segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Arcebispo pede ajuda aos fieis para pagar compra de emissora de rádio
Arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, lançou, nessa quinta-feira (5/9), para a imprensa, a campanha Senhor do Bonfim, Conte Comigo. O objetivo é arrecadar fundos para que a Arquidiocese possa honrar com os compromissos assumidos com a compra da Rádio Alvorada, em Cruz das Almas. Na ocasião, Krieger ressaltou a importância da rádio como um meio de evangelização. “A rádio é um púlpito moderno que alcança as pessoas em locais que a igreja não consegue chegar com tanta facilidade”, disse.
A campanha, sob a responsabilidade da Fundação Dom Avelar, entidade presidida pelo arcebispo, arrecadará dois valores de doação. Quem contribuir com R$ 8,00, recebe um broche de lapela da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim. Aqueles que doarem R$ 10,00 recebem um pingente com cordão ou uma fita com broche com a mesma imagem. A campanha será lançada para a comunidade católica da Bahia hoje, na missa das 6h15 da Igreja do Bonfim.
Padre Aderbal Galvão, diretor da Rádio Excelsior da Bahia e da Fundação Dom Avelar, lembrou que a Rádio Alvorada é um pretexto para o sentido mais elevado da campanha. “Não queremos apenas vender broches, nem somente manter uma rádio, mas, acima de tudo, queremos investir na evangelização”, disse.
Ele ressaltou ainda que a Rádio Alvorada já está no ar com uma programação variada. “Assim como a Rádio Excelsior, que foi comprada pela Arquidiocese há 70 anos, a programação da Alvorada não se restringe a orações e à Palavra de Deus. Uma rádio ligada à Igreja vai mais longe; anuncia um mundo mais justo e ensina a agir através do amor de uma maneira difusa, usando programas de entretenimento e informação”, explicou.
Dom Giovanni Crippa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, relatou que a Rádio Alvorada, desde que passou às mãos da Igreja, em abril, vem sendo reconhecida pelos seus serviço religiosos. “Em toda região do Recôncavo, já escuto os católicos dizerem que é ‘a nossa rádio’”. Crippa afirma que a sua experiência com a nova rádio lhe mostrou a importância dela como instrumento de evangelização. “Percebi a força que tem para formar e conscientizar os católicos a terem um papel mais ativo em suas vidas de cristãos e na própria Igreja”, disse.
Dom Murilo Krieger conta que a aquisição da Rádio Alvorada foi quase uma imposição. “Chegou ao meu conhecimento que a rádio estava sendo negociada. Se consumada a venda, nossa Arquidiocese deixaria passar a oportunidade de ter a seu dispor, no Recôncavo Baiano, um poderoso instrumento de evangelização. Sem alternativas, premido pelo tempo, mas contando com a força da história, a fé do povo baiano e a bênção do Senhor do Bonfim, decidi pela compra, mesmo sem dispor dos recursos necessários”, conta.
Quando fala da força da história, Krieger faz referência não só à compra da Rádio Excelsior, há 70 anos, mas também a algumas experiências suas em cidades por onde passou. “Quando era bispo em Ponta Grossa, fiz um trabalho para reaver a rádio local. Em Maringá também não tínhamos rádio, mas eu deixei uma em funcionamento. O mesmo aconteceu em Florianópolis”, conta.