segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Aloisia Carneiro:peço o apoio dos meus pares para aprovação desta matéria
Conversando com minha amiga Dayane Pimental( fonoaudióloga, profisssional competente, caprichosa e dedicada) conheci a importãncia da realização do teste da orelhinha. Dayane demonstrou sua intenção em contribuir com o município e me apresentou toda legislagção federal que versa sobre o referido exame.
Preocupada com a situação em que mães e pais desconhecem as novidades na área, apresentei uma indicação que sugere que o poder Executivo através da Secretaria de Saúde, fiscalize os hospitais quanto à realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (Teste da Orelhinha).
Com a sanção da Lei nº 12.303 em 2010, passou a ser obrigatória e gratuita a realizaçãodo exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas (Teste da Orelhinha). Todos os hospitais devem realizar o teste nas crianças nascidas em suas dependências. A triagem neonatal universal, por meio do Teste da Orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o dignóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas.
Com a Lei, vem a necessidade de adaptação. Os hospitais devem adquirir os equipamentos e contratar, exclusivamente, pessoal legalmente habilitado (fonoaudiólogos e médicos). Estou aqui para cobrar e fiscalizar.
Assim, peço o apoio dos meus pares para aprovação desta matéria e que a mesma seja encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal para adoção das medidas cabíveis o mais rápido possível.
FONTE:WWW.VEREADORAALOISIA.BLOGSPOT.COM