Apesar de algumas tentativas de boicote, realizamos no Espaço Mário Alves um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS para discutir assuntos de interesse da categoria.
Abraçar a causa dos ACS é algo que faço com muita naturalidade e consciência de que é meu dever conhecer suas demandas para contribuir com a garantia de um trabalho digno. Sabemos da relevância deste profissional no sistema público de saúde e por isso é salutar exigirmos que seus direitos sejam respeitados e atendidos, a exemplo do adicional de 40% que não deve ser confundido com o 13º salário, o recebimento da insalubridade nas férias e licença como é garantido em Lei que dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público Municipal em seu Artigo 11. O PASEP que há muito tempo não é pago, o salário-família que não deve ser cortado nas férias, a indenização que não pode ser paga com seus próprios vencimentos e outros.
Os ACS apontaram também para a dificuldade que encontram para agendamento no INSS para acerto de vínculo, pois lhes é dito que não há vaga para Serrinha. É importante que o Governo Municipal dialogue com o INSS para garantir aos servidores municipais o atendimento.
Também conversamos sobre a péssima qualidade do material distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde, a falta de medicamentos nos Postos de Saúde, a falta de médicos e odontólogos como também as precárias condições de funcionamento dos PSF´s.
Do nosso encontro, nasceu um documento que será apresentado na Câmara de Vereadores e posteriormente encaminhado à Secretaria de Saúde a fim de que as medidas cabíveis sejam adotadas para garantir a elevação da qualidade do serviço público.
fonte:www.vereadoraaloisia.blogspot.com