sexta-feira, 18 de junho de 2010
Interesse masculino no sexo oposto acontece em fração de segundos
Uma pesquisa publicada na revista científica Social Cognitive and Affective Neuroscience constatou que homens levam menos de um segundo para julgar o rosto de uma mulher como atraente ou não. De acordo com os pesquisadores, o resultado do estudo está ligado à evolução e seria uma das maneiras primitivas encontradas para avaliar a fertilidade no sexo oposto.
Os cientistas fizeram um experimento com 20 homens e 20 mulheres, conduzindo uma série de testes que monitoravam a atividade cerebral dos participantes ao desempenharem tarefas dadas por eles, enquanto monitoravam a atividade cerebral desses voluntários.
Durante as tarefas os pesquisadores mostravam imagens de pessoas atraentes ou não ao grupo e como resultado constataram que eles desviavam o olhar e desconcentravam das tarefas toda vez que viam um rosto bonito. Já as mulheres conseguiram se manter mais atentas ao que estavam fazendo previamente. Isso se deveria ao fato de elas avaliarem um possível parceiro através de seu comportamento e atitudes e não apenas pela aparência física
De acordo com o Professor Mark van Vugt, que conduziu parte do estudo, os homens tem um olhar curioso, porque foram adaptados para prestar atenção em sinais de fertilidade e a beleza facial seria um deles. É, lamentavelmente parece que aquele papo de a primeira aparência é a que fica é mesmo verdade, pelo menos no universo masculino.