terça-feira, 31 de maio de 2011
Dilma convoca reunião para cobrar obras para a Copa
A presidente Dilma Rousseff reúne nesta terça-feira, 31, em Brasília, os governadores de 9 Estados onde serão realizados jogos da Copa do Mundo de 2014, que o Brasil organizará, além de 11 prefeitos das cidades que receberão as partidas.
A única ausência entre os líderes municipais é Gilberto Kassab (PSD), que comanda a maior cidade do país, São Paulo, e foi excluído do encontro.
O prefeito paulistano passou a ser considerado "persona non grata" no Palácio do Planalto por causa do vazamento das informações sobre o faturamento da empresa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que aumentou seu patrimônio em 20 vezes nos últimos quatro anos atuando na área de consultoria empresarial.
A ausência de Kassab é mais um indício de que a situação da capital paulista com relação aos preparativos do Mundial não está no mesmo compasso que espera o governo federal.
A cidade já perdeu a Copa das Confederações e o Centro de Imprensa - este para o Rio de Janeiro -, e corre o risco de ter um "papel menor" no Mundial, deixando de realizar a cerimônia de abertura (agora cobiçada por Brasília) e até mesmo organizar confrontos menores do torneio.
Oficialmente, o Planalto justifica a ausência de Kassab alegando que o mandatário tem outro compromisso. Ele será o anfitrião de uma conferência do meio ambiente, a C-40, e não poderia estar presente à reunião.
Cobrança - A reunião não será das mais agradáveis para os presentes. A presidente Dilma está muito irritada com o atraso nas obras de estádios e mobilidade urbana em seus entornos.
As cidades com maior problema poderão ser cortadas. São Paulo e Natal são as duas capitais mais críticas em relação ao cronograma de preparação para a Copa. Belo Horizonte e Salvador são as duas mais adiantadas.
No encontro, Dilma vai apresentar uma série de queixas, avisando, inclusive, que a cidade que não apresentar condições poderá ficar de fora para sediar os jogos, conforme a Agência Estado antecipou no sábado.
O que Dilma quer evitar é que o governo federal seja obrigado a assumir o ônus político pelo atraso de obras e soluções que não são da sua responsabilidade.
Os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB); do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); e do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), não poderão participar porque estão viajando, respectivamente, para Estados Unidos, Paris e Coreia do Sul.
SSP e MP deflagram operação na capital e interior
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagraram na madrugada desta terça-feira (31) uma operação de combate a crimes de formação de quadrilha, extorsão, tráfico de drogas e homicídio.
São cumpridos 21 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Camacan, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador.
Dedé Santana volta para o CTI em hospital no Rio após realizar exames
O humorista Dedé Santana, de 75 anos, voltou para o Centro de Tratamento Intensiva (CTI) do Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta segunda-feira (30). As informações foram divulgadas pelo hospital.
Segundo os médicos, o comediante realizou exame de sangue e outras análises de rotina, na manhã desta segunda. Após os exames, ele almoçou com a esposa no hospital e retornou à tarde para o CTI. Ele está internado desde sexta (27), quando foi diagnosticado com uma hemorragia estomacal.
O hospital informou que Dedé Santana voltou para a unidade intensiva por precauçao médica. O estado de saúde dele é considerado estável. Ainda não há previsão de alta para o humorista.
Dedé Santana deu entrada na unidade na sexta-feira (27), após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista estava com hemorragia estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.
No sábado (28), Dedé foi submetido a uma colonoscopia, procedimento usado para ver como está o funcionamento do cólon e do reto. A assessoria de imprensa do Barra D'Or informou que apesar de o sangramento ter sido interrompido, Dedé adquiriu uma anemia devido à intensa perda de sangue. As informações são do G1.