NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: Pois Jeová falou: "Criei e eduquei filhos, Mas eles se revoltaram contra mim. O touro conhece bem o seu dono, E o jumento, a manjedoura do seu proprietário; Mas Israel não me conhece, Meu próprio povo não se comporta com entendimento.” Ai da nação pecadora, Povo carregado de erro, Descendência de malfeitores, filhos que se corromperam! Abandonaram a Jeová".Isaías 1:1-31

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Começa a reforma da estrada de Biritinga


Faltam acostamentos, não tem sinalização, totalmente esburacada, trechos que lembram o período que era asfaltado, porém com grandes buracos. Esta é a situação do trecho de 20 km da BA 383, que foi asfaltado em 1978, pelo então governador Roberto Santos. A rodovia foi projetada para veículos de pequeno porte, entretanto, o tráfego de carretas aumentou bastante, levando em consideração que a estrada, com início em Serrinha e com extensão de 80 km até Nova Soure, diminui a distância para os estados do Nordeste.

A recuperação desta BA é a principal reivindicação dos políticos do município de Biritinga, que ao longo dos últimos governos vêm demonstrando insatisfação com todos os líderes da política baiana em evidência.

Segundo o vereador José Adilson Lima dos Anjos, em 2007 ele e os então vereadores José Simões, Milton Almeida de Oliveira, Nego de Abade e Gilmário Souza de Oliveira, hoje prefeito, estiveram com o governador Jaques Wagner e receberam dele a promessa de recuperação, com início das obras naquele ano e nada aconteceu. Em 2008, o grupo esteve em Salvador novamente. "Na ocasião estivemos com o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, que prometeu iniciar as obras entre quatro a cinco meses e não passou da promessa", lembrou o vereador pedetista.

A recuperação da rodovia BA-383, no trecho inicial entre Biritinga/Serrinha, teve inicio nesta quinta-feira (08) e será executada pela empresa Leão Engenharia.

A equipe do Calila Notícias (CN) percorreu os 20 km, saindo de Biritinga, onde à direita localiza-se o antigo matadouro e à esquerda o inicio das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Conceição do Coité, Serrinha e Retirolândia, onde trabalham muitos homens e máquinas. Quem olha rapidamente tem a impressão que são as máquinas responsáveis pela estrada.

Um quilômetro à frente está a lembrança do asfalto, porém com muitos buracos. Ao longo, são três pontes e um trecho entre paredões, conhecido como Corte Grande, na altura das comunidades do Capitão e Água Boa Velha. "Nós aqui desta região da Placa, Vendinha, três Estradas e Lagoa do Morro, sofremos com os preços e a qualidade dos transportes para irmos a Serrinha ou Biritinga, pois ninguém quer botar um carro bom nesta linha", lamentou o agricultor Antônio Francisco Santos, 49 anos.

Enquanto a equipe viajava, encontramos poucos carros e muitas motos, num "verdadeiro poeirão". "Esta é a principal ligação entre as BRs 116 e 410", lembrou o caminhoneiro José Octávio dos Santos, que lamentava a situação do trecho que é obrigado a percorrer, pois estava indo fazer entrega de alimentos nas comunidades de assentamentos da reforma agrária, a 20 km de Biritinga, conhecidas como Colônia Boa Sorte, e Colônia Boa Vista.

O casal Francisco Rodrigues e Ana Maria, residente na Fazenda Sarucaba, a 01 km da pista, disse que até de carroça é complicado trafegar, pois os carros ficam fazendo "zig zag" para se defender dos buracos, correndo risco de acidente. A oito quilômetros da cidade de Serrinha, o asfalto está bom, merecendo um recapeamento, sinalização e acostamento.

O prefeito Gilmário Souza de Oliveira (PDT) diz que está satisfeito com a luta para concretização deste desejo dos seus munícipes, entretanto garante que não vai se quietar até vê a obra chegar a Nova Soure, pois, no seu entendimento, a estrada é fonte de desenvolvimento para o município, inclusive é via de acesso a muitas comunidades rurais, que estão pagando caro para transportar sua produção até a sede.

Segundo técnicos da Leão Engenharia, a empresa já começou a montar sua base de apoio, que ficará a 10 km de Biritinga, dividindo o trecho, como forma de beneficiar os moradores do município, pois são aqueles que mais precisam da estrada. Os trabalhos terão início a um quilometro da cidade, pois esta distância até a sede será duplicada, atendendo a solicitação do deputado Émerio Resedá e do prefeito Gil de Gode, e autorizada pelo governador Jaques Wagner.



Por: Valdemí de Assis/ Fotos: Raimundo Mascarenhas