terça-feira, 6 de março de 2012
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou a segunda morte por meningite tipo C na Bahia em 2012. A vítima foi um homem de 44 anos, morador do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que faleceu no último sábado (3), no Hospital Couto Maia. Segundo informações da Sesab, o homem apresentou complicações logo após a internação na unidade de saúde e morreu um dia após chegar ao local. O primeiro óbito por meningite tipo C este ano foi registrado no dia 11 de fevereiro, quando Tiago Moraes, de 28 anos, morador do bairro de Brotas, não resistiu à doença. No ano passado, a Sesab registrou 1.670 casos, com 108 vítimas fatais. Informações do jornal Correio.
Dilma é atingida no pé durante entrevista e grita 'Ai, ai'
A presidente Dilma Rousseff falava sobre protecionismo dos países ricos quando uma barra atingiu o seu pé nesta segunda-feira (5) durante a entrevista coletiva em Hannover, na Alemanha. “Ai, ai”, gritou Dilma. O incidente, porém, não interrompeu a conversa e a presidente ainda brincou: “Passou. Vou mancar até amanhã”. A assessoria do Palácio do Planalto informou que uma barra de sustentação da corda divisória que separava Dilma dos jornalistas caiu em seu pé. Depois da entrevista, a chefe do Executivo Nacional participou da cerimônia de abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, a Cebit, onde discursou, assim como a chanceler alemã Angela Merkel.
João Durval cogita até mesmo apoiar Zé Ronaldo: ‘só não quer conversa com Tarcízio’
Mesmo após chamar o DEM de “partido do passado”, o senador João Durval Carneiro (PDT) pode até mesmo se aliar ao seu adversário político José Ronaldo para não subir no palanque do atual prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, que lhe tomou o controle do partido na maior cidade da Bahia. Nos bastidores, é dada como certa a aliança, que seria articulada pelo segundo suplente e seguidor de Durval, Zé Chico, ao lado do vereador local Roberto Tourinho (PV) e seu irmão, José Raimundo Tourinho, que disputará vaga na Câmara pelo DEM. Apesar da forte onda de especulação, contatados pelo Bahia Notícias, todos os personagens envolvidos negam que já houve qualquer tipo de definição. “O senador vai esperar as coisas acontecerem e só vai definir quem irá apoiar dentro do prazo legal. Ele só não quer conversa com Tarcízio”, sentenciou a assessoria do pedetista. Maior interessado nos votos durvalistas e também recentemente rompido com Pimenta, Zé Ronaldo disse “não ter conhecimento” sobre a possibilidade de aproximação. “Eu não sei responder. Existem boatos, mas nunca conversamos sobre isso. Isso é especulação. Tem nada disso não”, descartou. Já Zé Chico, rejeitou o título de cupido dos líderes feirenses, mão não rechaçou a junção. “Está muito cedo para o senador se resolver, mas [a aliança] não foi cogitada. Quando se pergunta ao senador, ele diz assim: ‘ainda tem muita coisa para rolar’. Não vou dizer que está descartada, mas nada está definido. Vai ficar a critério dele. Lá para maio ele deve fazer alguma reunião”, estimou. A estratégia de João Durval, caso confirmada, se assemelha à do seu filho, João Henrique, em Salvador, que também estuda apoiar o DEM de ACM Neto.
Ficha Limpa baiana: Elmar ganha apoio do MP e aposta em êxito de PEC
O deputado Elmar Nascimento (PR) esteve, nesta segunda-feira (5), na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para apresentar a sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende implantar a Lei da Ficha Limpa no Estado. Em contato com o Bahia Notícias, o parlamentar disse que o procurador-geral de Justiça, Wellington de Lima e Silva, reconduzido recentemente ao cargo, “apoiou a PEC” e a “endossou completamente”. “Ele acha a medida extremamente necessária e garantiu que participará da audiência pública”, declarou Elmar, em relação ao pedido da discussão na Assembleia Legislativa, cuja definição de data ainda depende do aval do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Paulo Rangel (PT). Segundo o republicano, que disputa a paternidade da medida internamente com o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), autor de um Projeto de Lei sobre o mesmo tema, a sua PEC leva vantagem por ser mais abrangente. “A PEC alcança as prefeituras e as câmaras de vereadores e é mais difícil mudar depois, porque precisaria da aprovação de 3/5 de um quorum qualificado. A audiência debaterá o tema e, portanto, se o MP e a Amab acharem que o projeto é melhor, eu me rendo. O que eu quero é que a matéria seja aprovada”, salientou Elmar. De acordo com o parlamentar, uma norma específica para a Bahia só é necessária “devido à lentidão na tramitação pelo Congresso Nacional”.
FONTE:BAHIA NOTICIAS