O Prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), Osni Cardoso(foto)participou de uma Missão Oficial do Brasil a São Tomé e Príncipe, no continente Africano. Atividade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Coordenação-Geral de Cooperação entre Países em Desenvolvimento (CGPD) e a Gerência de África, Ásia e Oceania.
Durante o período que esteve no continente Africano o prefeito Osni palestrou sobre o “Projeto Segunda Água: Novas Tecnologias para a Convivência com o Semiárido”, construído pela equipe do CONSISAL em parceria com a Secretária de Agricultura de Serrinha e com Ministério de Desenvolvimento Social. Um projeto inovador de geração de renda e de alimentos, que só na primeira etapa construirá 1.000 (mil) unidades produtivas nos municípios do CONSISAL, sendo que a primeira experiência será entregue na comunidade Saco do Moura, em Serrinha.
O Projeto Segunda Água prima pela utilização da água de chuva e outras fontes hídricas locais na implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para produtores e produtoras da agricultura familiar, no Território do Sisal, na Bahia.
O principal articulador da equipe composta por Marcos de Jesus Oliveira, Maria Luíza Vieira Rodrigues, Márcia Pompeu e o Prefeito Osni Cardoso, que apresentaram projetos e experiências na aquisição de alimentos para a merenda escolar e toda uma política de segurança alimentar, nutricional e de renda, contribuindo com o “Projeto Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe” - Fase II, é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, a partir da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Fonte:ASCOM SERRINHA