quinta-feira, 26 de abril de 2012
Mais de 28 mil pessoas têm pressão alta em Rio Preto, diz levantamento
Segundo a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) mais de 28 mil pessoas têm hipertensão no município. Nesta quinta-feira (26), foi comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Pressão Alta. Unidades de saúde reforçaram as ações para alertar os moradores da região.
A doença é silenciosa e atinge 22% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar da gravidade, pouca gente se previne. A situação é considerada preocupante quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.
No Dia de Combate a Hipertensão, os pacientes que procuraram as unidades básicas de saúde puderam conferir a pressão. A dona de casa Marlene da Silva levou um susto. ”Eu não vim aqui para medir a pressão. Vim trazer a minha mãe, mas resolvi fazer o teste e a pressão estava alta”, afirmou.
É preciso medir sempre a pressão para constatar possíveis alterações. Muita gente imagina que a hipertensão atinge pessoas com mais de 60 anos, mas os jovens têm se tornado vítimas frequentes da pressão alta.
Em Rio Preto, as unidades de saúde desenvolvem programas para prevenir e dar assistência aos pacientes hipertensos. “São grupos de educação alimentar, de pessoas que recebem remédio em casa e de atividades físicas”, diz o médico Luiz Fernando Borges.
Estudos para melhorar os tratamentos existentes no mercado são desenvolvidos pela Faculdade de Medicina da cidade. O Hospital de Base é o segundo local do país a ter um aparelho que, com a ajuda de um programa de computador, é possível identificar a pressão interna das artérias do coração. “Os aparelhos convencionais medem as artérias do braço. Já este equipamento mede o da aorta, dando resultados mais precisos“, explica o médico José Fernando Martin.
FONTE:G1