mínimo, a 85% das aulas por mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.
No último bimestre de 2009, o monitoramento da frequência chegou a 88% do total de estudantes atendidos à época, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo Ana Lucia Alonso, coordenadora de operações de condicionalidades do Bolsa Família, a expectativa é de que desta vez o percentual se assemelhe ao do ano passado.
“Devido à dinâmica adotada em algumas escolas, as prefeituras têm acesso aos dados de frequência dos alunos quase na última hora, o que acaba atrasando um pouco a entrega, porém a expectativa é de que consigamos atingir os 88% ou 89%”.
Alonso informa ainda que o balanço com os percentuais de frequência será divulgado no próximo dia 30, e a partir de maio as famílias que descumpriram o compromisso começarão a ser notificadas.
Saúde em dia
Além de informar a frequência, as prefeituras também precisam entregar os dados sobre a condicionalidade de saúde até o dia 30 de junho. Isso porque os beneficiários do Bolsa Família têm a obrigação de manter atualizado o cartão de vacinação das crianças de até 7 anos de idade, além de conduzi-las aos postos de saúde municipais para que sejam medidas e pesadas. As gestantes beneficiárias estão obrigadas a fazer o pré-natal para continuar recebendo a renda.
O governo alerta que o descumprimento das condicionalidades por cinco vezes consecutivas leva ao cancelamento do benefício. “A família que descumpre alguma das condições pela primeira vez recebe uma advertência formal, na segunda vez ela tem o benefício bloqueado por 30 dias. Já na terceira vez, o dinheiro é suspenso por 2 meses. Na quarta vez, o benefício é novamente suspenso por mais 60 dias e, finalmente, na quinta vez, o Bolsa Família é cancelado”, afirma Alonso.
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 16 de abril, os municípios haviam entregado informações referentes a 13% das 10,5 milhões de famílias que se enquadram no perfil.
A coordenadora do Bolsa Família alerta para o fato de que as famílias são responsáveis por manter seu cadastro sempre atualizado para continuarem sendo beneficiárias do programa. “O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, mas nós recomendamos que qualquer mudança no domicílio ou na composição familiar dos beneficiários seja informada ao município. Essa é a única forma que temos de acompanhar estas famílias”, completou.
Ela também informa que os municípios que não encaminham as informações sobre o acompanhamento de educação e de saúde e deixam de atualizar o cadastro das famílias também são punidos. “Os recursos destinados à gestão do Bolsa Família são transferidos de acordo com o desempenho de cada prefeitura no que diz respeito ao repasse de informação sobre os beneficiários”, finaliza Alonso.
De acordo com o ministério, até as 16h desta segunda-feira (26) os municípios informaram a frequência escolar de 58% do total de crianças de 6 a 15 anos. No caso dos adolescentes de 16 e 17 anos, o percentual foi de 46%.
Os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social acompanham bimestralmente a presença escolar das crianças e adolescentes atendidos pelo Bolsa Família. Para que as famílias continuem recebendo a transferência de renda, além de estarem matriculados, os alunos de 6 a 15 anos devem assistir, no mínimo, a 85% das aulas por mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.
No último bimestre de 2009, o monitoramento da frequência chegou a 88% do total de estudantes atendidos à época, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo Ana Lucia Alonso, coordenadora de operações de condicionalidades do Bolsa Família, a expectativa é de que desta vez o percentual se assemelhe ao do ano passado.
“Devido à dinâmica adotada em algumas escolas, as prefeituras têm acesso aos dados de frequência dos alunos quase na última hora, o que acaba atrasando um pouco a entrega, porém a expectativa é de que consigamos atingir os 88% ou 89%”.
Alonso informa ainda que o balanço com os percentuais de frequência será divulgado no próximo dia 30, e a partir de maio as famílias que descumpriram o compromisso começarão a ser notificadas.
Saúde em dia
Além de informar a frequência, as prefeituras também precisam entregar os dados sobre a condicionalidade de saúde até o dia 30 de junho. Isso porque os beneficiários do Bolsa Família têm a obrigação de manter atualizado o cartão de vacinação das crianças de até 7 anos de idade, além de conduzi-las aos postos de saúde municipais para que sejam medidas e pesadas. As gestantes beneficiárias estão obrigadas a fazer o pré-natal para continuar recebendo a renda.
O governo alerta que o descumprimento das condicionalidades por cinco vezes consecutivas leva ao cancelamento do benefício. “A família que descumpre alguma das condições pela primeira vez recebe uma advertência formal, na segunda vez ela tem o benefício bloqueado por 30 dias. Já na terceira vez, o dinheiro é suspenso por 2 meses. Na quarta vez, o benefício é novamente suspenso por mais 60 dias e, finalmente, na quinta vez, o Bolsa Família é cancelado”, afirma Alonso.
Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 16 de abril, os municípios haviam entregado informações referentes a 13% das 10,5 milhões de famílias que se enquadram no perfil.
A coordenadora do Bolsa Família alerta para o fato de que as famílias são responsáveis por manter seu cadastro sempre atualizado para continuarem sendo beneficiárias do programa. “O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, mas nós recomendamos que qualquer mudança no domicílio ou na composição familiar dos beneficiários seja informada ao município. Essa é a única forma que temos de acompanhar estas famílias”, completou.
Ela também informa que os municípios que não encaminham as informações sobre o acompanhamento de educação e de saúde e deixam de atualizar o cadastro das famílias também são punidos. “Os recursos destinados à gestão do Bolsa Família são transferidos de acordo com o desempenho de cada prefeitura no que diz respeito ao repasse de informação sobre os beneficiários”, finaliza Alonso.
Serra diz que não é "trouxa" para acabar com o Bolsa Família
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse que "não é trouxa" de acabar com o Bolsa Família, e disse que ampliará o programa do governo federal caso seja eleito, incluindo saúde e treinamento profissional. “Não sou trouxa, se eu for presidente não vou disputar com quem estava antes. Isso é um erro. O bom administrador não pode ficar de ‘picuinha’”, disse o ex-governador de São Paulo.
Em entrevista ao programa 'Brasil Urgente', da TV Bandeirantes, o pré-candidato afirmou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ficou muito aquém daquilo que foi anunciado. No entanto, Serra reconheceu a participação de verbas do governo federal, via PAC, em obras realizadas no Estado de São Paulo, como o Rodoanel. Ao participar do mesmo programa, na última quarta-feira (21), a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, reforçou o uso de dinheiro do PAC nestas obras.
Serra disse que o foco de sua campanha é disputar as eleições com Dilma e Marina Silva (PV), e não com o presidente Lula. “Tenho enfatizado que o Lula não é o candidato, assim como o Fernando Henrique não é. Portanto, a disputa na eleição é com a Dilma e não com ele”. Mesmo garantindo que manterá um tom brando durante a campanha, o ex-governador não descartou a possibilidade de “descer o nível”, caso perceba mentiras no discurso dos concorrentes. “Até agora não vou descer o nível, pode ser que esquente, mas acredito que não vai haver agressões”, afirmou.
No dia em que a Folha de S. Paulo noticiou que o presidente Lula teria alertado sua pré-candidata para que fosse mais direta em suas respostas e passasse mais segurança na fala, Serra aproveitou para afirmar que acredita levar vantagem sobre Dilma em entrevistas de programas de rádio e televisão. No entanto, ele afirmou que não pretende explorar uma possível inexperiência da candidata na política. “Não vou bater nessa tecla. Se estou falando do que fiz, não quer dizer que estou falando o que o outro não fez”, disse.
Em tom bem humorado, Serra disse que “sapo de fora não chia”, ao ser questionado sobre as declarações positivas feitas pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao candidato. “Não vou dar palpite. Mas é claro que prefiro que o Ciro fale bem de mim”, afirmou o tucano em relação a Ciro, que deve confirmar amanhã (27) sua desistência da disputa pelo Planalto.
Na entrevista, o pré-candidato do PSDB defendeu ainda a criação do Ministério da Segurança Pública, afirmou que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) usa a reforma agrária com fins políticos e se disse favorável em manter relações com países como Venezuela e Irã, embora tenha criticado as violações aos direitos humanos registradas no país do Oriente Médio, como a execução de opositores do regime.
Em entrevista ao programa 'Brasil Urgente', da TV Bandeirantes, o pré-candidato afirmou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ficou muito aquém daquilo que foi anunciado. No entanto, Serra reconheceu a participação de verbas do governo federal, via PAC, em obras realizadas no Estado de São Paulo, como o Rodoanel. Ao participar do mesmo programa, na última quarta-feira (21), a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, reforçou o uso de dinheiro do PAC nestas obras.
Serra disse que o foco de sua campanha é disputar as eleições com Dilma e Marina Silva (PV), e não com o presidente Lula. “Tenho enfatizado que o Lula não é o candidato, assim como o Fernando Henrique não é. Portanto, a disputa na eleição é com a Dilma e não com ele”. Mesmo garantindo que manterá um tom brando durante a campanha, o ex-governador não descartou a possibilidade de “descer o nível”, caso perceba mentiras no discurso dos concorrentes. “Até agora não vou descer o nível, pode ser que esquente, mas acredito que não vai haver agressões”, afirmou.
No dia em que a Folha de S. Paulo noticiou que o presidente Lula teria alertado sua pré-candidata para que fosse mais direta em suas respostas e passasse mais segurança na fala, Serra aproveitou para afirmar que acredita levar vantagem sobre Dilma em entrevistas de programas de rádio e televisão. No entanto, ele afirmou que não pretende explorar uma possível inexperiência da candidata na política. “Não vou bater nessa tecla. Se estou falando do que fiz, não quer dizer que estou falando o que o outro não fez”, disse.
Em tom bem humorado, Serra disse que “sapo de fora não chia”, ao ser questionado sobre as declarações positivas feitas pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao candidato. “Não vou dar palpite. Mas é claro que prefiro que o Ciro fale bem de mim”, afirmou o tucano em relação a Ciro, que deve confirmar amanhã (27) sua desistência da disputa pelo Planalto.
Na entrevista, o pré-candidato do PSDB defendeu ainda a criação do Ministério da Segurança Pública, afirmou que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) usa a reforma agrária com fins políticos e se disse favorável em manter relações com países como Venezuela e Irã, embora tenha criticado as violações aos direitos humanos registradas no país do Oriente Médio, como a execução de opositores do regime.
terça-feira, 20 de abril de 2010
BOLETIM INFORMATIVO DA ASSESSORIA ESPORTIVA SERRINHENSE
Os resultados da rodada definiram os próximos confrontos e confirmaram a despedida das duas equipes
que conquistaram menor quantidade de pontos durante as fases realizadas.
O Cajueiro caiu de quatro na Estação do Trem e perdeu uma das vagas para as quartas de final.
No Barrokão, a Lagoa de Fora dificultou as coisas para os donos da casa, mas não conseguiu a vitória e terminou perdendo a vaga que estava em suas mãos. A surpresa foi Guanabara que derrotou o invicto Sukatão.
Baú e Sucam empataram e o Acec fez valer o seu mando de campo diante do alto da bandeira..
RESULTADOS DOS CONFRONTOS DA 8ª RODADA (18/04) 08h30
2ª Fase (Intermediária)
34- Trem d´Alegria 4x0 Cajueiro (Local: Estação do Trem)
35- Sukatão 0x1 Guanabara (Local: Denokão)
36- Copo 1x1 Lagoa de Fora (Local: Kelezão)
37- Acec 4x2 Alto da Bandeira (Local: Virakopus)
38- Baú 1x1 Sucam (Local: Estrelão)
PRÓXIMOS JOGOS * Domingo, 25/04 (08h30) 9ª rodada
3ª Fase (Quartas de Final)
39- Trem d´Alegria x Guanabara (Local: Estação do Trem)
40- Sukatão x Alto da Bandeira (Local: Denikão)
41- Acec x Sucam (Local: Virakopus)
42- Copo x Baú (Local: Barrokão)
Desclassificados nas 2 fases anteriores: Rec, Cajueiro e Lagoa de Fora
Principais Artilheiros:
Com 8 Gols:
Catinha (Baú);
Com 6 Gols:
Jorge Coutinho (ACEC);
Com 5 Gols:
Bento (Copo) e Costa (Trem d´Alegria).
Com 4 Gols:
Nenga Matos e Zé Carlos Nascimento (Acec), Tyrone (Copo), Gil Markes (Lagoa de Fora) e Uédson (Trem d´Alegria).
Goleiro Menos Vazado:
Barrão (Sukatão), 2 gols sofridos em 7 jogos.
Raio X
Jogos Realizados: 38
Gols Marcados: 117
Média de Gols: 3,08
Gols Mandantes: 60
Gols Visitantes: 57
Vitórias da Casa: 16
Vitórias Visitantes: 15
Empates: 7
Cartões Amarelos: 151
Cartões Vermelhos: 11
Atos de Indisciplina: 5
Público Total: 14.420
Média de Público: 379
Maior Público: 1.000 (Lagoa de Fora 0x0 Sucam) 28/03
Menor Público: 120 (Copo 0x1 Sukatão) 28/2/2010Jogadores Inscritos: 274
Árbitros que atuaram nas oito rodadas (38 jogos):
Adenilso Leite, Feliciano Viana Filho, Lourival Silva, Neicrécio Mendes e Romilson José Reis (4 vezes)
Ariedson Cordeiro, José Sidnei F. de Jesus, Rubenilson José Reis e Willian Oliveira Lima (3 vezes);
Antonio Batista, Cleilton Ramos Lima, Joel Pereira, (2 vezes).
Classificação Geral:
1- Trem d´Alegria, 19 Pontos Ganhos
2- Sukatão, 16
3- Acec, 13
4- Copo, 13
5- Baú, 11
6- Sucam, 117- Alto da Bandeira, 8
8- Guanabara, 7
9- Lagoa de Fora, 6
10- Cajueiro, 3
11- REC, 0
Jorge Luiz da Silva, Serrinha, Bahia.
Ouça o nosso programa: Esporte Comunitário (de 2ª a 6ª feira, das 20h00 às 20h30), na Rádio Continental, 1330.
Visite o nosso site: www.esportecomunitario.com
Email: jolusi54@hotmail.comEmail: jolusi54@gmail.comFone: 0xx75 3261-1534
III COPA MULHER 2010.
Dirigentes do futebol feminino estão sendo convidados a participar da primeira assembléia geral, no sábado, 24/04, a partir das 10h00, para definição da realização ou não da competição. A data de início do certame, a confirmação das equipes que deverão participar e de outros critérios do Anexo I, do Regulamento, estarão entre os assuntos em pauta.
Somente participarão equipes do Município de Serrinha, mas poderão ser inscritas atletas de outras Cidades.
De acordo com o calendário da Assessoria Esportiva Serrinhense elaborado no final do ano passado a competição deverá começar no dia 16 do mês de maio, mas como o apoio que foi prometido até hoje não confirmou, poderá acontecer atrazo de uma ou duas semanas para que se possa buscar outras alternativas.
Ouça o nosso programa: Esporte Comunitário (de 2ª a 6ª feira, das 20h00 às 20h30), na Rádio Continental, 1330.
Visite o nosso site: www.esportecomunitario.com
Email: jolusi54@hotmail.com / Fone: 3261-1534
Somente participarão equipes do Município de Serrinha, mas poderão ser inscritas atletas de outras Cidades.
De acordo com o calendário da Assessoria Esportiva Serrinhense elaborado no final do ano passado a competição deverá começar no dia 16 do mês de maio, mas como o apoio que foi prometido até hoje não confirmou, poderá acontecer atrazo de uma ou duas semanas para que se possa buscar outras alternativas.
Ouça o nosso programa: Esporte Comunitário (de 2ª a 6ª feira, das 20h00 às 20h30), na Rádio Continental, 1330.
Visite o nosso site: www.esportecomunitario.com
Email: jolusi54@hotmail.com / Fone: 3261-1534
Prorrogado prazo para recadastramento dos servidores municipais de Serrinha
A Secretaria de Administração informa que o prazo para o recadastramento dos servidores municipais efetivos, concursados e comissionados, lotados na EDUCAÇÂO, foi prorrogado até o dia 22 de abril. Os funcionários que ainda não se cadastraram devem se dirigir a Biblioteca Pública Municipal, nesta terça (20) no horário de 8h às 17h (inclusive no horário de almoço), dia 21 de abril (quarta, no feriado) das 8h às 14h ou dia 22 (quinta) que funcionará em tempo integral.
Os servidores deverão estar munidos de carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira profissional, cartão da conta bancária (Bradesco), PIS, comprovante de endereço em nome do servidor e cópia do certificado ou diploma.
Salientamos que a Carteira Nacional de Habilitação não será aceita como RG e que todos os servidores, exceto os contratados, devem participar deste processo.
Por: Laiany Brizolara - Assessora de Comunicação
Os servidores deverão estar munidos de carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira profissional, cartão da conta bancária (Bradesco), PIS, comprovante de endereço em nome do servidor e cópia do certificado ou diploma.
Salientamos que a Carteira Nacional de Habilitação não será aceita como RG e que todos os servidores, exceto os contratados, devem participar deste processo.
Por: Laiany Brizolara - Assessora de Comunicação
Idosa morre em frente ao HGCA por falta de atendimento médico
Por falta de atendimento médico uma mulher de 70 anos morreu no banco traseiro de um carro no estacionamento do Hospital Geral Clériston Andrade, na tarde desta segunda-feira (19).
O veículo Fiat Uno, onde a doméstica Marina de Oliveira Andrade estava, pertence a Prefeitura Municipal de Anguera, onde ela morava. Em entrevista ao Acorda Cidade, o Secretário de Administração do Município de Anguera, José Bispo, disse que Marina de Oliveira Andrade já tinha sido atendida antes no HGCA devido a um problema de úlcera. Ela ficou internada por alguns dias e recebeu alta, mas precisou voltar para a unidade hospitalar nesta segunda-feira depois de uma crise.
Antes de voltar para o HGCA ela foi atendida em Anguera, onde um médico fez um relatório encaminhado a paciente novamente ao HGCA. Ao chegar no hospital um outro médico a atendeu, ainda dentro do veículo, e disse que ela teria que ser transferida para um hospital em Salvador. Este mesmo médico alegou ao secretário que só poderia atendê-la com a regulação. O secretário do município foi até a direção do HGCA para resolver o problema e quando voltou a paciente havia falecido.
fonte:www.tribunafeirense.com.br
O veículo Fiat Uno, onde a doméstica Marina de Oliveira Andrade estava, pertence a Prefeitura Municipal de Anguera, onde ela morava. Em entrevista ao Acorda Cidade, o Secretário de Administração do Município de Anguera, José Bispo, disse que Marina de Oliveira Andrade já tinha sido atendida antes no HGCA devido a um problema de úlcera. Ela ficou internada por alguns dias e recebeu alta, mas precisou voltar para a unidade hospitalar nesta segunda-feira depois de uma crise.
Antes de voltar para o HGCA ela foi atendida em Anguera, onde um médico fez um relatório encaminhado a paciente novamente ao HGCA. Ao chegar no hospital um outro médico a atendeu, ainda dentro do veículo, e disse que ela teria que ser transferida para um hospital em Salvador. Este mesmo médico alegou ao secretário que só poderia atendê-la com a regulação. O secretário do município foi até a direção do HGCA para resolver o problema e quando voltou a paciente havia falecido.
fonte:www.tribunafeirense.com.br
Jefferson, ex-capitão do Bahia, vence a morte e vive uma batalha diária
Um gesto rotineiro para a maioria das pessoas. Entretanto, o sinal positivo de Jefferson significa muito mais do que um simples tudo bem. Representa o cruzamento perfeito na cabeça do atacante, a emoção singular de marcar um gol, a alegria de estar vivo e poder desfrutar o amor da família. Quem não conhece a história vai se emocionar.
Quem o viu jogar recordará alguma lembrança feliz da carreira de 14 anos deste lateral-esquerdo: guerreiro, ídolo e capitão do Bahia entre os anos de 1999 e 2001, ano do último título estadual tricolor. O destino, porém, abreviou a história nos campos. Em 2002, no Juventude, o baque. Perda repentina dos movimentos corporais e diagnóstico assustador.
Jefferson, hoje 39 anos, tinha a síndrome de Behçet, doença que consiste na inflamação dos vasos sanguíneos. No caso dele, a lesão aconteceu no cérebro, afetando braços e pernas, além da fala. “Foi tudo muito difícil. Jefferson se comunicava só pelo movimento dos olhos”, conta a esposa Adriana Oltramari. “Hoje em dia, com a fisioterapia, ele já consegue comer sozinho com a mão direita. É mais uma vitória nossa”.
Pelo Bahia, em 2001, Jefferson foi capitão e campeão do estadual
e do Nordestão
Jefferson passou três meses internado no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, no início da recuperação. Com auxílio de amigos, fez tratamento no Chile antes de voltar para Pato Branco, no Paraná, cidade natal. “O Bahia fez campanha para nos ajudar com a venda de CDs. Sérgio e César Sampaio, ex-companheiros dele no Palmeiras, também realizaram um jogo beneficente. Foi importante, pois conseguimos pagar a nossa casa”, explica Adriana, emocionada.
A fé como alimento
Pai de dois filhos, Pedro Henrique, 14 anos, e Maria Clara, 13, Jefferson faz fisioterapia três vezes na semana. “Hoje em dia, a gente não gasta muito com os remédios. Só a equoterapia (método terapêutico que envolve cavalos) que é cara. São R$90 por cada sessão.A vida é difícil. Não teve jeito de pra continuar”, revela a esposa Adriana.
Hoje, todos vivem da aposentadoria do ex-jogador e do salário de Adriana, formada em educação física e que trabalha na academia do irmão, em Pato Branco. O filho Pedro Henrique conta como é o dia-a-dia do pai. Passeios e futebol na tevê são os programas prediletos.
“Ele tem uma vida normal. A cada sorriso, percebemos o significado do quanto ele está feliz”, diz, sonhando em seguir os passos do pai boleiro. O garoto, de 1,83m, é lateral como Jefferson. Só muda o lado: “Quando eu era pequeno, ele me ensinou a chutar pro gol com a perna esquerda, mas jogo na direita. Não aprendi direito”, brinca.
AJUDE O CAPITÃO
Banco Unibanco
Agência 0444
Conta Corrente 208163-6
Em nome de Adriana Oltramari da Silva
Pedro estava na divisão de base do Coritiba, mas foi dispensado. A mamãe coruja faz o lobby. “Quem sabe um dia ele não vai jogar aí no Bahia?”. Pedro não esconde a vontade. “Eu vou, com certeza!”. Antes de se despedir da entrevista pelo telefone, Adriana frisa. “Um dia nós vamos voltar a Salvador e Jefferson vai agradecer a todos que rezaram e ajudaram na recuperação”.
Esperançosa, a esposa do ídolo tricolor avisa: “Ele vai voltar a falar e andar, tenho certeza disso. Ele se emociona quando lembra de tudo que passou por aí”. Todos tricolores acreditam.
‘A doença avançou sem controle’
O neurologista Luís Sidônio Teixeira foi o primeiro médico a diagnosticar a síndrome de Behçet em Jefferson: “Demorou muito, quase um ano. Ele passou por diversos hospitais. Por isso, a doença avançou sem controle eas lesões no cérebro foram definitivas”.
O médico deixa claro que, apesar de Jefferson não correr risco de vida, a limitação será grande.“A doença estabilizou e é controlada através dos remédios imuno-supressores, conhecidos como corticóides. No entanto, ele não vai voltar a andar e a capacidade de fala vai ser reduzida”.
A síndrome de Behçet recebeu o nome do dermatologista turco Dr. Hulusi Behçet (1889-1948), que classificou, no ano de 1947,a doença como um complexo de sintomas de úlceras orais (aftas), urogenitais, neuro-ocular, e lesões de pele.
Geralmente, a incidência acontece em adultos dosexo masculino com idade entre 20 e 30 anos, podendo atingir também as crianças. A raridade assustou os médicos. Teixeira conheceu quatro casos em 20 anos de profissão. O país com maior incidência é a Turquia: 80 a 379 casos por 100 mil habitantes.
Jefferson começo no Botafogo de Ribeirão Preto. Além do Bahia, jogou por Palmeiras, Vasco, Botafogo, Sport, Atlético Mineiro, Cerro Porteño, do Paraguai, antes de encerrar a carreira no Juventude. No Palmeiras, foi bicampeão paulista e campeão Brasileiro em 94. Foi também campeão paraguaio pelo Cerro e carioca pelo Botafogo.
Emerson Ferretti se lembra com carinho do ex-companheiro
“Um exemplo de pessoa e também como profissional”. Esta é a definição do ex-goleiro Emerson sobre Jefferson. Os dois jogaram juntos pelo Bahia nos anos 2000 e 2001. “Não tenho palavras pra descrever ele. Um cara super correto, dedicado e religioso. Não entendo como isso aconteceu logo com um cara como ele”, comenta.
Coelba aprova reajuste de 5,26% da energia elétrica em residências
Os baianos já podem começar a preparar o bolso para pagar um pouco mais nas contas de água e luz nas próximas semanas. No caso da energia elétrica, o reajuste aprovado para residências é de 5,26% e passa a vigorar a partir desta quinta-feira. Já a água ficará 6,91% mais cara a partir do dia 1º de maio.
As medidas vão atingir 4,7 milhões de consumidores da Coelba e quase 2,6 milhões de consumidores que contam com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Embasa. Na opinião da presidente do Sindicato das Donas de Casa, Selma Magnavita - que já ocupou a presidência do Conselho de Consumidores de Energia -, reajustes como esse sempre implicam no planejamento financeiro das famílias. “Por mais que seja uma coisa que acontece todo ano, ainda tem gente que será pego desprevenido”, avalia.
Quem não gostou de saber do aumento foi a aposentada Maria Neves Santos. Moradora do bairro do Imbuí, ela lembra que no conjunto residencial onde mora faltou energia por pelo menos três vezes no mês passado. “Pelo serviço que oferecem, não acho que merece cobrar mais caro. Espero que esse aumento se reverta em melhor qualidade no atendimento', alfineta a aposentada.
Já o motorista Luiz Teixeira diz estar acostumado com aumentos. “Todo ano é assim, tudo sobe”, conta Teixeira, que paga uma média de R$ 80 de tarifa de energia e R$ 50 de água e esgoto. Ele contabiliza desembolsar cerca de R$ 5 a mais na primeira e quase R$ 4 na segunda.
Impacto
Com o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o usuário que pagava R$ 113,51 pelo consumo de 234 quilowatts terá um acréscimo de R$ 5,97 na conta. De acordo com o superintendente comercial da Embasa, Márcio Lessa, o reajuste é referente ao saldo remanescente do ano passado, mais a correção, e será aplicado a todas as faixas de consumo.
Existem três faixas de consumo. A primeira é a da Tarifa Social, que passa a pagar R$ 6,45 por até 10 metros cúbicos. Com o aumento do consumo, esse valor cresce de acordo com uma tabela progressiva. No caso do Residencial Intermediário, o custo dos 10m³ iniciais é de R$12,70. Para o Residencial Normal, agora é de R$13,75.
Estes valores referem- se apenas ao serviço de água, sendo acrescido 80% à tarifa em caso de esgotamento sanitário. “O reajuste será integral, mas a cobrança na próxima conta será proporcional. O aumento só vai incidir no que for consumido a partir do dia 1º de maio”, informou o superintendente da Embasa.
Anual
O reajuste dos dois serviços públicos é anual. No ano passado, a água ficou, em média, 9,46% mais cara, enquanto a luz subiu 5,58%. Este ano, o aumento concedido pela Aneel foi inferior ao percentual reivindicado pela Coelba, que foi de 8,29%.
Além dos reajustes anuais, o consumidor tem que arcar ainda com as revisões tarifárias, que ocorrem a cada quatro anos. Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
Os percentuais aprovados de reajuste para energia elétrica refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período; o aumento do custo de encargos do setor, como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), e os gastos com os subsídios de irrigação, aquicultura, fontes incentivadas e baixa renda. Já o da água, a Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab) aplica metodologia própria.
Entenda sobre a tarifa
O que é a tarifa de energia ?
É a composição de valores calculados que representam cada parcela dos investimentos e operações técnicas realizados pelos agentes da cadeia de produção e da estrutura necessária para que a energia possa ser utilizada pelo consumidor.
Tarifa significa o mesmo que preço da energia pago na conta mensal de luz?
Não. A conta de luz de cada consumidor contém o preço final, que é a tarifa definida pela Aneel, mais os impostos não incluídos nos custos da energia elétrica, como ICMS, PIS e Cofins.
Qual é o valor adequado para a tarifa de energia elétrica?
A tarifa deve ter o valor necessário para garantir o fornecimento de energia, assegurar aos prestadores de serviços ganhos suficientes para cobrir os custos operacionais eficientes, remunerar adequadamente os investimentos necessários para a expansão da capacidade e garantir a qualidade de atendimento.
O que é o reajuste tarifário anual?
Ele tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis. O reajuste acontece anualmente, na data de “aniversário” do contrato de concessão.
A revisão tarifária é obrigatória?
Sim. Está prevista em lei e nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras e a União.
Como economizar na luz
Ar-condicionado
O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas o estritamente necessário.
Chuveiro
O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável.
Televisão
Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Não durma com o aparelho ligado.
Geladeira
Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas.
Lâmpada
Evite acender durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural.
As medidas vão atingir 4,7 milhões de consumidores da Coelba e quase 2,6 milhões de consumidores que contam com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Embasa. Na opinião da presidente do Sindicato das Donas de Casa, Selma Magnavita - que já ocupou a presidência do Conselho de Consumidores de Energia -, reajustes como esse sempre implicam no planejamento financeiro das famílias. “Por mais que seja uma coisa que acontece todo ano, ainda tem gente que será pego desprevenido”, avalia.
Quem não gostou de saber do aumento foi a aposentada Maria Neves Santos. Moradora do bairro do Imbuí, ela lembra que no conjunto residencial onde mora faltou energia por pelo menos três vezes no mês passado. “Pelo serviço que oferecem, não acho que merece cobrar mais caro. Espero que esse aumento se reverta em melhor qualidade no atendimento', alfineta a aposentada.
Já o motorista Luiz Teixeira diz estar acostumado com aumentos. “Todo ano é assim, tudo sobe”, conta Teixeira, que paga uma média de R$ 80 de tarifa de energia e R$ 50 de água e esgoto. Ele contabiliza desembolsar cerca de R$ 5 a mais na primeira e quase R$ 4 na segunda.
Impacto
Com o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o usuário que pagava R$ 113,51 pelo consumo de 234 quilowatts terá um acréscimo de R$ 5,97 na conta. De acordo com o superintendente comercial da Embasa, Márcio Lessa, o reajuste é referente ao saldo remanescente do ano passado, mais a correção, e será aplicado a todas as faixas de consumo.
Existem três faixas de consumo. A primeira é a da Tarifa Social, que passa a pagar R$ 6,45 por até 10 metros cúbicos. Com o aumento do consumo, esse valor cresce de acordo com uma tabela progressiva. No caso do Residencial Intermediário, o custo dos 10m³ iniciais é de R$12,70. Para o Residencial Normal, agora é de R$13,75.
Estes valores referem- se apenas ao serviço de água, sendo acrescido 80% à tarifa em caso de esgotamento sanitário. “O reajuste será integral, mas a cobrança na próxima conta será proporcional. O aumento só vai incidir no que for consumido a partir do dia 1º de maio”, informou o superintendente da Embasa.
Anual
O reajuste dos dois serviços públicos é anual. No ano passado, a água ficou, em média, 9,46% mais cara, enquanto a luz subiu 5,58%. Este ano, o aumento concedido pela Aneel foi inferior ao percentual reivindicado pela Coelba, que foi de 8,29%.
Além dos reajustes anuais, o consumidor tem que arcar ainda com as revisões tarifárias, que ocorrem a cada quatro anos. Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
Os percentuais aprovados de reajuste para energia elétrica refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período; o aumento do custo de encargos do setor, como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), e os gastos com os subsídios de irrigação, aquicultura, fontes incentivadas e baixa renda. Já o da água, a Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab) aplica metodologia própria.
Entenda sobre a tarifa
O que é a tarifa de energia ?
É a composição de valores calculados que representam cada parcela dos investimentos e operações técnicas realizados pelos agentes da cadeia de produção e da estrutura necessária para que a energia possa ser utilizada pelo consumidor.
Tarifa significa o mesmo que preço da energia pago na conta mensal de luz?
Não. A conta de luz de cada consumidor contém o preço final, que é a tarifa definida pela Aneel, mais os impostos não incluídos nos custos da energia elétrica, como ICMS, PIS e Cofins.
Qual é o valor adequado para a tarifa de energia elétrica?
A tarifa deve ter o valor necessário para garantir o fornecimento de energia, assegurar aos prestadores de serviços ganhos suficientes para cobrir os custos operacionais eficientes, remunerar adequadamente os investimentos necessários para a expansão da capacidade e garantir a qualidade de atendimento.
O que é o reajuste tarifário anual?
Ele tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis. O reajuste acontece anualmente, na data de “aniversário” do contrato de concessão.
A revisão tarifária é obrigatória?
Sim. Está prevista em lei e nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras e a União.
Como economizar na luz
Ar-condicionado
O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas o estritamente necessário.
Chuveiro
O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável.
Televisão
Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Não durma com o aparelho ligado.
Geladeira
Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas.
Lâmpada
Evite acender durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural.
POSTULANTES ANSIOSOS POR PESQUISA DATAFOLHA
É grande a expectativa por parte dos postulantes ao governo do Estado, de que nesta terça-feira (20) seja divulgado um resultado de uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Datafolha. A entidade, que é considerada uma das mais creditáveis, ainda não confirmou oficialmente se realmente publicará os dados, mas os abelhudos de plantão já estão a postos, alguns deles a roer os dedos de ansiedade e sem dormir. O governador Jaques Wagner (PT) deve estar a torcer para que seja permanecida a sua liderança na corrida, enquanto o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) e o ex-governador Paulo Souto (DEM) rezam por uma mudança no cenário e uma subida de degraus. O pré-candidato do PV, Luiz Bassuma também aguarda por melhoras. Contudo, vale ressaltar que não há nehuma pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
ALIANÇA DO PPS COM GEDDEL "NÃO VAI PROSPERAR"
O apoio do PPS à candidatura do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Governo do Estado é contestado pela direção nacional da legenda. O presidente do PPS nacional, Roberto Freire, em entrevista ao colunista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, afirmou que encaminhará nesta semana um pedido de explicações ao diretório baiano. Mas já põe água no chopp peemedebista, e avisa que a parceria com Geddel “não vai prosperar”. Segundo Freire, “tem gente na Bahia, no próprio diretório, que é contra isso”. O dirigente vai submeter a decisão baiana à direção nacional do PPS. De acordo com uma resolução aprovada pela legenda em congresso, “toda e qualquer aliança regional que fuja ao apoio nacional a José Serra terá de ser aprovado pela direção nacional”. “O PMDB da Bahia definiu-se claramente por Dilma Rousseff”, disse Freire. “O PPS, como legenda pequena, entra nesse acerto como mera massa de manobra”. Ele recorda que, na Bahia, a coligação natural do PPS é com a candidatura de Paulo Souto (DEM), apoiada pelo PSDB do pré-candidato José Serra. Freire rechaça ainda o argumento de que a aliança com o PMDB poderia favorecer a eleição de deputados do PPS. “Para nós, não tem nenhum sentido esse negócio de fazer política na base de eleger um deputado. Não é o nosso estilo. Não vou admitir. Que brincadeira é essa? (...) O PPS não é uma legenda qualquer. Tem história. Isso pode acontecer em qualquer outro partido, no nosso não!”. Ele prossegue: “Ficar com Geddel não tem justificativa. O PPS, partido pequeno, ficiaria aliado a uma candidatura em que todas as forças estão engajadas na campanha da Dilma. Faríamos papel de menino de recado. É inaceitável!”.
GREVE NO JUDICIÁRIO PARALISA CARTÓRIOS
Os servidores do Judiciário baiano entraram em paralisação nesta terça-feira (20), e irão realizar a Assembleia-geral da categoria, às 9h, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) avisa que estão suspensos, a principio somente nesta terça, os serviços em cartórios, fóruns e do próprio tribunal. Funcionarão apenas serviços de plantão judiciário, como expedição de guia de sepultamento, habeas corpus e liminar de saúde. Segundo o Sindpojud, o TJ-BA não tem mais a capacidade de aumentar os vencimentos dos funcionários, porque atingiu, nos três últimos quadrimestres, gastos com a folha salarial acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo da assembleia é discutir medidas para diminuir os gastos com pessoal. O foco é combater os supersalários de alguns funcionários – alguns receberam até R$ 52 mil em janeiro, quando a folha foi divulgada no site do Judiciário. Informações do Correio.
FALSA ADVOGADA IMPETROU MAIS DE 200 PROCESSOS
Com mais de 200 processos judiciais impetrados em seu nome, Mônica Barbosa de Oliveira, 45, foi detida em flagrante nesta segunda-feira (19) pela manhã na saída do Fórum Ruy Barbosa, ao se passar por advogada. De acordo com a delegada plantonista de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), Joana Angélica Santos, desde 2008 Mônica aplica o golpe. Na última sexta-feira (16), três vítimas compareceram à unidade policial para denunciá-la. Com o registro profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, ela assumia procedimentos na área Cível. “Eram ações trabalhistas, de família e do consumidor”, explicou a delegada. Já existiam seis queixas contra a falsa advogada. Os agentes investigam se ela trabalhava sozinha ou se existem mais pessoas ligadas no esquema. Mônica prestou depoimento no final da tarde, e responderá por estelionato e falsidade ideológica, com pena prevista de até cinco anos de prisão. O motorista Benedito Ribeiro afirma que perdeu um automóvel, uma audiência trabalhista e mais de R$ 30 mil por confiar na falsa advogada, cujo honorários eram superiores a R$ 800. A estelionatária encontra-se presa na 6ª Delegacia da Polícia Civil, em Brotas. Informações da Tribuna da Bahia.
ÁGUA E LUZ MAIS CARAS PARA OS BAIANOS
Dois itens básicos -água e luz- das despesas mensais vão ficar mais onerosos para os baianos a partir do mês que vem. A Embasa avisou nesta segunda (19) que vai aumentar em 6,91% as tarifas de todas as faixas de consumo. Já a Coelba recebeu cartão verde da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para aplicar um reajuste médio de 6,75% aos consumidores residenciais; 0,85% para a baixa renda e 6,07% ao público industrial. Com isso, é bom ir preparando o bolso.
TCM: INDICAÇÃO DE PLÍNIO É APROVADA NA AL
Depois de ser aprovada por unanimidade a indicação do nome de Plínio Carneiro Filho para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Assembleia Legislativa da Bahia acaba de aprovar nesta segunda-feira (19) em plenário o nome do futuro jovem conselheiro. Dos 63 deputados estaduais, 53 votaram. Plínio teve apenas três votos contra. O candidato, que foi sabatinado na CCJ no dia 13 de abril, é funcionário do TCM. O pai dele, o ex-conselheiro e ex-deputado Plínio Carneiro, saiu do TCM antes do tempo previsto em sua carreira para viabilizar a posse de Otto Alencar (PP), pré-candidato a uma das vagas na chapa majoritária do governador Jaques Wagner (PT). O ex-conselheiro retribuiu a gentileza.
Homem que vingou morte do filho após 13 anos vai a júri no interior de SP
Em 23 de dezembro do ano passado, Agnaldo de Souza Lima, 62, foi preso acusado de matar a tiros o presidiário Milton Batista do Nascimento, no Cidade Aracy, periferia de São Carlos. Nascimento foi condenado por matar o filho de Lima 13 anos antes, em uma briga de bar, com a ajuda de um colega. Hoje, no Fórum da cidade, Lima vai a júri popular pela morte do assassino do filho.
Até dezembro do ano passado, Nascimento ainda cumpria pena por causa do assassinato do filho de Lima, José Roberto, em agosto de 1996. No final do ano, ele deixou provisoriamente a prisão para passar as festas com a família --quando foi morto a tiros por Lima.
Será a segunda vez que o réu vai a júri popular acusado de matar um dos assassinos do filho. No mesmo dia em que José Roberto morreu, Lima matou um dos autores do crime, Rodrigo de Paula, 18, com três tiros. Nascimento também foi atingido, mas escapou e foi preso.
Já Lima respondeu em liberdade pelo assassinato, alegou legítima defesa e forte estado emocional, e acabou absolvido da primeira morte. No júri de hoje, as teses de legítima defesa e violenta emoção voltarão a ser usadas pela defesa.
"Ele [Lima] não matou por vingança, mas porque foi agredido", diz o advogado Ulisses Mendonça Cavalcanti. Já o promotor Marcelo Mizuno, da acusação, afirma que não havia razão para o crime.
Até dezembro do ano passado, Nascimento ainda cumpria pena por causa do assassinato do filho de Lima, José Roberto, em agosto de 1996. No final do ano, ele deixou provisoriamente a prisão para passar as festas com a família --quando foi morto a tiros por Lima.
Será a segunda vez que o réu vai a júri popular acusado de matar um dos assassinos do filho. No mesmo dia em que José Roberto morreu, Lima matou um dos autores do crime, Rodrigo de Paula, 18, com três tiros. Nascimento também foi atingido, mas escapou e foi preso.
Já Lima respondeu em liberdade pelo assassinato, alegou legítima defesa e forte estado emocional, e acabou absolvido da primeira morte. No júri de hoje, as teses de legítima defesa e violenta emoção voltarão a ser usadas pela defesa.
"Ele [Lima] não matou por vingança, mas porque foi agredido", diz o advogado Ulisses Mendonça Cavalcanti. Já o promotor Marcelo Mizuno, da acusação, afirma que não havia razão para o crime.
Lula cogita 'conduzir' Dilma a palanque no 1º de Maio
O comando da campanha de Dilma ‘Lulodependente’ Rousseff começou a organizar a próxima aparição da candidata ao lado de Lula ‘Cabo Eleitoral’ da Silva.
Deve ocorrer no Dia do Trabalhador, 1º de maio, em palanque montado por centrais sindicais, em São Paulo.
O evento depende apenas de uma análise jurídica e da palavra final de Lula. O martelo será batido até o final da semana.
O último evento conjunto da dupla ocorrera em 10 de abril, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo.
Resultou em nova ação do PSDB no TSE. Além de acusar Lula e Dilma de fazer campanha ilegal, o tucanato questiona o uso eleitoral de verbas sindicais.
Daí a análise jurídica encomendada pelo comitê de petistas que assessora Dilma. Programa-se, de resto, o calendário das próximas viagens da candidata.
O roteiro inclui, além de São Paulo, dois Estados-problema: Paraná e Rio de Janeiro. São locais onde os palanques de Dilma ou balançam ou estão eletrificados.
No Paraná, o palanque bambeia. Ali, Lula tenta, desde o ano passado, empurrar o PT para dentro da coligação do senador Osmar Dias (PDT).
Porém, Osmar coleciona divergências com o petismo paranaense. Passou a flertar com a candidatura tucana de Beto Richa, um apoiador de José Serra.
Nas últimas semanas, o Osmar levou à balança a hipótese de disputar a reeleição ao Senado, não o governo paranaense.
No Rio, são dois os palanques que se dispõem a recepcionar Dilma: o de Sérgio Cabral (PMDB) e o de Anthony Garotinho (PR).
Sentindo-se preterido, Garotinho virou fio desemcapado. No domingo (18), ensaiou um curto-circuito.
Garotinho acusou o ex-aliado Cabral de enriquecimento ilícito. E deixou em suspenso o apoio a Dilma.
Não serão as primeiras divergências a cruzar o caminho da candidata. Dilma já deixou um rastro de polêmica em Minas e no Ceará.
A despeito disso, o comando da campanha avalia que a necessidade de expor a candidata se sobrepõe às quizilas regionais.
Nesta segunda (19), foi inaugurado o comitê suprapartidário de coordenação da campanha. Uma tentativa de atenuar as encrencas estaduais.
Prevê-se que os aliados farão reuniões quinzenais. O próximo encontro foi agendado para 3 de maio.
Diz-se que a agenda de Dilma será debatida nesse colegiado. Mas o PT levará à mesa pratos prontos.
Pafra complicar o novo comitê deve produzir outra polêmica. Previra-se, de início, que apenas partidos já fechados com Dilma teriam assento no grupo.
Por esse critério, teriam voz, além do PT: PMDB, PDT, PR, PRB e PCdoB. Súbito, incluíram-se representantes do PTB e do PP no conselho.
O PTB, embora desunido, pende para o apoio a Serra. O PP analisa a alternativa de se manter neutro, liberando seus diretórios estaduais.
A despeito disso, foram à primeira reunião os petebês Gim Argello (DF) e Jovair Arantes (GO); e pepê João Leão. Vem barulho por aí.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Meu Caro Amigo José Ribeiro!
Os acontecimentos desta semana vem nos brindar mais uma vez sobre a política baiana e suas singularidades.
Líderes que antes serviam as exelências dos GENERAIS, hoje pregam que o tempo é de mudanças, que o passado não conta em absolutamente nada e que os caminhos mostram que a DEMOCRACIA é o fato de "ESTAR ONDE O PODER O LEVAR".
Triste Bahia, quando vejo entrevistas com o Sr. Otto Alencar, aquele mesmo que conseguiu de maneira espúria GRAMPEAR os telefones do Dep. Federal Pelegrino, Geddel, Walter Pinheiro e tantos outros, aquele mesmo que com a sua prepotência mandou prender e agredir o reitor da UFBA.
Cria e executor fiel das "ORDENS CARLISTAS" vem dizer a nossa população: LULA tem um ALENCAR lá em Brasília. Aqui na Bahia Wagner tambem tem um ALENCAR.
Não pode haver ofensa maior para o nosso querido Vice Presidente, que uma comparação RIDÍCULA como essa.
Parabenizo de público o Senador Cesar Borges, por ter tido a inteligência necessária para DESARRUMAR toda essa trupe que queria se instalar na majoritária petista.
O Senador, Cesar Borges entendeu que o PT só vota no PT... O sábio Senador, consegui seguramente levar a disputa eleitoral para o 2º turno na Bahia, e colocou o Ex Conselheiro Otto Alencar em uma saia justa. Não deve compor como Vice na chapa de Wagner. O homem da vez é o Ex psdebista Marcelo Nilo, lhe restando a pleitear uma vaga para o Senado juntamente com Lídice (PSB). Qual petista em são consciência vai votar? Lídice ou Otto?
Geddel a cada hora fica mais fortalecido, sabendo impor como ninguem o que quer, e o que fará para conseguir. Vem mostrando força no governo federal e mostrando ser compridor de acordos.
Paulo Souto, esse estacionou e mantem o seu quinhão...
Em nosso município, esperamos a posição da ex prefeita Tânia Lomes, líder absoluta nas pesquisas de intenção de votos para representar nosso povo.
O prefeito Osny, mostra mais uma vez o porque de tanta gente de Alagoinhas participando de sua administração e com isso tomando o mercado de trabalho dos serrinhenses em plena Serrinha. Apoia o candidato petista, Joseildo a Estadual, homem de boa retória e ex prefeito de Alagoinhas. Isso sim é INTERCÂMBIO...
A luta continua,
Um Abraço,
Sandro Pinheiro
Líderes que antes serviam as exelências dos GENERAIS, hoje pregam que o tempo é de mudanças, que o passado não conta em absolutamente nada e que os caminhos mostram que a DEMOCRACIA é o fato de "ESTAR ONDE O PODER O LEVAR".
Triste Bahia, quando vejo entrevistas com o Sr. Otto Alencar, aquele mesmo que conseguiu de maneira espúria GRAMPEAR os telefones do Dep. Federal Pelegrino, Geddel, Walter Pinheiro e tantos outros, aquele mesmo que com a sua prepotência mandou prender e agredir o reitor da UFBA.
Cria e executor fiel das "ORDENS CARLISTAS" vem dizer a nossa população: LULA tem um ALENCAR lá em Brasília. Aqui na Bahia Wagner tambem tem um ALENCAR.
Não pode haver ofensa maior para o nosso querido Vice Presidente, que uma comparação RIDÍCULA como essa.
Parabenizo de público o Senador Cesar Borges, por ter tido a inteligência necessária para DESARRUMAR toda essa trupe que queria se instalar na majoritária petista.
O Senador, Cesar Borges entendeu que o PT só vota no PT... O sábio Senador, consegui seguramente levar a disputa eleitoral para o 2º turno na Bahia, e colocou o Ex Conselheiro Otto Alencar em uma saia justa. Não deve compor como Vice na chapa de Wagner. O homem da vez é o Ex psdebista Marcelo Nilo, lhe restando a pleitear uma vaga para o Senado juntamente com Lídice (PSB). Qual petista em são consciência vai votar? Lídice ou Otto?
Geddel a cada hora fica mais fortalecido, sabendo impor como ninguem o que quer, e o que fará para conseguir. Vem mostrando força no governo federal e mostrando ser compridor de acordos.
Paulo Souto, esse estacionou e mantem o seu quinhão...
Em nosso município, esperamos a posição da ex prefeita Tânia Lomes, líder absoluta nas pesquisas de intenção de votos para representar nosso povo.
O prefeito Osny, mostra mais uma vez o porque de tanta gente de Alagoinhas participando de sua administração e com isso tomando o mercado de trabalho dos serrinhenses em plena Serrinha. Apoia o candidato petista, Joseildo a Estadual, homem de boa retória e ex prefeito de Alagoinhas. Isso sim é INTERCÂMBIO...
A luta continua,
Um Abraço,
Sandro Pinheiro
Assinar:
Postagens (Atom)