sábado, 1 de outubro de 2011
Tarcízio exonera 10 DAs em 48 horas; quatro eram diretores de departamento
Nada menos que 10 ocupantes de cargos de confiança foram exonerados, em apenas dois dias, pelo prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta. Nenhuma das exonerações ocorreu “a pedido”, conforme as publicações em jornal. Ou seja: ninguém pediu para sair. A iniciativa das exonerações partiu do próprio chefe do Executivo. Quatro dos que perderam o emprego eram diretores de departamento, cargo imediatamente abaixo do secretário.
A imprensa ainda não se deteve a analisar sob essa perspectiva, mas não há dúvida de que os exonerados fariam parte do grupo dos ronaldistas que integram a administração. Pelo menos três dos que perderam o cargo são ligados ao PSDB, partido dos deputados federais Jutahy Júnior e Antônio Imbassahy que, em nível estadual, já demonstrou – só falta anunciar oficialmente - o apoio a José Ronaldo em 2012.
Recentemente, o prefeito foi cauteloso diante de questionamento sobre uma possível reforma do secretariado, em que seriam sacrificados quadros vinculados a José Ronaldo. Tarcízio chegou a sinalizar que não faria mudanças. Por enquanto, o primeiro escalão segue intacto. Os secretários Carlos Brito (Planejamento), João Marinho Júnior (Administração), Desenvolvimento Urbano (José Pinheiro), Turismo e Desenvolvimento Econômico (Magno Felzemburg) e Agricultura (Ozeny Moraes) foram titulares do segundo governo José Ronaldo e mantidos na equipe de Tarcízio. Mas pelo visto, entre os ocupantes de cargos de escalões inferiores, ninguém está garantido.
Foram exonerados nas últimas 48 horas: Aguinaldo Ferreira da Silva, diretor do Departamento de Operações (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito), Antônio Francisco Rosa, diretor do Departamento de Limpeza Pública (Secretaria de Serviços Públicos); Maria Celeste Espírito Santo Lima, diretora do Departamento de Habitação (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária) e Jairo Victor Alves de Souza, secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança (Secretaria de Governo), todos de nível D-A1; Marilda dos Santos Silva Terra Nova, chefe da Divisão de Processamento de Informação (Secretaria de Transportes e Trânsito), Renato Silveira Magalhães, chefe da Divisão de Cadastro, Pagamento e Controle de Pessoal (Secretaria de Administração), Antonio Carlos Dias de Almeida, supervisor da Gestão Governamental (Controladoria Geral do Município) e Sandra Silva Nascimento, chefe da Divisão de Desenvolvimento Comunitário (Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural), todos D-A2; Jacineide de Souza Moraes Torres, oficial de gabinete (Secretaria Municipal de Saúde), D-A3 e Angelo Mario Dias de Almeida, encarregado da subdivisão de Serviços Públicos (Secretaria de Governo), D-A5.
FONTE:TRIBUNA FEIRENSE
FOTO:JORNALISTA-VALDOMIRO SILVA