A rodada do último fim de semana deixou o Corinthians com apenas 0,1% de chances de terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros e praticamente acabou com o risco de rebaixamento do São Paulo após o clube ter vivido a maior crise da história em 2013. Agora, o clube do Morumbi tem menos de 0,01% de chance de cair.
Os números são do site Chance de Gol. Neste fim de semana, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Vitória, no Barradão, em Salvador, e é 12º colocado. O São Paulo, 8º, venceu a Portuguesa, no Morumbi, por 2 a 1.
O Corinthians teve início razoavelmente bom de Brasileirão, chegou a brigar pelas primeiras posições, mas sofreu com intensa queda de rendimento. O técnico Tite chegou a viver período de instabilidade e se reuniu com a diretoria para discutir a permanência. Nos últimos meses, os protestos da torcida que há menos de um ano comemorou o título do Mundial de Clubes tornaram-se frequentes.
Além da chance de 0,1% de terminar o campeonato no G4, o Corinthians ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento. O time tem 0,2% de chance de cair, segundo a mesma avaliação.
O São Paulo passou quase dois meses na zona de rebaixamento, passou pelas demissões de Ney Franco e Paulo Autuori e só se recuperou a partir do retorno de Muricy Ramalho. O treinador chegou exatamente após o fim do primeiro turno do Brasileirão e hoje empata com o Cruzeiro com a melhor campanha do returno – além do campeonato nacional, São Paulo e Muricy Ramalho brigam ainda pelo título da Copa Sul-Americana. Dois meses após a última troca de técnico, o São Paulo liquidou o provável inédito rebaixamento á Série B.
Além de ter praticamente garantido a manutenção na Série A para 2014, o São Paulo ainda briga pelo topo da tabela. O site coloca o clube do Morumbi com 4,4% de chance de acabar entre os quatro primeiros. Acima, além de Cruzeiro e Atlético-PR – já quase garantidos –, estão Vitória (5,4%), Goiás (49,2%), Botafogo (75,9%) e Grêmio (70%).
Os favoritos ao rebaixamento, além do Náutico, que decretou o rebaixamento antecipado no último sábado, são Ponte Preta (82,9%), Criciúma (74,8%), Vasco (56,2%), Fluminense (38,8%) e Bahia (33,1%). Os demais têm menos de 7% de chance de disputarem a Série B em 2014.
O Cruzeiro é avaliado com "quase 100%" de chance de conquistar o título. Nenhum outro clube da tabela tem ao menos 0,01% de probabilidade de terminar com a taça.