terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Rui Costa se aproxima de prefeitos de olho na sucessão ao governo em 2014
O conjunto de ações do governo da Bahia na região de Vitória da Conquista foi discutido em reunião entre os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil), Cezar Lisboa (Relações Institucionais) e 13 prefeitos de municípios da região.
A audiência realizada nessa segunda-feira (25/2), no prédio da Governadoria, em Salvador, contou ainda com a participação do deputado federal Waldenor Pereira e do estadual José Raimundo.
Para os observadores da cena política, Costa vai aproveitar o contato cada vez maior com os profeitos para se viabilizar para 2014 Ele iniciou a apresentação pontuando as realizações mais expressivas, a exemplo da Adutora do Algodão, inaugurada ano passado pela presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner.
A segunda etapa desta obra está em processo licitatório e terá cerca de R$ 40 milhões em investimentos. Ainda dentro da área infraestrutura hídrica, Rui Costa disse que os prefeitos devem checar a possibilidade de extensão da rede dos municípios junto à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), porque o governo estadual tem doado tubos para este fim.
O novo aeroporto do município Vitória da Conquista também foi pontuado como importante intervenção para a região. Com previsão orçamentária de R$ 86 milhões, o terminal potencializará, segundo o secretário, a implantação de empresas, ampliando as oportunidades de emprego. “Temos que ter infraestrutura para atrair investimentos. Este aeroporto beneficiará toda a região”, disse.
Os programas do governo federal também entraram na pauta da reunião. O chefe da Casa Civil defendeu a articulação como importante tarefa a ser tomada pelos prefeitos. “Quando fazemos parceria, aceleramos o processo”. Ele citou a ampliação do programa federal Brasil Sem Miséria como exemplo. “Muitas famílias não recebem o recurso do programa porque não estão inseridas no cadastro único. As prefeituras têm um papel importante na localização dessas famílias, permitindo que o benefício chegue a quem precisa”, afirmou Rui.