terça-feira, 3 de julho de 2012
Dom Ottorino pede chuva para o sertão Bahiano
A visita começou no dia 21 de junho, pela manhã, na escola estadual José Ferreira de Oliveira e na escola municipal Antônio Nunes Gordiano Filho onde o Bispo conversou com os jovens estudantes e respondeu a diversas perguntas.
No dia 28, às 19h30, motivado pelo interesse dos jovens, foi realizada uma nova reunião na sede da Associação do Desenvolvimento Comunitário de Salgadália – Adecosal. Estiveram presentes os grupos de jovens Jovens Renovados – JR e o grupo Juventude em Ação Cristã – JAC, além de diversos fiéis da comunidade. Dom Ottorino falou sobre diversos temas: encontro pessoal com Jesus Cristo, sexualidade, vocação, matrimônio, sacramentos, Igreja.
No dia 29, pela tarde, iniciou as visitas nas comunidades de Fortaleza, Mancambira, Lagoa Seca e Serra Vermelha onde foi encerrada com a Missa. Os fiéis receberam o Bispo cantando o hino “Seja Bem Vindo nosso Bom Pastor”. Na oportunidade Dom Ottorino fez questionamentos sobre a vivência da fé, o compromisso com a Igreja e a vivência dos sacramentos. “Precisamos assumir nosso compromisso na comunidade e confiar na graça de Deus para as nossas vidas”, expressou.
Diversas foram as dificuldades encontradas pelo Bispo: falta de pessoas comprometidas, ausência da vivencia sacramental, principalmente do matrimônio, muitas mulheres se queixam que os maridos não querem casar na Igreja. Outro fator abordado foi a devolução do dízimo como forma de agradecimento à Deus: “Pedimos a chuva a Deus, mas quando é a nossa vez de contribuirmos com seu projeto o tratamos como um mendigo”, disse, ao falar sobre a falta de compromisso dos católicos para com a Igreja.
A visita no núcleo continua no dia 30, pela manhã, na comunidade de Quixabeira, Serrote e encerramento com a Missa no Peba; e no dia 2, pela tarde, nas comunidades de Samambaia, Jibóia, Campestre e encerramento com a Missa em Salgadália às 19h30.FONTE:VEREADOR JORGE GONÇALVES