quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Neto Baiano pode deixar futebol japonês e Vitória é favorito para acerto
Neto Baiano vira polêmica até calado. Terça-feira, embora no Japão, o atacante agitou a vida de muitos tricolores. Quem causou o frisson foi o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, ao falar sobre o jogador do Kashiwa Reysol. "Eu devo conversar com o empresário dele esta semana. A gente se falou por telefone, mas não sobre Neto Baiano. É um bom jogador. (...) Não sei qual seria a disposição de jogar no Bahia, mas não posso negar que é um atleta de bom valor", disse o dirigente à TV Bahia.
Surpresos com a declaração do presidente, alguns torcedores reagiram nas redes sociais. Houve campanha contra a negociação no Facebook e o assunto foi um dos tópicos mais comentados do Twitter em Salvador. As mensagens diziam coisas do tipo: "Jogador medíocre é pra time medíocre! Volta pro vice!". Ou: "NUNCA! Deixo de torcer!", acompanhadas da hashtag #NetoBaianoNoBahiaJamais.
O gestor de futebol Paulo Angioni disse ter sido pego de surpresa. "Desconheço. Falei com Marcelinho ontem (segunda) à tarde e, sinceramente, fica difícil te falar qualquer coisa porque não sei de nada". Já o advogado do jogador, João Chiminazzo, contou ter tido breve conversa com Neto sobre o Bahia. E a identificação com o Vitória não seria impeditivo. "Neto é profissional. Isso não impede nada. Depende da proposta", comentou.
Neto Baiano trocou o Vitória pelo Kashiwa Reysol em agosto. Artilheiro do Brasil, maior goleador da história do Barradão (51 gols), vivia o auge. Ao sair, provocou o rival, como sempre. "Quando eu voltar, espero que o Bahia esteja na Série C. Espero encerrar minha carreira no Vitória. Até no Conquista eu jogo, menos no Bahia. Não posso manchar minha imagem", disse, sem esquecer de outra piada: "Vou pro Japão, maior produtor de sardinha do mundo".
Neto tem contrato no Japão até dezembro de 2014, mas está na reserva e fora dos planos do técnico Nelsinho Baptista. "Nelsinho quer um volante estrangeiro e pra isso precisa liberar um dos três estrangeiros que tem. No caso, seria Neto", disse o empresário do atacante, Antônio Garrido, o Terceirinho.
Neto chegará de férias a Salvador na terça-feira. No Barradão, o nome ganhou força antes da final da Copa do Brasil Sub-20. Uma alternativa é o Vitória pagar parte do salário e o Reysol completar a diferença. Neto não topa redução salarial. "Se voltar, o Vitória é quem tem mais chance realmente. Tem a identificação, e o time precisa depois de desmontar a base", opinou Terceirinho. E o Bahia, após a polêmica criada pelo presidente, encerrou o assunto em nota oficial. "O tricolor não tem interesse na contratação de Neto Baiano e ele não defenderá as cores do Esquadrão de Aço".