quarta-feira, 23 de maio de 2012
Há um mês sem perder, Vitória joga por empate com gols para passar pelo Coritiba
1 a 0 para o Feirense no dia 22 de abril, em jogo de ida pela semifinal do Campeonato Baiano, no Estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim. Eis o placar, a data, a ocasião e o local que marcaram a última derrota do Vitória dentro dos últimos 30 dias.
De lá para cá, dividido entre a Copa do Brasil e o torneio estadual, o rubro-negro não conheceu mais o dissabor de um resultado adverso: em seis partidas disputadas, empatou quatro e venceu duas.
Para seguir firme no sonho de conquistar pela primeira vez o título da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, 23, contra o Coritiba, pelo jogo da volta das quartas de final, no Couto Pereira, o Leão precisa repetir o feito do último mês: se empatar com gols, elimina o time paranaense e se classifica para a semifinal pela terceira vez em sua história.
Se o empate por 0 a 0 do jogo da semana passada for repetido, a decisão será nos pênaltis; os dois clubes jogam por um triunfo simples. O vencedor deste duelo encara na próxima fase o time que levar a melhor entre São Paulo e Goiás.
Vitória - Para passar pelo Coxa, o Vitória terá três importantes reforços: o lateral-direito Léo, que se recuperou de lesão no ombro, o volante Uelliton e o meia Pedro Ken, que retornam após terem cumprido suspensão.
No gol, enquanto o técnico Paulo César Carpegiani ainda não poderá contar com os lesionados Douglas e Renan, o jovem das divisões de base Gustavo receberá uma nova oportunidade e fará a sua segunda partida como titular do Vitória.
Envolvido com o auxiliar Ricardo Silva num inusitado rodízio sobre quem, durante as partidas, ficará à beira do campo ou na cabine de honra, Carpegiani também foi o pivô de uma polêmica quando, no treino da última segunda-feira, 21, testou o zagueiro Gabriel Paulista improvisado na lateral-esquerda, em detrimento de Wellington Saci. O meia Geovanni não foi convocado e ficou em Salvador.
Vice-campeão em 2010, quando perdera o título para o Santos, o Leão, em sua trajetória na busca pelo título inédito da Copa do Brasil, já deixou para trás na edição de 2012 o São Domingos-SE, o ABC-RN e o Botafogo-RJ.
Coritiba - Embora tenha um time bem armado pelo técnico Marcelo Oliveira e tenha a seu favor a força da sua torcida no Couto Pereira, o Coxa tem um sério motivo para se preocupar: a equipe já tem completadas três partidas sem fazer gols.
Se mantiver o mau rendimento dos últimos jogos, a partida decisiva contra o vitória, no mínimo, será decidida nos pênaltis, caso o Vitória também não consiga balançar as redes.
Além da estatística recente contra si, o alviverde paranaense jogará novamente desfalcado dos meias Tcheco e Rafinha. Após o treino fechado da última terça-feira, 22, o treinador da equipe não revelou qual o time que começará a partida, mas espera-se que o time entre em campo formado por dois volantes e dois meias, diferentemente de como iniciara a partida no Barradão.
Vice-campeão em 2011, quando perdera o título para o Vasco da Gama, o Coritiba eliminou na edição deste ano o Nacional-AM, o ASA-AL e o Paysandu.
FONTE:ATARDE