quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Moradores de Serrinha participam do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção da Dengue
Serrinha está intensificando as ações de prevenção e controle da dengue devido aos elevados números de casos. Com o diferencial de contar com a participação popular ativa, e a busca de uma corresponsabilidade entre os diversos atores da sociedade serrinhense, o Projeto de Mobilização Social através de sua equipe técnica, esteve no município durante três dias de atividades intensas junto a moradores dos dez bairros que apresentam o maior índice de casos de dengue, são eles: Mutirão/Santa, Rodagem, Abóboras, Centro, Vila de Fátima, Urbis, Cruzeiro, Novo Horizonte/Matadouro, C.S.U e Vaquejada.
diversas ações de mobilização social aconteceram no município. os Coordenadores Municipais, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), participaram de uma reunião de alinhamento, na busca de organizar os eventos programados para o município.
No auditório da Prefeitura Municipal, foi realizada uma reunião com o Secretário de Saúde, Gilberto Carvalho, momento destinado a uma troca de conhecimento e prestação de conta das ações desenvolvidas pelo município, já que, o Secretário vem proporcionando total apoio a mobilização. Em seguida, no mesmo local, todos os Secretários Municipais, participaram da uma reunião nos mesmos moldes, afim de, buscar parcerias com o setor público.
Na Biblioteca Municipal de Serrinha, 57 pessoas participaram da Oficina de Capacitação dos Articuladores. Durante a manhã, os articuladores foram apresentados à proposta do projeto, seguido de uma dinâmica de integração e o treinamento do SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social), grande diferencial da Mobilização. No período da tarde, os articuladores realizaram o Plano de Ação dos Bairros, seguido da entrega dos certificados de participação da oficina, certificado este assinado pelo Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla.
O Projeto de Mobilização Social conseguiu demonstrar a importância de cada indivíduo na prevenção do mosquito, além de motivar os participantes a assumirem responsabilidades sobre o tema, em depoimento, Ralf Camilo, Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal relatou: “Eu percebo enquanto morador, cidadão e servidor da secretaria que evento foi de suma importância, pois os moradores tiveram acesso à informação e através dela é que realmente podemos traçar um planejamento, bem como conhecer a causa do problema. Com relação a minha participação no Projeto, fico muito feliz e saiu satisfeito com relação ao conhecimento adquirido e com a capacidade de realmente está colaborando e contribuindo para a Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue”.FONTE:
Felipe Bezerra
ASCOM FLEM
(71)9737-6634
Felipe Bezerra Dantas
Grupo Executivo de Trabalho da Dengue
Mediador - GET-Dengue
Fundação Luís Eduardo Magalhães
TEL: (71) 3115-3753
CEL: (71) 9737-6634