sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Cuidado nas estradas
Para quem vai passar o réveillon longe de casa, cada minuto economizado faz toda a diferença para chegar mais cedo ao destino ou prorrogar um pouco mais a permanência nele. Por isso, muitos motoristas arriscam e pegam a estrada à noite, ignorando alguns cuidados básicos e reforçando a máxima popular de que a pressa é inimiga da perfeição.
Poucos sabem, mas o período noturno é responsável pelo maior número de acidentes em rodovias baianas. De janeiro até ontem, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) – órgão responsável pela malha viária estadual – registrou 6.594 acidentes nas BAs. Destes, quase 2.000 ocorreram entre o final da tarde e às 20 horas.
Em segundo lugar no ranking de ocorrências está o período da madrugada, com 913 acidentes. O dia da semana também influencia na estatística. De acordo com dados do Órgão, o domingo e a sexta-feira são, respectivamente, os dias com maior registro de casos. Isso porque são os dias que mais pessoas fazem o trajeto de ida ou volta para casa ou trabalho em outras cidades.
Um estudo na área aponta o sono, o cansaço e a falta de visibilidade como fatores que afetam o condutor. Já do ponto de vista das estradas, normalmente a falta de sinalização adequada é apontada como a principal causa de acidentes. Nestes casos, o estado de conservação da rodovia não interfere muito na estatística.
Na Bahia, por exemplo, os maiores índices são justamente da BA-099, uma das melhores estradas do Estado. “Quanto melhor a condição do pavimento, maior o número de acidentes, pois as pessoas correm mais. Dificilmente haverá acidente numa estrada toda deteriorada e cheia de buracos”, disse o diretor de logística da autarquia, José Rodrigues.
Pesquisas confirmam a sua teoria, entretanto, revelam que quando há acidentes em estradas ruins o número de feridos e morte é maior, ou seja, apesar de ser mais frequente, os acidentes em estradas boas reduzem a gravidade da ocorrência.
Nos trechos mais perigosos, a instalação de tachinhas refletivas, popularmente conhecidas como olhos de gato, poderia ajudar reduzir o número de tragédias. No entanto, com quase 20 mil quilômetros de rodovias, a Bahia é proporcionalmente o estado brasileiro com o menor número de estradas com este tipo de dispositivo.
Apesar de não divulgar a quilometragem sinalizada, o Derba informou que implantou, em 2011, tachinhas luminosas em 103,8 quilômetros, distribuídos entre cinco trechos das BAs 131,144, 417, 419 e 415.
De acordo com Rodrigues, trata-se de um equipamento extremamente caro, por isso não é utilizado ao longo de toda a rodovia, mas em trechos onde é proibida a ultrapassagem, de forma a complementar a sinalização vertical imposta pelas placas que antecedem curvas e pontes.
“Os olhos de gato nunca atrapalham. Pelo contrário, só ajudam. Mas não são a única solução. Por isso, montamos um grupo multidisciplinar para mapear e tentar solucionar os ‘pontos negros’, onde há muitos acidentes, através de geometria da curva e da poda constante de árvores e matos do acostamento, que normalmente cobrem as placas”, observou.
Segurança – Além dos ricos de acidentes, viajar à noite impõe ainda à possibilidade de assalto. Segundo José Rodrigues, os redutores de velocidade, tipo quebra-molas, contribuem para a ação de bandidos. Por isso, o órgão está estudando a redistribuição do equipamento.
Então, se você vai dirigir, fique atento a essas dicas: Evite sair do trabalho direto para a viagem, pois o estresse e o cansaço tiram a concentração e os reflexos, além de causar sono. Especialistas ressaltam a importância de descansar adequadamente horas antes.
Não embarque se não estiver tudo certo com você e com o veículo. Nunca dirija grandes trechos sem intervalo. Sempre que possível, pare em lugar seguro, se alongue, tome água e depois siga viagem. Se o trecho for longo, reveze a direção com outro motorista.
Só pare no acostamento se realmente for necessário. Quando isso ocorrer, mantenha os faróis e as luzes internas do carro sempre acesas.
FONTE:TRIBUNA FEIRENSE