sexta-feira, 1 de abril de 2011
Poucas e boas do aniversário de 11 anos de Barrocas. Ex- prefeito diz que ACM Neto fez mais que o Governo
Muito atentos, os repórteres do CN, ficam observando todos os detalhes, nos pronunciamentos e comportamentos dos políticos nos diversos atos políticos. Nesta matéria, você vai ler algumas poucas e boas que constatamos no ato de inauguração da prefeitura de Barrocas na noite de quarta-feira (30).
Ex-prefeito Edilson Lima diz que ACM Neto fez mais que o governador pelo município e declarou que pode ser candidato a prefeito em 2012.
Menos de uma semana depois de sofrer grave acidente, o ex-prefeito Edilson Lima (DEM), que administrou o município nos seus primeiros oito anos de emancipado, disse ao CN que o deputado federal ACM Neto, tem feito mais por Barrocas que o próprio governo do estado, através das suas emendas parlamentares. Segundo ele, os recursos destas emendas ajudaram a melhorar a educação e a maioria das obras que existem no município, tem o “dedo” de ACM Neto.
“Estou muito satisfeito no Democratas. Não vou sair do partido e em dezembro eu decido se vou ou não sair candidato no ano que vem. Se as coisas não melhorar, eu saio candidato”, falou Edilson. Questionado sobre a expressão, “se as coisas não melhorarem”, ou seja, que coisas são essas, ele respondeu que é a forma como esta se fazendo políticas no município, buscando “mistura” com os adversários e o resultado é que fica sem adversário, mas desagrada o pessoal original do “grupo Barrocas Livre”, mandatários do poder desde 2000. “O que eu não vou deixar é destruir este grupo que começou a história do município”, finalizou. Ele não citou os nomes de quem está fazendo este tipo de política.
Na defesa de ACM Neto
ACM Neto não foi à festa de emancipação de Barrocas, porém mandou o deputado estadual Bruno Reis lhe representar (PRP) e com certeza, lhe representou muito bem. Ele usou 90% do tempo de seu pronunciamento para falar das ações do seu padrinho político no município. Segundo Reis, nos últimos quatro anos, sendo ACM Neto direcionou R$ 3 milhões e 200 mil para realizar obras no município, resultado das emendas parlamentares. “Referente às apresentadas no ano passado, cerca de $ 1 milhão e 300 mil, 300 mil já foram pagas e 1 milhão esta empenhada na Caixa econômica e chegou à hora do PT ajudar a destravar”, afineltou o parlamentar. É possível que recado tenha sido para o prefeito de Serrinha Osni Cardoso, o único petista no palanque.
Osni não ficou para ouvir Zé Ronaldo
Depois de elogiar o colega Almir de Maciel, como é conhecido o prefeito de Barrocas, o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), discursou e “vazou” sem se despedir de ninguém. Antes, ele disse que não era fácil ser gestor e que Almir era uma pessoa muito inteligente e aproveitou que tinha encontrado um município organizado e vem desenvolvendo um bom trabalho. Cardoso finalizou sua fala parabenizando o colega pela construção do prédio da prefeitura.
Assim que Osni deixou a cidade, foi à vez do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), usar da palavra. Fazendo valer do ditado popular, “meia palavra basta”, Zé Ronaldo, disse que o dinheiro público deve ser bem aplicado e o investimento na construção da sede do executivo municipal, foi bem aplicado. “Ao contrário de outra prefeitura da região que paga um absurdo de aluguel para funcionar sua sede. Fiquei sabendo, que tem caso de sair do prédio próprio para uma casa alugada”, falou em um tom de voz alto o ex-prefeito de Feira.
O CN perguntou a ele se era o caso de Serrinha e sua resposta foi rápida: “Assim me contaram”. Ao seu lado, a vereadora de Serrinha Aloísia Carneiro (DEM), interferiu na conversa e disse que sim. “A prefeitura de Serrinha, tem duas sedes próprias. Um delas foi à residência de Bernardo da Silva, fundador do município e a outra, um dos prédios mais tradicionais do centro e atualmente está funcionando em uma casa alugada e, segundo contrato que vi do TCM, o pagamento anual é de R$ 144 mil”, disse Aloísia, que é do mesmo partido de Zé Ronaldo. Ela disse também que um dos prédios está totalmente abandonado e o no outro funciona a Secretaria de Ação Social.
O rumo do discurso de Zé Ronaldo foi para “alfinetar” o único prefeito petista presente, o CN saiu a procura do prefeito Osni, para ele falar sobre o assunto e o mesmo não mais foi encontrado.
“Está lembrando o pai e o vice-prefeito dele”, disse um petista de Teofilândia quando o prefeito Tércio discursava.
O presidente do PT de Teofilândia, Claudivan Oliveira, depois de falar “representando o governador”, pelo menos, foi assim que foi anunciado pelo locutor, desceu o palanque e assistiu a solenidade no meio do povo. Quando o prefeito do seu município, Tércio Nunes (PDT), começou a falar e se referir que Almir era um bom gestor e zelava o dinheiro público, ao contrário de muitos que não tem este cuidado e são irresponsáveis, Claudivan, se aproximou do repórter do CN e disse: “Ele está lembrando o seu pai e do vice-prefeito”. Tanto o pai, Carlo Nunes, “Carlito”, quando o vice-prefeito, Adolfo Cordeiro (PMDB), já foram prefeitos de Teofilândia e responderam processo provocado pelas ações nos mandatos.
Dudinha feliz ao lado de Tom
O vereador mais votado na eleição de 2008, João Luz Damião (DEM), “Dudinha da Minação”, não escondia a satisfação de pousar ao lado do deputado democrata Wellington Passos de Araujo, “Tom”. Em onze de emancipado, o único vereador integrante do Grupo Barroca Livre que “desgarrou” dos candidatos apoiado pelo líder político Edilson Lima, foi Dudinha, que tem como base principal, o Povoado de Minação, que faz divisa com o município de Conceição do Coité.
Dudinha obteve em 2008, 564 votos e, dois anos após, na eleição de 2010, apoiou o candidato do partido e ficou feliz com o resultado, sendo o segundo mais votado como 702 votos. “Vim a este município atendendo ao convite de Dudinha. Ele é nosso amigo e temos uma aproximação muito grande, principalmente pela sua presença constantemente em Coité, levando as pessoas para tratamento de saúde”, falou o jovem parlamentar durante seu pronunciamento.
Vespasiano não foi
Depois de dez anos, interrupto, esta foi à primeira vez que o ex-deputado Vespasiano Santos (bigodão) deixou de comparecer a festa de emancipação de Barrocas. Nos anos anteriores, mesmo fora do mandato, ele acostumava passar todo dia na cidade e este ano, pelo menos, no período que a equipe do CN, permanece na cidade, seu nome no foi lembrado pelo locutor. Observamos o esforço que o profissional fazia para não se esquecer de ninguém. Em todos os pleitos para deputado estadual desde que o município foi emancipado, inclusive em 2008, quando ainda pertencia a Serrinha, o médico oftalmologia indicado por ACM para ser votado pela comunidade, sempre obteve o primeiro lugar. Em 2010, recebeu 2.219 votos.
Bandeiras não estavam a meio pau
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficil pela morte de José de Alencar, e numa situação como essa em todos orgãos públicos as bandeiras devem ser asteadas somente a “meio pau”, ou seja elas não sobem até o topo, fica na metade do mastro para simbolizar o luto. O povo de Barrocas é muito inteligente, mas parece ter esquecido deste detalhe, aliás a alegria de a cada ano comemorar a sua liberdade pode ter provocado o esquecimento nas pessoas.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas