quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Pessoas que se sentem constrangidas são mais confiáveis, diz estudo
A próxima vez que ficar vermelho depois de passar por algum tipo de situação embaraçosa, não tente esconder. Um estudo aponta que pessoas que sentem vergonha são vistas como mais confiáveis pelas pessoas ao redor.
Pesquisadores da universidade conduziram uma série de experimentos que usavam vídeos, jogos de confiança e pesquisas para verificar a relação entre o constrangimento e bons relacionamentos sociais.
Em um experimento pesquisadores gravaram 60 estudantes recontando algum momento vergonhoso de sua vida, como confundir uma mulher que está acima do peso como grávida. Cada vídeo foi classificado de acordo com o nível de constrangimento que o sujeito mostrou ao contar para a câmera. Os pesquisadores identificaram que o gesto típico de quem estava com vergonha era olhar para baixo enquanto encobria o rosto.
Os estudantes também foram submetidos a um jogo em que tinham que dividir tickets com os parceiros. Os pesquisadores observaram que os mais generosos eram os que tinham demonstrado mais constrangimento ao contar sua história embaraçosa.
"Níveis moderados de vergonha é um sinal de virtude", afirma Matthew Feinberg, pesquisador do estudo e doutor de Psicologia da Universidade de Berkeley, na Califórnia. "Constrangimento é uma assinatura emocional da pessoa e promove confiança na vida cotidiana", afirma outro pesquisador envolvido na pesquisa, Robb Willer, um psicólogo social da Universidade de Berkeley.
As pessoas envergonhadas são vistas como mais confiável e, portanto, mais susceptíveis de serem melhores amigos, e até mesmo melhor parceiros românticos. Indivíduos que são facilmente constrangidos relataram níveis mais elevados de monogamia, segundo o estudo. Feinberg acredita que isso acontece, pois as pessoas querem se aproximar mais de pessoas que podem confiar e se sentem confortáveis com isso.
FONTE:UOL