segunda-feira, 26 de julho de 2010
Datafolha: Wagner avança 5 pontos, Geddel ganha 1 e Souto perde 1
O Datafolha, instituto de pesquisa de opinião de maior credibilidade no país – para muitos, o único que realmente merece confiança – divulgou este fim de semana mais uma pesquisa sobre a corrida pelo governo da Bahia. O governador Jaques Wagner está tranqüilo na liderança, na consulta estimulada, com a apresentação dos nomes dos candidatos.
Mas é na espontânea, em que o eleitor é questionado sobre quem seria o seu candidato sem que nomes sejam apresentados, que os dados são ainda mais expressivos em favor do petista.
Wagner conta, segundo a pesquisa, com 44% dos votos válidos. Paulo Souto, o segundo colocado, tem 23%, enquanto o terceiro candidato mais competitivo, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, deputado federal, apresenta-se com 12%. O verde Luiz Bassuma e Professor Carlos, têm 1% cada.
No total, os adversários de Wagner somam 37%. O governador venceria no primeiro turno com vantagem de 7%. Os outros candidatos de oposição, Marcos Mendes (PSOL) e Sandra Santa Bárbara (PCB), não pontuaram.
Em relação a última pesquisa realizada pelo Datafolha na Bahia, feita em dezembro do ano passado, Wagner ampliou a liderança. No final de 200, o governador liderava com 39%, contra 24% de Paulo Souto e 11% de Geddel. Assim, nesta primeira pesquisa de 2010, Wagner avançou 5%, Geddel 1% e Paulo Souto perdeu 1%.
A pesquisa espontânea amplia a vantagem de Wagner. Ele conta com 26% dos votos, seguido de Paulo Souto com 7% e Geddel Vieira Lima 4%. A pontuação de Wagner supera a dos seus dois principais adversários em mais de 100%.
FONTE:WWW.TRIBUNAFEIRENSE.COM.BR(JORNALISTA-VALDOMIRO SILVA-FOTO)