O Partido dos Trabalhadores vislumbrou uma estratégia para blindar os governos petistas. Por decisão do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, a ordem de comando é a convocação dos seus militantes para se infiltrarem e participar das passeatas e manifestações Brasil a fora. É visível a estratégia do comando do partido: impedir que o movimento ganhe uma conotação que vá de encontro a seus líderes, de maneira que não haja prejuízo para a imagem da presidente Dilma e que não dificulte a sua campanha à reeleição, precipitada por Lula, que permanece entocado em São Bernardo, pelo que se presume. O movimento dos jovens é apartidário e, sob este aspecto, ganhou força e até elogios no exterior. A infiltração petista nas manifestações irá maculá-la com as suas bandeiras e palavras de ordem, quebrando a isenção dos jovens que querem, agora, o que o PT não conseguiu dar, pelo contrário, participou, através dos mensaleiros e de outras figuras mais: combater a corrupção. O movimento contra o aumento das passagens dos coletivos urbanos ficou para trás. Os meninos e as meninas, sem bandeiras de partidos, venceram. Querem mais: diminuir a desigualdade social, combate efetivo à inflação, saúde pública e educação compatíveis com as necessidades do País. São essas as novas bandeiras que sustentarão o movimento. O despertar democrático da juventude brasileira, não quer mais apenas futebol, não necessita da intromissão de partidos políticos, seja o PT, o DEM, o PMDB ou PMDB, para não citar um rosário deles. Portanto, o que comando petista pretende, imiscuindo-se nas manifestações, é golpeá-las de modo a não lhe causar prejuízos eleitorais.
OAB-BA participa de manifestação nesta quinta para garantir liberdade no protesto
A Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Bahia (OAB) declarou que estará presente nas manifestações do Movimento Passe Livre, programada para acontecer na tarde desta quinta-feira (20). A concentração acontece às 14h, no Monumento ao Caboclo, no Campo Grande. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, em nota, convocou todos os advogados baianos a participar do protesto vestido de branco. A Ordem afirma que estará presente para garantir o direito à liberdade de manifestação. "A OAB da Bahia não pode estar longe das ruas. Vamos todos marchar por um país mais justo nesta quinta-feira”, afirma o presidente da OAB-BA. Na última segunda-feira (17), Viana encaminhou um ofício ao governador Jaques Wagner, em que afirma que ter a “firme convicção” que o governador “saberá impedir que a violência policial usada em São Paulo e Rio de Janeiro” seja aplicada nos manifestantes baianos. A OAB-BA ainda acompanhou a manifestação que aconteceu na segunda-feira, próxima ao Iguatemi, e constatou que não houve excessos por parte da policia e nem dos manifestantes.
O ex-vice-prefeito da cidade de Aurelino Leal e pastor da Igreja Assembleia de Deus, Giovani Lopes Gagliano, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (20) no município de Santo Antônio de Jesus. Ele estava dentro de seu carro em frente à casa onde morava, no bairro São Benedito. De acordo com a Polícia Militar, cinco tiros foram disparados contra o veículo. A Polícia Civil, que investiga o crime, suspeita que o homicídio tenha motivações políticas, já que a vítima foi acusada de mandar matar o ex-prefeito de Aurelino Leal Gilberto Ramos Andrade, em maio de 2007. Em 2011, Gagliano foi absolvido pelo júri popular. De acordo com o pastor Lindomar, amigo e parente da vítima, o político realizava trabalhos com dependentes químicos em Santo Antônio de Jesus.FONTE:BAHIA NOTICIAS