quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Solteiros são maioria em Feira de Santana e 32,2% dos feirenses moram sozinhos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (17) dados do Censo 2010 relativo às características das famílias, domicílios e migração.
O censo indica um crescimento significativo das uniões consensuais em relação a 2000. No Brasil, em 2010, das pessoas casadas, 36,4% viviam em união consensual, contra 28,6% em 2000.
Em Feira de Santana o número de solteiros corresponde a mais da metade da população com 60,7% (286.011 pessoas), contra 31,1% de casados (156.661). Pelo menos 2,5% dos moradores da cidade são divorciados e 4,5% são viúvos.
O Censo relevou que 32,2% (53.101) dos feirenses moram sozinhos e que a maioria (50,1%) moram em domicílios com mais de 1 a 2 pessoas. A maioria das famílias da cidade são compostas por 3 e 2 pessoas respectivamente morando na mesma casa. A minoria tem mais de cinco pessoas da mesma família morando no mesmo domicílio.
A distribuição por cor ou raça das pessoas que viviam em união revela que aqueles que se declararam pretos ou pardos optaram em maior proporção pela união consensual. Em relação a população de cor branca, o casamento civil e religioso é maioria,seguida da união consensual e somente casamento civil.
Fecundidade
No que diz respeito a fecundidade, o Censo 2010 revela que as pessoas com nível superior completo são as que menos tiveram filhos em Feira de Santana. A que se declaram ser de cor amarela também são as que menos tiveram filhos. Lideram a taxa de fecundidade as pessoas de cor parda, seguidas das de cor preta e branca e as pessoas sem grau de instrução ou com nível fundamental incompleto.
Bens
No censo 2010 foram incluídos bens existentes nos domicílios que não constavam de levantamentos anteriores, como telefone celular, microcomputador com acesso à internet e motocicleta. Veja a seguir a quantidade de destes bens nas residência de Feira de Santana, segundo o IBGE.FONTE:ACORDA CIDADE