sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Valentenses agora podem receber medicamentos em casa
A população valentense que toma remédio para controlar o diabetes, hipertensão (estabilizadas) e para manter o planejamento familiar, através de contraceptivos já podem receber o medicamento em casa. A novidade foi anunciada pela secretária de Saúde Josenilda Gordiano (Jô). “A prefeitura municipal de Valente aderiu ao Programa Medicamento em Casa (Medcasa), lançado em 2008 pelo Governo do Estado, para beneficiar pacientes de baixa renda”, afirma a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, essa é uma novidade interessante também para as mulheres. “Uma vez inseridas no Programa de Planejamento Familiar do SUS, também podem se cadastrar para receber o contraceptivo [anticoncepcional ou camisinha],em casa”.
A implantação do Programa começou há quatro meses e foi finalizada há cerca de um mês.“Aderir a este programa é dar um passo importante na área da saúde, visto que o paciente não vai ter apenas a comodidade de receber o medicamento em casa, mas, também será estimulado a ir com frequência ao médico, que acompanhará o estágio da doença”, disse o prefeito Ismael Ferreira.
Para ter acesso ao programa, o paciente deve ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF) e fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico que vai decidir pela prescrição do medicamento. Para isso, o paciente ao procurar a USF ou o PSF mais próximo deve estar portando documentos pessoais (RG, CPF, cartão do SUS) e comprovante de residência.
Segundo o farmacêutico responsável pela Atenção Básica, Ricardo Freitas, a cada três meses, o paciente cadastrado no Medcasa passa a receber o medicamento em casa, mas, antes de completar esse período ele deve comparecer à Unidade de Saúde para consultar o médico que avaliará a continuidade do tratamento. A cada remessa, o paciente diabético ou hipertenso recebe medicamentos para três meses de uso contínuo, já as pacientes cadastradas para receber o anticoncepcional, retornarão ao médico a cada seis meses.
Os medicamentos oferecidos pelo Medcasa são:
Hipertensão e Diabetes (período de tratamento: 3meses)
Enalapril (5 e 20mg)
Hidroclorotiazida (25mg)
Metoprolol (25mg)
Anlodipino (5mg)
Losartana (50mg)
Sinvastatina (20mg)
AAS (100mg)
Glibenclamida (5mg)
Metformina (850mg)
Planejamento Familiar (tratamento: 6 meses)
Contraceptivo Oral Combinado (Levonorgestrel 0.15mg + Etinilestradiol 0.03mg).