segunda-feira, 29 de outubro de 2012
ACM Neto liga para Temer e diz buscar "relação harmônica" com Dilma e governo do PT
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou na noite deste domingo (28), em discurso no seu comitê central de campanha após a totalização da apuração dos votos, que pretende manter uma relação “extremamente harmônica” com o governo estadual do petista Jaques Wagner e com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
“Queremos ser parceiros. Não vou comprometer os interesses da cidade, por interesses partidários”, disse Neto.
O democrata afirmou ainda que conversou neste domingo por telefone com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). “Quero que ele seja o embaixador dos interesses de Salvador no governo federal”, disse.
Neto recebeu o apoio do PMDB no segundo turno, partido liderado na Bahia pelo ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Apesar de aliado ao governo Dilma, na Bahia o PMDB faz oposição ao governador Jaques Wagner.
ACM Neto foi recebido em seu comitê, que estava lotado, pelo coro “ô, ACM voltou”. Neto do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), a quem o futuro prefeito dedicou a vitória, o sucesso do DEM nas urnas tem sido interpretado como uma possível volta do “carlismo” ao poder . O grupo político do ex-senador governou a Bahia de 1991 a 2006, e esteve na prefeitura de 1994 a 2000. Antes disso, ACM, o avô, foi prefeito na década de 1970, e teve outros dois mandatos como governador.
Neto tem rejeitado o uso do rótulo. “Não adianta essas especulações [sobre o carlismo]. Estamos em 2012. Vou governar olhando para o futuro. Reconhecendo e homenageando o passado, mas olhando para o futuro”, disse Neto neste domingo.
A vitória em Salvador, terceiro colégio eleitoral do país com cerca de 1,8 milhão de eleitores, dá novo fôlego ao partido Democrata. Neto, porém afirma que sua candidatura “nasceu das ruas”, e que não foi submetida aos interesses da legenda. O prefeito eleito também descartou se lançar na disputa da eleição de 2014, quando será disputado a presidência e os governos estaduais.
“Minha candidatura não esteve a serviço de nenhum partido. Nem do meu. (...) Não serei candidato a nada em 2014. Teremos uma tarefa árdua pela frente. Governar Salvador não será fácil”, afirmou.
Após o discurso e a entrevista no comitê de campanha, ACM Neto foi para o bairro de Periperi, na região do Subúrbio . É esperado na praça principal do bairro um show da banda de pagode Psirico, cujo cantor, Márcio Victor, gravou o jingle da campanha democrata.