sábado, 18 de maio de 2013
Bahia anuncia Cristóvão Borges como novo técnico; Anderson Barros também chega
O Bahia anunciou a contratação do técnico Cristóvão Borges para o restante da temporada. O presidente do clube Marcelo Guimarães Filho confirmou a informação em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), no Fazendão. O treinador chega para assumir a vaga de Joel Santana, que deixou o comando do clube na última segunda-feira (13), mas não comandará a equipe na final do Campeonato Baiano, neste domingo (19).
Para a partida decisiva, o auxiliar Chiquinho de Assis acompanhará o time, enquanto Cristóvão apenas observará as peças em campo para fazer um breve estudo sobre o elenco. Inicialmente quem ficaria à beira do gramado seria o preparador físico Eduardo Fontes.
Cristóvão Borges é um velho conhecido da torcida do Bahia. O técnico nasceu em Salvador e começou a carreira de jogador de futebol no próprio Bahia. O treinador marcou história com a camisa tricolor, onde foi bicampeão baiano em 1977 e 1978. Além disso, o treinador também foi auxiliar de Ricardo Gomes no ano de 1999, pelo Vitória.
Se a carreira de Cristóvão é extensa como jogador, a de treinador é recente. O primeiro trabalho comandando uma equipe foi em 2012, quando assumiu o Vasco. Ao todo, o técnico comandou 70 partidas, vencendo 35, empatando 17 e perdendo em 18.
Cristóvão chega para tentar amenizar a crise no Bahia, que foi eliminado precocemente da Copa do Nordeste, além de sofrer três derrotas – com duas goleadas sonoras - para o maior rival, Vitória. Com isso, o rubro-negro praticamente garantiu o título do estadual, já que o Bahia precisa vencer o Leão por 5 a 0 para colocar a mão na taça. Além disso, o Tricolor também foi desclassificado da Copa do Brasil, após não conseguir superar a Luverdense.
Diretor também é anunciado
Além de Cristóvão Borges, o diretor de futebol Anderson Barros, que estava no Botafogo, também chega a Salvador para ocupar a vaga de Paulo Angioni, que deixou o comando do clube após a goleada elástica que o Tricolor sofreu para o Vitória, por 7 a 3. O dirigente deve ser apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (20).
Em meio a tanta crise no Bahia, o gerente de futebol Paulo Angioni, o técnico Joel Santana, o auxiliar técnico Eduardo Barroca, o gerente de futebol André Araújo e o vice-presidente jurídico Ademir Ismerim abandonaram os cargos que ocupavam no clube.FONTE:CORREIO DA BAHIA