segunda-feira, 10 de maio de 2010
Promotora firma compromisso de ampliar ações contra crimes ambientais em Feira
“Ações em conjunto que fomentem a participação social geram efeitos mais rápidos do que aguardar que o crime aconteça e recorrer a Justiça. Por isso, vamos in loco conhecer a situação e analisar as medidas que precisam ser tomadas”. O compromisso foi firmado pela promotora de justiça Ana Vitória Gouveia, da área de meio ambiente, em reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, na última quinta-feira (6).
A reunião foi solicitada pela promotora para “tratar de temas relacionados a preservação de ecossistemas e crimes ambientais em Feira de Santana”.
O encontro, realizado com os vereadores Angelo Almeida e Marialvo Barreto, representantes da comissão, não apenas obteve o compromisso da promotora como também resultou em uma decisão importante.
O grupo decidiu que haverá visitação dos pontos considerados críticos do meio ambiente em Feira de Santana, situações que serão identificadas através de um levantamento feito pela Comissão. O levantamento, conforme a assessoria de imprensa do vereador Angelo Almeida, deve acontecer na próxima terça-feira (11).
De acordo com nota da assessoria de Angelo, além do levantamento dos pontos críticos da poluição ambiental e das visitas in loco, disso, a Comissão irá promover uma série de audiências públicas para debater os problemas ambientais do município com estudantes, entidades e movimentos sociais.
A promotora demonstrou interesse de estreitar o relacionamento com o Poder Legislativo. “Como representantes do povo, muitas vezes os vereadores possuem acesso aos fatos, antes mesmo deles chegarem ao Ministério Público. Com esse reforço poderemos coibir ações que venham a prejudicar o meio ambiente, já que a prevenção é a melhor forma de preservação”, diz ela.
Angelo Almeida também deixou o encontro otimista. Ele disse que a iniciativa da promotora, de buscar uma parceria com esta Comissão traz uma nova perspectiva. “A luta pela preservação da natureza se torna ainda mais forte e eficaz, principalmente na prevenção dos crimes ambientais”.
O Ministério Público já viveu um período mais intenso, em Feira de Santana, no combate aos problemas ambientais. O órgão, de fundamental importância nas lutas da sociedade, por seu peso político e pela sua credibilidade junto a opinião pública, precisa voltar a agir com mais vigor.
Afinal, problema ambiental é o que não falta nesta cidade. Dependemos, todos nós feirenses, e muito, do empenho da promotoria competente. Sem o Ministério Público, empresários contumazes em provocar a degradação ambiental, em todos os níveis, se sentem bem mais à vontade para nos afrontar.
Esperamos, portanto, que os compromissos firmados nessa reunião com os representantes da Câmara efetivamente sejam levados adiante. Estamos na expectativa. As medidas anunciadas são muito interessantes. Um levantamento dos pontos críticos é o passo inicial. As visitas in loco, em seguida, fecham o cerco aos que estejam cometendo crime ambiental. E são muitos crimes, nas mais diversas áreas.
fonte:WWW.TRIBUNAFEIRENSE.COM.BR - FOTO-JORNALISTA VALDOMIRO SILVA