domingo, 16 de maio de 2010
Morre Seu Souza, eterno porteiro da Fonte Nova
Morreu na madrugada deste domingo, 16, de parada cardíaca, Raul Souza, mais conhecido como Seu Souza, personagem folclórico do futebol baiano. Seu Souza foi funcionário da Sudesb durante mais de 56 anos como porteiro da Fonte Nova. Ele tinha 92 anos e estava internado desde sexta-feira, 14, no Hospital São Marcos, no bairro da Graça.
Entre as histórias famosas contadas por Seu Souza, estão as ocasiões em que ele barrou Pelé e Luciano do Vale no portão da tribuna de imprensa, onde trabalhava, por falta de credenciais.
“Pelé foi barrado em 1972, quando a Seleção veio fazer um amistoso na Fonte Nova. Já Luciano foi barrado numa derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 1, em que o time foi vaiado porque o treinador só colocou Marcelo Ramos no finalzinho jogo”, disse sua filha Marina Santos Souza, 51 anos.
Segundo Marina, Seu Souza começou a trabalhar no futebol em um campo de várzea, localizado na Graça. “Trabalhava no campo da Graça anotando e apagando o placar dos jogos com giz e bucha”, relatou.
Torcedor fiel do Ipiranga, ele só torcia para Bahia e Vitória quando estes enfrentavam times de fora. Também esteve presente em vários momentos importantes da Fonte Nova, inclusive estava trabalhando no portão da tribuna de imprensa quando o anel superior desabou em 2007.
Sobre a demolição do Estádio Octávio Mangabeira, Marina disse que ele ficou muito triste e que achava um absurdo demolir ao invés de reformar. “Ficou arrasado, achava um desperdício derrubar o estádio e queria muito que o reformassem”.
Seu Souza deixou cinco filhos, oito netas e três bisnetos. O enterro aconteceu neste domingo, no cemitério do Campo Santo.