segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Após definições, confira o mapa do Brasileirão 2013; BaVi está de volta
Na Série A 2013, a bola vai rolar pelas mesmas regiões do Brasil. Mas dessa vez, um pouco mais no Sul, que aumentou de quatro para cinco representantes, mesmo com a queda do Figueirense. Os acessos de Criciúma e Atlético-PR são os responsáveis pelo crescimento de equipes da região na elite do nosso futebol.
A vaga foi tomada do Sudeste, que diminuiu de 12 para 11 clubes, porém mantém a hegemonia na primeira divisão. Quem fica de fora, ano que vem, é o Palmeiras, rebaixado. O alviverde, que também vai disputar a Libertadores, se credencia a ser o bicho papão da próxima Série B.
O Nordeste e o Centro-Oeste mantiveram o número de representantes. Por aqui, três, devido ao retorno doVitória e à queda do Sport. Bahia e Náutico completam a lista. No centro do Brasil, também houve troca-troca. Entra o Goiás e sai o Atlético-GO. O Norte não tem representante.
Falando de clássicos, boa novidade. O Brasil volta a ter o maior clássico do Norte-Nordeste na Série A após dez anos. O Ba-Vi vai rolar, curiosamente, no ano de retorno da Fonte Nova, agora com uma nova roupagem para abrigar Copa das Confederações e Copa do Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente. O estádio tem 80% das obras concluídas, e o plantio do gramado está previsto para começar nos próximos dias.
Mais clássicos
Ainda tem o retorno do tradicional clássico paranaense Atletiba, entre Atlético-PR e Coritiba. Dos nove estados brasileiros representados na Série A, apenas em três não haverá clássicos: Pernambuco, Goiás e Santa Catarina, que terá o Criciúma em vez do já citado Figueirense. São Paulo se mantém com mais times: Santos, São Paulo, Corinthians, Portuguesa e Ponte Preta.
Assim, com exceção a Corinthians e Palmeiras, a Série A terá boa parte dos maiores clássicos do país. Ainda em Sampa, os confrontos entre Santos, Corinthians e São Paulo. Em Porto Alegre, Gre-Nal. Em Belo Horizonte, Cruzeiro e Atlético. E no Rio de Janeiro, seis clássicos devido à presença de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.