quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Morre aos 104 anos, no Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer
Nesta noite de quarta-feira (5), morreu o arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano e completaria 105 anos no próximo dia 15. A confirmação da morte aconteceu às 21h55.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, inicialmente, Niemeyer deu entrada no hospital para tratar de uma desidratação. Entretanto, ele teve uma hemorragia digestiva e sua função renal piorou e, nesta terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico do arquiteto. Já nesta quarta-feira (5), o boletim médico indicou que o estado de saúde de Niemeyer havia piorado e, por conta de uma infecção respiratória, ele estava sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.
Neste ano, ele já havia sido internado duas outras vezes no mesmo hospital. No mês de outubro, ele ficou 15 dias internado com um quadro de desidratação e, em maio, a internação durou 16 dias e foi motivada pelo mesmo problema, que foi agravado por uma pneumonia.
Ele é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna e pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, com trabalhos reconhecidos em diversas partes do mundo.
Filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, na cidade do Rio de Janeiro. Casou-se com Annita Baldo aos 21 anos, em 1928, ano da formatura no ensino médio. Com Annita, teve sua única filha, Ana Maria Niemeyer, que faleceu em junho de 2012, aos 82 anos.
No ano seguinte ao seu casamento, Oscar Niemeyer entrou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, obtendo o diploma de engenheiro arquiteto, em 1934. Sua carreira profissional iniciou em 1932, quando começou a trabalhar no escritório dos arquitetos Lucio Costa e Carlos Leão.
Em 2004, sua esposa Annita morreu no Rio de Janeiro. Dois anos depois, Niemeyer casa-se com a sua secretária, Vera Lúcia Cabreira.
Obras e projetos
A primeira obra que Niemayer teve participação foi o projeto do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, em 1936. Ainda estagiário do escritório de Lucio Costa e Carlos Leão, Oscar Niemeyer fez parte da equipe de desenvolvimento do projeto, composta também por Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira e Carlos Leão.
Já o primeiro projeto individual dele que foi construído foi a 'Obra do Berço', em 1937, no Rio de Janeiro. O prédio foi inaugurado no ano seguinte.
As obras mais conhecidas de Oscar Niemeyer estão em Brasília. Ele foi escolhido pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para ser responsável pelos projetos dos edifícios da capital brasileira que seria construída. Entre os trabalhos do arquiteto em Brasília, estão a Catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada e o edifício do Congresso Nacional. Outras obras marcantes de Niemeyer são o Conjunto da Pampulha (Belo Horizonte) e o Conjunto Copan (São Paulo).
A marca de Niemeyer está presente no Brasil e em outros países. No cenário internacional, algumas obras e projetos do arquiteto são a sede da ONU (EUA), a Puerto de La Musica (Argentina), Centro Cultural em Valparaíso (Chile), Centro Cultural Principado de Astúrias (Espanha), Mesquita de Argel (Argélia), Ilha de Lazer em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Universidade de Ciências e Informática (Cuba). FONTE:CORREIO DA BAHIA