A Central de Atendimentos a Presos em Delegacias (Capred) está intensificando as suas ações nas delegacias. O objetivo da central é prestar assistência jurídica ao preso desde o momento da sua prisão em flagrante, até que o processo seja distribuído para uma vara de crime. Os atendimentos foram realizados pelo defensores Gil Braga e Larissa Guanaes, com apoio do assessor da Capred Ubirajara da Costa.
De acordo com o defensor Gil Braga, todas as 45 custodiadas da 9ª Delegacia de Polícia foram atendidas no dia 09 de setembro. Já nos dias 15 e 16 de setembro, foram atendidos os custodiados da 1ª DP. “Nestes atendimentos, todos os presos receberam o andamento processual atualizado, a cartilha do Núcleo de Assistência Jurídica aos Presos e seus Familiares, a relação de documentos para o pedido que será feito em seu favor, e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as suas prisões”, afirmou o defensor.
O objetivo é visitar outras delegacias de Salvador e atender todos os custodiados. A próxima unidade a ser visitada será a 5º DP. “Já iniciamos o diálogo com alguns parceiros para inserir o Núcleo de Assistência Jurídica aos Presos e seus Familiares na rede de proteção aos nossos assistidos”, ressalta Gil Braga. A Capred pretende firmar parcerias com instituições voltadas para causas sociais, como as Voluntárias Sociais, o Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas das Obras Sociais Irmã Dulce, e a Aliança de Redução de Danos, para apoiar os projetos e iniciativas do núcleo. --
Defensor Cidadão
http://defensorcidadao.blogspot.com