sábado, 22 de setembro de 2012
Embalados, Vitória e Goiás fazem 'decisão' no Barradão por título e vaga na elite
O clima no Barradão na tarde deste sábado certamente será decisão. Atual líder, o Vitória recebe o terceiro colocado Goiás, rival direto tanto na briga pelo título quanto na disputa por uma vaga na elite do Campeonato Brasileiro de 2013. O duelo, válido pela 26ª rodada da Série B, marca o encontro de duas equipes que não sabem o que é perder há um bom tempo.
O Vitória está invicto há dez rodadas. Não sai de campo derrotado desde o dia 3 de agosto, quando foi superado pelo Bragantino em pleno Barradão. Desde então, seis vitórias e quatro empates, um deles na última rodada, contra o Guarani. Porém, apesar da liderança e da distância de cinco pontos para o vice-líder e 10 para o quinto colocado (Joinville), o Vitória quer colocar um fim no excesso de igualdades – foram quatro só nas últimas cinco rodadas.
“A Série B é bastante difícil. Estamos há vários jogos sem perder. A equipe está jogando bem, mas infelizmente a bola não está entrando. Com certeza neste sábado vai ser diferente e essa vitória vai ser importante para o acesso... Estamos em casa e temos que vencer de qualquer maneira. Vai ser um jogo importante para se distanciar do Goiás na tabela também”, disse Dinei.
O atacante, aliás, aparece como principal personagem desta partida. Ele rompeu o ligamento do joelho justamente no duelo do primeiro turno contra os esmeraldinos, na derrota de 4 a 3 no Serra Dourada, em jogo disputado no dia 26 de junho, e desde então vem trabalhando forte para voltar aos gramados, o que deve acontecer neste sábado. A princípio, porém, ele começa no banco.
“Acho que é o destino. Fico feliz de poder voltar logo contra o Goiás. Acho que é outra fase e, se entrar, vou fazer de tudo para conquistar a vitória nesse jogo”, disse Dinei. Além da dúvida de William, que sente dores na coxa, Paulo César Carpegiani conta com outros desfalques, estes já confirmados e vetados pelo departamento médico: Nino Paraíba, Uelliton e Eduardo Ramos.
O Goiás, por sua vez, vem de três vitórias seguidas e não sabe o que é perder há seis rodadas. O último revés aconteceu no dia 25 de agosto, quando foi batido pelo Joinville em Santa Catarina. A partir daí, foram cinco vitórias e apenas um empate, o que faz com que o elenco esmeraldino chegue a Salvador cheio de confiança para enfrentar o Vitória e quem sabe se aproximar do líder.
Sem dar pistas ao adversário, o técnico Enderson Moreira só irá revelar a escalação do Goiás minutos antes do apito inicial. Iarley, que cumpriu suspensão automática na última rodada, disputa uma vaga com Renan Oliveira para ser o companheiro de Walter. Outra alteração que pode ocorrer é no meio de campo. Após duas semanas fazendo uma readaptação física, Dudu Cearense viajou para Salvador e pode fazer a sua estreia contra o time onde iniciou a carreira profissional.
“Pela primeira vez vou enfrentar meu ex-clube, mas hoje defendo as cores do Goiás. Temos que jogar com inteligência. A torcida é empolgante e não podemos entrar nesse ritmo deles. [...] É um jogo importante na nossa caminhada. Nossa equipe está ciente, focada, com um ambiente excelente. Temos que manter nossa consciência coletiva”, afirmou o volante Dudu Cearense.
VITÓRIA X GOIÁS