Números atualizados apontam 88% dos municípios baianos inadimplentes
Diferente dos números coletados no dia 16 de maio e divulgados nesta quinta-feira (30) em reportagem do jornal A Tarde, a Bahia possui atualmente 88% dos municípios adimplentes, portanto, aptos a receber recursos federais e estaduais por meio de convênio. O jornal traz nesta sexta (31) a atualização dos últimos 15 dias do Cadastro Único de Convênios (Cauc) e informa que o Estado mais que dobrou o número de cidades em situação de adimplência, ao saltar de 24 para 50. Estão na lista Lauro de Freitas, Feira de Santana, Eunápolis e Paulo Afonso, alem de municípios menores como Cravolândia, Caculé e Tanquinho. Entre os 14 fatores que podem levar uma cidade ao Cauc, dez são de caráter administrativo e quatro de caráter financeiro.
Uma mulher foi presa em Itabuna quando tentava vender a filha de dois meses por R$ 2. O caso aconteceu em um posto de gasolina, entre as avenidas Princesa Isabel e Kennedy, no bairro São Caetano, na madrugada desta sexta (30). Conforme informou a Polícia Militar (PM), Luciene Gomes Barbosa, aparentemente transtornada, procurou algumas pessoas no estabelecimento e ofereceu a criança para compra. Com a chegada de equipes da PM e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um dos policias conseguiu retirar a criança do colo da mãe enquanto era amamentada. Ambas foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna para exames e avaliações. Segundo o delegado de plantão da cidade, Jackson Silva, nenhuma queixa foi registrada contra a mulher. "Ela tem problemas mentais e disse que o companheiro a abandonou", contou. Segundo informação do A Tarde, populares informaram aos policiais que ela falava sozinha e conversava também com um cachorro, como se oferecesse a criança ao animal.
Um asteróide cinco vezes maior que um navio transatlântico vai passar, nesta sexta-feira (31), a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos, informou a agência espacial norte-americana (Nasa). O corpo celeste, denominado 1998 QE2, só poderá ser observado por meio de telescópios e radares. Cientistas e pesquisadores norte-americanos usarão aparelhos de alta tecnologia e esperam obter "imagens de alta resolução que podem revelar muita coisa sobre as características do asteróide", disse o astrônomo Lance Benner. Se seguir a trajetória calculada pela Nasa, o 1998 QE2 atingirá, às 21h59 (hora de Lisboa, 1h59 no Brasil), o ponto mais próximo da Terra e só voltará a aproximar-se dentro de cerca de 200 anos. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (30), a Casa Branca informou que seguirá com atenção o trajeto do objeto estelar, uma vez que a administração dos EUA aposta em convencer o Congresso a libertar mais verbas para vigiar os objetos que se aproximam da Terra. "Temos que encontrar os asteróides antes que eles nos encontrem", recomendou o assessor de Política Espacial da Casa Branca, Phil Larson.
Dois integrantes da Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias foram presos, nesta quarta-feira (29), em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Lucio Oliveira Camara Filho, de 52 anos, e Daniel Candeias da Silva, 29, são acusados de ameaçar testemunhas durante a investigação do pastor Marcos Pereira da Silva, líder da igreja, preso desde o início do mês sob suspeita de estupro e ameaças a fiéis. De acordo com agentes da 64ª DP (São João de Meriti), a dupla passou a noite na delegacia e deve ser transferida, nesta quinta-feira (30), para um presídio. Após entrar com pedido de habeas corpus, a defesa do Pastor Marcos apontou falhas na investigação contra o religioso, mas teve a solicitação negada pela Justiça do Rio na última segunda-feira (27). FONTE:BAHIA NOTICIAS