terça-feira, 21 de setembro de 2010
Serra promete o '13º Bolsa Família' e nova secretaria para semiárido
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu criar uma espécie de 13º salário no Bolsa Família, principal programa social do governo Lula.
"Eu vou criar o 13º Bolsa Família. Se todo mundo tem, se assalariado tem, se aposentado tem, por que quem recebe Bolsa Família não pode ter?", disse o candidato, durante debate promovido pelo SBT Nordeste, em Recife (PE).
A promessa é uma forma de neutralizar uma preocupação dos tucanos na região: os boatos de que Serra acabará com o programa de transferência de renda, que atende cerca de 22% do eleitorado nordestino, segundo pesquisa Ibope.
O candidato tucano também apresentou outra proposta. Afirmou que criará uma secretaria especial para o semiárido nordestino, como forma de combater a seca. No entanto, não entrou em detalhes sobre como ela funcionará. Atualmente, já existe um órgão voltado para o desenvolvimento do Nordeste, a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), criticada pelos candidatos de oposição.
José Serra já havia feito outra promessa, ainda no início da campanha. Afirmou que presidiria pessoalmente a Sudene, durante os seis primeiros meses de governo.