terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Câmeras reduzem crimes de trânsito e monitoram suspeitos
Desde o final do ano passado, o sistema de monitoramento formado por quatro câmeras tem vigiado as principais ruas de Valente, contribuindo para uma maior educação no trânsito e a observação de veículos suspeitos.
“A gente percebe que durante esse período a comunidade tem se policiado em relação ao trânsito, evitando a contramão, usando o capacete, controlando a velocidade. As pessoas estão mais obedientes e assim a segurança aumenta”, avalia o subtenente do 5º Pelotão da Polícia Militar, Areonildo José Silva Lima. Veículos em atitude suspeita são abordados a partir de imagens fornecidas em tempo real pelas câmeras.
O militar acredita que assim que forem instaladas as placas de sinalização na estrada indicando que a cidade é monitorada, os visitantes também demonstrarão mais consciência no trânsito ao circular na cidade. A instalação das placas foi garantida pela prefeitura de Valente e são consideradas essenciais para a prevenção de delitos. A expectativa é que elas sejam colocadas em fevereiro.
“A gente espera que a cada dia as pessoas se eduquem mais, pois com essa vigília constante a segurança na nossa cidade aumenta. Pequenos furtos diminuem e a gente vive melhor”, analisa Lima.
“Eu gostei da ideia. Acho que essa segurança deveria se expandir para todos os bairros e povoados. A violência e os roubos acontecem por lá também”, opina o locutor Daniel Ronaldo Bispo.
“Acho a iniciativa muito importante, pois devido ao fluxo de pessoas no mundo globalizado, as cidades do interior têm de estar preparadas. O fator segurança é imprescindível para uma convivência próspera e harmoniosa”, reforça o bancário Augusto Cezar Rios.
A implantação do sistema por câmeras é uma ação do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Valente (CONSEG), que conta com o apoio de diversas entidades, entre elas o Sicoob Coopere.
As câmeras funcionam 24 horas e as imagens são gravadas. Um funcionário treinado para o serviço foi cedido pela prefeitura para monitorar as imagens, em parceria com os policiais de plantão.
Criado oficialmente em 2010, o CONSEG se empenhou na implantação desse sistema formado por quatro sofisticadas câmeras com visão de 360 graus e um grande alcance, que permite visualizar a 560 metros de distância. Na região sisaleira, além de Valente, Conceição do Coité e Euclides da Cunha possuem sistema semelhante. Telefones úteis da Polícia Militar: 190 ou (75) 8217-7560:FONTE:CALILA NOTICIAS