A entrevista foi ao ar no programa "Notícias da Tarde". Em seu depoimento, o prefeito falou sobre o resultado do pleito, tendo como vitorioso o seu ex-aliado José Ronaldo; demonstra pouco entusiasmo com a perspectiva de novas disputas eleitorais e anuncia que retorna às suas atividades no Estado, como médico da Sesab e professor da Uefs. A seguir, a íntegra da entrevista.
O RESULTADO DA ELEIÇÃO
O eleitor decidiu, mostrou nas urnas o que desejava, pensava e queria. A mim cabe respeitar a vontade das urnas, fazer uma análise da nossa caminhada política, da vida pessoal, refletir o futuro, encerrar o mandato. O resultado das urnas refletiu a análise do eleitor. Se foi correta ou incorreta, não faço essa avaliação. A única avaliação que faço é que o eleitor nos derrotou fragorosamente. Nos deu uma derrota nas urnas. A vontade maciça do povo foi a escolha do ex-prefeito José Ronaldo para retornar. O juiz do político é o eleitor.
DESEMPENHO DOS CANDIDATOS ADVERSÁRIOS
Não quero avaliar votação de candidato nenhum. A minha foi muito inexpressiva do ponto de vista do governo que fiz.
AGRESSIVIDADE NA CAMPANHA
Se essa campanha foi agressiva ou menos agressiva, foi decisão tomada por todos nós (candidatos) que estivemos envolvidos na campanha.
O FUTURO POLÍTICO
A única decisão que tomei foi voltar a minha atividade profissional, como médico, em Feira ou em outro lugar, cuidar dos meus pacientes, aqueles que ainda acreditam que posso retomar os serviços. Sou médico do Estado e vou ter que cumprir minha obrigação na Sesab. Vida pública, agora não faço análise, não tomo decisão nenhuma agora, nem quero falar sobre isto. O rescaldo eleitoral ainda doi um pouco, mas temos que seguir, lutar para sustentar minha família, mante-la unida. Deixar questão política para um outro momento. A vida continua. Tenho saúde e minha profissão e a ela me apegarei, com os poucos amigos que irão sobrar.
DIFICULDADES PÓS-ELEIÇÃO
Não tem maiores dificuldades. É organizar a máquina pública para não causar transtornos nem danos para o prefeito que vai nos suceder.
SOBRE SUPOSTA TRAIÇÃO DE ALIADOS
Não quero mais ficar tratando desse assunto, me debatendo. O reflexo dos fatos e suas consequências aconteceram. Os erros todos eu assumo, estou pagando por eles. Os acertos, agradeço aos que me ajudaram a concluir alguma coisa de positiva. Não quero ficar lançando ataque ou crítica a ninguém, tentando encontrar bodes expiatórios, culpados. O único culpado de tudo o que possa ter acontecido, assumo a responsabilidade.
O QUE FAZER ATÉ O FIM DO MANDATO
Organizar a parte contábil da Prefeitura, para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Manter a cidade nas ações básicas. Adequações estão sendo feitas nessa direção. Vamos sair da Prefeitura com a missão cumprida.
DEMISSÕES EM SECRETARIAS E QUEIXAS DE POSSÍVEIS RETALIAÇÕES
Nunca houve nem existe retaliação nenhuma. Nunca agi dessa forma. Não estã no meu coração, na minha alma. Nunca fui de perseguir ninguém. As mudanças e adequações são necessárias. Às vezes as pessoas tem que encontrar algum motivo para as coisas. Explicações para traduzir situações que não sejam verdadeiras. O que estamos fazendo é o que todos os municípios estão fazendo. Toda máquina administrativa tem que fazer.
CONTAS APROVADAS PELO TCM
Estamos cumprindo o que manda a lei. O Tribunal observa se tudo ocorreu dentro da normalidade. Os três anos foram bem sucedidos e acredito que o quarto exercício também. O secretário Wagner Gonçalves tem sido muito correto e responsável, com toda a sua equipe.
JOÃO DURVAL
Não tenho sentimento de ódio no meu coração. Por mais que me causem transtornos, no outro dia passou. A decisão do senador João Durval foi pessoal dele, não do partido. É uma figura importante no partido, que deve ter contribuído para a eleição do ex-prefeito José Ronaldo.
PERMANECER OU NÃO NO PDT
Não sei se continuo filiado a qualquer partido.
PRÓXIMA ELEIÇÃO
Não estou agora com a cabeça voltada para disputa eleitoral. Os reflexos desta eleição virão mais à frente. Alguns já ocorreram, aqueles mais imediatos. Não terminei ainda uma eleição, não posso pensar agora em outra. O resultado que obtive nas urnas não me faculta isto. Tenho que absorver esse recado, avaliar com calma e paciência, ao lado do restinho de amigos e minha família. A única coisa que tenho em mente é voltar para minha atividade médica e aos empregos que tenho no Estado, professor na Uefs e Secretaria de Saúde. Estou preparando a documentação para me apresentar e cumprir minhas obrigações. Sou concursado e isso aí não tem eleitor que possa tirar, não depende do voto. Política, acho que a gente deve conversar com os poucos amigos no momento oportuno. Eleitor vou continuar sendo, político, não sei.
PRESENÇA NA POSSE DO NOVO PREFEITO
Vou estar fazendo minha parte naquilo que precisa ser cumprido. Tenho que ter respeito pela população, pelo eleitor, cumprir o que está na lei.
RELAÇÃO COM RONALDO
Fomos adversários na eleição e nos tratamos como adversários políticos.FONTE:TRIBUNA FEIRENSE-TEXTO:JORNALISTA VALDOMIRO SILVA