sábado, 20 de outubro de 2012
ACM Neto abre oito pontos sobre Pelegrino, diz pesquisa
Depois de vencer o primeiro turno por 0,4% dos votos, ACM Neto (DEM) lidera o segundo com 47% das intenções de votos contra 39% de Nelson Pelegrino (PT). A primeira pesquisa Ibope na fase decisiva da eleição para prefeito de Salvador revela também que 83% dos entrevistados estão com o voto consolidado. Não mudam mais, afirmam.
Os números são da pesquisa estimulada. No levantamento espontâneo, Neto lidera com 45% contra 37% de Pelegrino. Nos votos válidos, quando são descontados os que pretendem votar em branco ou nulo, o placar está em 54% x 46% para o democrata. Sempre oito pontos de vantagem.
No universo pesquisado, os dois candidatos cresceram 14 pontos percentuais desde a primeira votação. ACM Neto subiu nove pontos e Pelegrino, cinco. Ou seja, eleitores de Mário Kertész, Márcio Marinho, Hamilton Assis e Da Luz, que na pesquisa somaram 13% dos votos do primeiro turno, definiram seu caminho para o dia 28 de outubro. Em relação ao resultado oficial do primeiro turno, Neto cresceu 14 pontos e Pelegrino, sete.
De acordo com o Ibope, o principal eleitor de Neto é do sexo masculino (49%), tem entre 30 e 39 anos (50%) e fez até o ensino médio (51%). O democrata perde para Pelegrino apenas na faixa de 25 a 29 anos e escolaridade entre a 5ª e 8ª séries do fundamental.
O democrata lidera a pesquisa em todas as faixas de renda, menos entre os que ganham abaixo de um salário mínimo. Mesmo assim, há equilíbrio com 46% para o petista e 41% para seu rival. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.
A pesquisa Ibope mostra que 88% dos eleitores, tanto de Neto e como de Pelegrino, disseram que sua decisão de voto é definitiva.