terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Operação contra hackers cumpre mandados de busca e prisão na Bahia
Uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso que teve início nesta terça-feira (14) busca suspeitos de envolvimentos em fraudes na internet contra clientes do Banco do Brasil no estado da Bahia e Mato Grsso, assim como no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Para a Operação Orion foram expedidos nove mandados de prisão temporária e 13 ordens de busca e apreensão nos cinco estados.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Mato Grosso, um mandado de prisão e outro mandado de busca foram expedidos para o estado da Bahia, mas até o momento ninguém foi preso.
Os suspeitos estão sendo acusados em envolvimento em crimes de furto qualificado mediante fraude, formação de quadrilha, interceptação telemática ilegal e violação de sigilo bancário. Segundo a polícia, pelo menos quatro mandados de prisão já foram cumpridos desde o início desta manhã em Cuiabá.
Mais de 100 policiais civis da Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará foram mobilizados a fim de participar da operação, entre eles delegados, investigadores e escrivães. As investigações da Polícia Civil tiveram início há oito meses por meio da Gerência de Combate aos Crimes de Alta Tecnologia (Gecat). Os furtos foi realizado através de um aplicativo desenvolvido por um hacker é capaz de furtar dados de correntistas da agência bancária usando a técnica de phishing, com o uso da página falsa do banco.
A operação Orion ainda conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso, Rio Janeiro, São Paulo, Bahia e Ceará, pela Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco), Polícia Civil de São Paulo, Bahia e Ceará.