sábado, 19 de março de 2011
"Lula gosta de uma boa rabada", diz ex-chef do Palácio do Planalto no "Provocações"
O ex-cozinheiro de Luís Inácio Lula da Silva, Caio Henri Santos é o convidado do "Provocações" que vai ao ar na próxima terça-feira (22). O chef nasceu em Pernambuco e veio de uma família humilde. Na conversa com Antônio Abujamra, ele diz que o ex-presidente gosta de comidas simples. "Lula gosta de uma boa rabada, uma picanha com farofa e vinagrete, um bom churrasco. Mas também sabe apreciar o que é bom”, analisa.
Henri começou a cozinhar em Caxangá. Na cidade, ele era o responsável pela comida dos internos da Febem. Por um golpe de sorte, viajou para a Europa para aprimorar seus conhecimentos e, na volta, desembarcou em Goiás. Dali, foi direto para Brasília, mais precisamente para a cozinha do então presidente Lula, no Palácio do Planalto. “Ao chegar à presidência, me deparei com aquela cozinha imensa, com tantas panelas e tanta gente trabalhando, aquele 'ti-lim-tá' infernal... E falei, vou ter que passar por isso".
Henri conta a Antônio Abujamra que não imaginava chegar até a cozinha do Palácio do Planalto: "Eu não tinha qualquer expectativa dentro da minha comunidade que não fosse morrer cedo". Hoje, ele abriu seu próprio restaurante, o "Las Favas Contadas", em São Paulo. "Foi muito difícil sair do Palácio... Chorei", lembra.