quarta-feira, 8 de junho de 2011
Secretário Paulo Câmera visita Barrocas e fala sobre apoio a cultura do sisal
Paulo Câmara falou que vem se reunindo com técnicos das universidades, do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cintec) e dos setores ligados ao sisal para analisar os equipamentos existentes na Bahia, no Brasil e no mundo e optar pelo tipo de máquina desfibradora, que seja capaz de aproveitar 100% do potencial do sisal. “Falta mão de obra no segmento. Nós precisamos de uma máquina que não mutila e que apresente maior rendimento”, disse Câmara.
Sobre a preocupação do prefeito Almir de Maciel, o secretário lembrou que existe o estudo através de um projeto visa provar que o líquido extraído do sisal – em torno de 80% da folha – é viável economicamente como inseticida e carrapaticida. “O nosso plano prevê a extração e a avaliação preliminar da atividade inseticida do suco de sisal contra pragas do algodão, soja e o carrapato bovino” explicou. Este projeto que está sendo desenvolvido por duas instituições.
Câmera destacou o trabalho da Embrapa, onde parte do material agora pode ser usado como mucilagem para alimentar o gado, o que aumenta o aproveitamento para em torno de 15%.disse também que graças ao empenho do prefeito de BARROCAS ALMIR DE MACIEL,o municipio vai receber uma escola para formar profissionais em diversas áreas;"não é uma promessa,é realidade",disse o secretário.
Ao saber que a ideia do governo é criar usina de aproveitamento geral do sisal, o prefeito ALMIR reivindicou que uma fosse implantada em BARROCAS e Paulo Câmera sinalizou positivamente.