quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Bahia enfrenta o Grêmio de olho na Sulamericana
O Bahia pode se afastar ainda mais do Z-4 e passar a brigar por uma vaga na Copa Sulamericana de 2012. Para tanto, basta vencer o Grêmio nesta quinta-feira, às 20h30, impulsionado pela nação tricolor, no Estádio Metropolitano de Pituaçu.
O Esquadrão já perdeu uma posição nesta 22ª Rodada, que começou na tarde desta quarta, 7. Quem lhe deixou para trás foi o Santos, que venceu o Avaí e chegou a 26 pontos. O Bahia está com 24 pontos e é atualmente o 16º colocado, à frente do Atlético-MG, que tem 21.
Se vencer, o Bahia ultrapassa o Grêmio, o Ceará e o Santos e, então com 27 pontos, chegará à 13ª colocação, posição que o coloca temporariamente na zona de classificação para a Sulamericana. Se empatar ou perder, o tricolor baiano permanecerá em 16º.
O próximo adversário do tricolor é também concorrente direto na luta contra o rebaixamento: o Grêmio tem o mesmo número de pontos que o Bahia e está uma posição à sua frente. O tricolor gaúcho é o 15º por ter vencido seis vezes no brasileirão, uma vitória a mais que o Esquadrão.
Para o duelo, mais um nesta edição da Série A que pode ser chamado de "jogo de seis pontos", o tricolor de aço terá um grande reforço. Ele é Joel Santana, o novo técnico do Clube, que volta a comandar o Bahia após 12 anos e que chega prometendo desempenho melhor do que apenas se manter na 1ª divisão.
Time indefinido - Para a partida, Joel pretende manter a mesma formação que levou o Esquadrão a bater o Flamengo por 3 a 1 no último domingo, 4, no Engenhão. Dois jogadores daquele time titular, no entanto, preocupam o novo treinador.
O goleiro Tiago, com dores no tornozelo, e o lateral esquerdo Dodô, que sente fortes dores no pé, ainda não sabem se participarão da partida. Segundo o médico do clube, o doutor Daniel Araújo, o goleiro não preocupa tanto e deve ir pro jogo; o lateral passará ainda por tratamento intensivo e só terá uma resposta horas antes da partida. O reserva Maranhão é o seu provável substituto.
Adversário - O Grêmio chegou a Salvador com um desfalque especial. O time comandado por Celso Roth não terá o seu artilheiro: o suspenso André Lima, que contabiliza cinco gols na competição, três deles marcados no último domingo, contra o Atlético-PR, no Estádio Olímpico, quando o tricolor gaúcho goleou o furação por 4 a 0.
Roth já confirmou que o substituto de André Lima será o atacante Brandão. O treinador do time gaúcho tem utilizado um esquema com apenas um centroavante, que é municiado por três homens de armação e pelos dois laterais. O Grêmio manterá o 4-5-1 como formação e deverá explorar os contra-ataques em Pituaçu.
O tricolor gaúcho venceu uma única partida atuando fora dos seus domínios neste brasileirão: o triunfo aconteceu na 2ª rodada, quando bateu o Atlético-PR por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Bahia x Grêmio – 22ª rodada da Série A 2011.
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador-BA.
Data: Quinta-feira, 8 de setembro.
Horário: 20h30.
Bahia: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Maranhão; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto; Reinaldo e Souza. Técnico: Joel Santana.
Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; Brandão. Técnico: Celso Roth.
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ).
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Lilian Da Silva Fernandes Bruno (RJ).
FONTE:ATARDE